Eliminatórias começam com quatro nomes para Mundiais

Written By Podio Sport on terça-feira, 7 de abril de 2015 | 08:55


.

Troféu Maria Lenk de Natação 2015



Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Maria Lenk 2015 começou com as eliminatórias da primeira etapa na manhã desta segunda-feira, 6/04, na piscina do Fluminense, e a estreia já teve um novo nome para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, e três para o Mundial Júnior de Cingapura, ambos em agosto.

Nicolas Oliveira, do Minas Tênis Clube, foi o primeiro na competição a baixar tempo para o Mundial da Federação Internacional de Natação - FINA. Ele marcou 1m47s93 nos 200m livre e superou a marca 1m47s97 do índice estipulado para a prova. Antes do Maria Lenk, o Brasil tinha atletas aptos para nadar na Rússia em 16 provas. Na mesma prova Felipe Souza, da Unisanta, colocou seu nome na lista para o Mundial Júnior, com 1m50s24, um centésimo melhor do que o índice. Na versão feminina da disputa, Maria Paula Heitmann, outra do Minas, também fez índice para Cingapura, com 2m02s37 (índice de 2m03s44).

- Tentei fazer o índice no Brasileiro passado e não consegui. Quando vi o tempo no placar fiquei duplamente feliz, pois foi índice para o Mundial Junior e pela primeira vez consegui chegar na final A de uma competição adulta. E ainda por cima, meu pai chegou no parque aquático na hora certa da minha prova - disse Maria Paula Heitmann, de 16 anos.

O outro índice para Cingapura veio com Guilherme Basseto, do Pinheiros, nos 100m costas, ao fazer 55s87. O índice exigido era de 56s19.

O Troféu Maria Lenk 2015 também definirá a seleção para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciará as duas seleções após a Clínica Rio 2016, com todos os atletas classificados, na próxima semana, no Sesi/SP. 

Nicolas Oliveira - Minas Tênis - índice para Mundial de Kazan nos 200m livre

Homenagens - O Campeonato Absoluto deste ano rende homenagem aos seus pioneiros. Além de celebrar a nadadora Maria Lenk, que completaria 100 anos em janeiro, a competição também prestigiará outro ícone dos esportes aquáticos, João Havelange, que estará nas finais da tarde de hoje para receber condecoração da CBDA. Havelange integrou a seleção brasileira de natação nos Jogos de Berlim 1936 e de polo aquático nos Jogos de Helsinque 1952, além de ter sido medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1955. Havelange muito impulsionou o desenvolvimento das modalidades aquáticas, auxiliando com recursos a participação de delegações em diversas competições nacionais e internacionais.

O Troféu Maria Lenk acontece até sábado, 11/04, com as eliminatórias a partir das 9h00 e as finais A começando às 17h e finais B às 19h, com exceção do último dia, que terá as eliminatórias iniciando às 8h30, finais B às 16h, aquecimento para as finais A às 16h40 e finais A começando a partir das 17h15. A competição conta com transmissão ao vivo da TV CBDA até quarta-feira, 8/04. A partir da quinta-feira, 9/04, até sábado, 11/04, as finais serão transmitidas pelo Canal Sportv. 


A I / CBDA 
Foto / Satiro Sodré / SSpress / CBDA / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário