Depois do Ouro no Brasileiro de Luta Olímpica, Lutador Baiano Luta o Pan-Americano Neste Domingo

Written By Podio Sport on sexta-feira, 24 de abril de 2015 | 14:18




Filipe Esteves vai brigar pelo pódio no Pan-americano neste Domingo





No dia 14/03 foi realizado no Ginásio do CEFAM no RJ, o Campeonato Brasileiro Sênior de Luta Olímpica 2015, com a participação de 19 Estados da União.

A Bahia como de costume se fez presente com uma equipe de seis atletas ao lado do seu representante técnico o Sr, Alex Santos (Lequinho). Os Guerreiros baianos que lá estiveram, representaram muito bem o estado ao conquistar o quarto lugar por equipe e o ouro pelo estreante Filipe Pinheiro Esteves 61kg.

Para facilitar o entendimento entre nossos Internautas que não estão habituados com esta modalidade de esporte, a Luta Olímpica é uma arte marcial que remota da "Grécia Antiga", hoje dividida em 3 categorias: os estilos Greco-Romana, Livre Feminino e Livre Masculino. Nos EUA é chamada de Wrestling.

    Equipe Baiana no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica 2015 - Em primeiro plano segurando a bandeira da Bahia
    o técnico Alex "Lequinho" Santos em segundo plano da (E) para (D) Eric "Panterinha" de Jesus. Albertonio Gomes,
    Filipe Esteves, Hugo Andrade,  Paulo Cesar Amaral e Antônio  Avena.


Vamos conhecer um pouco desses Guerreiros

Filipe Pinheiro Esteves
Aos 25 anos o Soteropolitano acaba de fazer sua estréia em competições nacionais de Luta Olímpica na categoria Sênior 61kg Estilo Livre e com o que nós chamamos no meio da luta de "Sangue no Olho", partiu para cima de seus adversários eliminando um por um até chegar a final Campeão. Durante a final aconteceu algo surpreendente, sua primeira vez nesta modalidade esportiva, no decorrer da luta desloca o ombro, e diz: "Era a minha estréia nesta modalidade de arte marcial não entendia bem a regra e quando desloquei o ombro, achava que se o juiz tocasse em mim eu seria eliminado. Então ele vinha para ver o meu ombro e eu corria dele e dizia que tava tudo bem... depois eu entendi, pararam a luta e colocaram meu ombro no lugar... o ouro é nosso". Filipe acaba de fazer um estágio com a equipe brasileira de luta olímpica para encarar o Pan-americano da modalidade: "Vou partir com tudo para o Pan, vai ser uma experiência ímpar treinar com a seleção nacional, vou fazer tudo que for possível para chegar ao pódio e poder lutar por uma vaga na seleção, já que nas Olimpíadas não tem a categoria 61kg e a vaga olímpica que é 57kg já tem 02 atletas brigando por ela, serei mais um, a briga vai ser boa, sou baiano e o que não me falta é sangue no olho". Felipe luta o Pan- Americano neste domingo.

Link do video amador da final dos 61kg entre Felipe Esteves - BA X Marcos Oliveira - AL
em CEFAN.
 
https://www.facebook.com/video.php?v=1417814991862356&set=vb.100009016057288&type=2&theater

Filipe Pinheiro Esteves - Campeão na categoria Sênior 61kg estilo livre


Hugo Leal Andrade
Hugo Leal no baiano de Beach Wrestling 2014
Desta equipe de 2015, Hugo é o mais experiente em competições nacionais. Estreou em 2013, recém chegado dos EUA, no estado de Oklahoma na universidade OSU, onde estava treinando e valeram os treinos, chegou a final da júnior 75kg estilo Greco- Romana sagrando-se vice-campeão, garantindo a prata para o estado da Bahia em sua primeira competição nacional. Em 2014 faturou o bronze nos 74kg Estilo Livre Júnior, mantendo-se no pódio em mais uma competição. Este ano, Hugo fez sua estréia na categoria Sênior 74kg Estilo Livre, conquistando uma boa posição na transição de categorias ou seja da Júnior para a Sênior com um quinto lugar ajudando a equipe a pontuar.

 Eric dos Santos " O Panterinha" de Jesus

Eric "Panterinha" de Jesus
Eric 19 anos, é uma das promessas baiana em formação pela  luta olímpica da Bahia. Naturalde Valença e residindo em Salvador, fez sua estréia em competições nacionais em 2014 na categoria júnior 55 kg Estilo Livre sagrando-se Campeão de primeira, sem dúvida uma bela estréia. Este ano de 2015, Eric competiu nas duas categorias ou seja na Júnior e na Sênior. Na Júnior por um erro de comunicação teve que lutar uma categoria acima nos 60kg já que a organização do evento deu a categoria de 55kg a qual ele estava escrito como extinta sem estar. Mesmo assim o garoto fez bonito e repetiu o feito do ano passado chegando a final, ficando com a prata. Já na Sênior, Eric teve um bom resultado ficando em quinto lugar, marcando ponto para a equipe. Futuro gigante este garoto, se continuar neste ritmo nas artes marciais. 


Paulo Cesar Amaral - Antônio  Avena - Albertonio Gomes

Os três atletas tiveram suas estréias nacional neste evento, destaque para o Soteropolitano Paulo César 21 anos 65kg que conseguiu um quinto lugar, com isso somando mais pontos para a Bahia que terminou a competição em quarto lugar mantendo-se no Top 5 Nacional. Os dois outros atletas, Antônio Avena 21 anos 74 kg também Soteropolitano e Albertonio Gomes natural de Cruz das Almas 120kg não conseguiram superar seus adversários com isso não passando para próxima fase. Terão que esperar a próxima competição para melhorarem seus resultados.

Equipe baiana no  Brasileiro de Luta Olímpica 2015

Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica 2015

 A cidade de Lauro de Freitas (BA) irá sediar o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica 2015, que acontece de 11 a 16 de agosto, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ). 


A I / Podio Sport / Redação
Foto1-3-5 /  Facebook / Reprodução
Foto2-4 / Sérgio Guimarães / SGuimarães Comunicação / Divulgação

2 comentários:

ANNITA_RN disse...

Lipe!!! Vc já em um Campeão,,,que Deus abençoe esse guerreiro,,vai lah Brasillll!!!!🇧🇷

Floripa disse...

Parabens Lipe ! vamo q vamo !

Postar um comentário