Fernando Rufino participou do Campeonato Europeu visando Rio 2016

Written By Podio Sport on quarta-feira, 6 de maio de 2015 | 11:52


. 

Brasileiro teve bom resultado no principal evento continental da Paracanoagem Mundial



A primeira participação internacional do Brasil na Paracanoagem este ano veio com o atleta Fernando Rufino de Paulo no Campeonato Europeu de Paracanoagem realizado em Račice, na República Tcheca, nos dias 1 e 2 de maio.  A ida do atleta para o campeonato foi uma participação isolada, visando principalmente a definição de sua classificação funcional no novo sistema utilizado pela Federação Internacional de Canoagem (FIC) e também como forma de preparação técnica visando os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
 
Mesmo que o Campeonato Europeu de Paracanoagem não sirva para pontuação para o time brasileiro, o país participar de um evento deste porte é uma forma de se preparar e de realizar uma análise técnica da equipe como um todo. Leonardo Maiola, supervisor da Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem, revela a experiência positiva da ida até o Circuito Europeu. “Sem dúvida o balanço foi bem positivo. Viemos para realizar a reclassificação do atleta para as futuras competições e ainda saímos com um segundo melhor tempo da prova do KL2 200 metros. É a certeza de que estamos no caminho certo para os próximos eventos”, revela.
O atleta Fernando Rufino, atleta medalhista de prata no Mundial de 2014 em Moscou, conseguiu o tempo de 43.210, ficando apenas atrás do austríaco Markus Swoboda que conquistou a primeira colocação em 42.520. O terceiro colocado da prova de KL2 200 metros ficou para o russo Victor Potanin com uma diferença de dois segundos.
“Desde minha chegada ao CT em São Paulo venho evoluindo constantemente. Nesse ano, que antecede os Jogos Paralímpicos, estou cada vez mais focado em minha evolução. Acredito que o resultado obtido no Europeu nada mais é reflexo do trabalho duro e diário realizado por toda a equipe da Paracanoagem Brasileira”, ressaltou Fernando Rufino “Cowboy” que treina com outros cinco canoístas da Equipe Permanente de Paracanoagem no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), em São Paulo.



Equipe Permanente de Paracanoagem

No começo desde ano foi anunciado os nomes que iriam compor a Equipe Permanente de Paracanoagem para os eventos do ano de 2015. Fernando Rufino é um dos atletas que está presente neste quadro de atletas desde o primeiro ano da Equipe Permanente de Paracanoagem. Além dele, os novos atletas selecionados para compor a Equipe Permanente, que treinará no Centro de Treinamento dentro da Universidade de São Paulo (USP), são Fernando Fernandes de Pádua (KL1 200 metros), Luis Carlos Cardoso da Silva (VL1 200 metros), Silvana Santos Ferreira (KL1 200 metros), Vander Rogério Pereira de Lima (KL3 200 metros) e Alex Sandro Correa Pessoa (KL2 200 metros).
Os integrantes da equipe têm como foco principal no momento as competições que serão a Copa do Mundo e o Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano a ser realizado em junho em São Paulo, na raia da Universidade de São Paulo (USP). O ano de 2015 ainda promete fortes disputas para a Paracanoagem, dentre os desafios está o Campeonato Mundial de Paracanoagem que será realizado em Milão, na Itália, no mês de agosto.


A I / CBCa 
Foto / CBCa / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário