UM COPO D’ ÁGUA PARA NAVEGAR é tema de exposição, da artista plástica Graça Ramos

Written By Podio Sport on sexta-feira, 29 de abril de 2016 | 19:27


.




“Navegar é preciso...” - Fernando Pessoa
UM COPO D’ ÁGUA PARA NAVEGAR é tema de exposição, da artista plástica Graça Ramos, que será aberta no Gabinete Português de Leitura (Piedade), dia 5 de maio, às 19h. A mostra, que tem a curadoria da produtora Lita Limley, apresenta 30 obras, entre tinta acrílica sobre tela, técnica mista, desenhos e instalações, com memórias retratadas da infância da artista em Feira de Santana, onde brincava de soltar barquinhos de papel nas poças de água, nas bacias de alumínio, em copos d´ água...   
 Conforme destaca a curadora da exposição, Graça Ramos apresenta com sua arte contemporânea o rasgar das velas tecendo os lemes, costurando rendas rebordando o passado, e trazendo no subconsciente do espectador a chegada das naus em nossa terra “Brasilis”. “A artista, irreverente e ousada na sua paleta e em seu processo criativo, demonstra a força do conhecimento técnico de suas pesquisas e o fascínio dadivoso da sua própria existência e modo de ser.  Podemos reconhecer sua trajetória artística, seus próprios caminhos e experiências  em cada obra apresentada nesta exposição que convida o fluidor a navegar em um copo d`água para descobrir seus próprios caminhos...  Naveguemos portanto nesta Nau Contemporânea!”.
 Com visitação até 20 de maio, a proposta da artista é fazer com que o público viaje nos caminhos percorridos desde a sua infância... “A chuva fazia folia em minha alma de artista sem nenhuma consciência... Eu fugia para a rua sem nenhuma reverência ao ritual doméstico da família para celebrar aquelas águas de rio de lama que inundava o chão da minha infância para soltar barquinhos de papel naquelas poças d’água, causas de muitas “surras”.. rsrsrs ... E que, quando não podia, os soltava em bacias, baldes, em copos d’água para navegar nos meus sonhos”, descreve.
 O sonho da artista continua atual, e se concretizou com o convite para expor no Gabinete Português. “Salvador foi e é meu porto seguro, a Praça da Piedade era meu “point”, o Gabinete Português de Leitura era habitual na vida de uma newcomer da intelectualidade que frequentava esta egrégia casa de cultura efervescente, entre cursos, eventos, recitais, exposições... Por isso aceitei a proposta de voltar a navegar em copos d’água e dar vazão a frota de barcos que inundam meu subconsciente e meu fazer artístico desde os mais remotos anos de minha infância, em minha Kalilândia”, finaliza.

Cartaz do evento

Sobre a artista: Graça Ramos nasceu na Princesinha do Sertão (Feira de Santana), em 1948. É filha de Sr. Alfredo e da Professora Maura, sua primeira incentivadora nos mares das Artes. Artista formada em Artes Plásticas pela UFBA, fez mestrado em Arte Educação nos Estados Unidos e doutorado em Belas Artes na Espanha. Participou de inúmeras exposições Coletivas e Individuais em salões nacionais e internacionais. É professora Titular do Departamento de Pintura da Escola de Belas Artes da UFBA. Vem escrevendo diversos artigos científicos e didáticos, em revistas de pesquisa em arte brasileiras inclusive com publicações na Espanha e, além de ter ilustrado muitas obras e escrito críticas sobre trabalhos de artistas visuais renomados no Brasil. Seu nome é citado em Catálogos de Arte como: Catarsis - Concessionário de Arte - Madrid, Espanha; Expo Guia - 1998 - España Fim de Siglo - Museu de Antropologia de Madrid; Expo Catálogo del Arte - Madrid. Tem sua obra publicada em revistas, catálogos e livros de arte no Brasil, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal. Estados Unidos, França e Japão.



SERVIÇO

Exposição UM COPO D’ ÁGUA PARA NAVEGAR
Artista Graça Ramos e curadoria de Lita Limley
Abertura: 5 de maio, às 19h
Visitação: Até 20 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Gabinete Português de Leitura
Praça da Piedade
71 3329 3060  - www.gplsatlvador.com.br


A I / Podio Sport / Redação
 

0 comentários:

Postar um comentário