CIRCUITO BRASILEIRO VÔLEI DE PRAIA: Última etapa da temporada, na Bahia, definirá título masculino

Written By Podio Sport on terça-feira, 24 de março de 2015 | 11:01


.

Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Bruno/Hevaldo (AM/CE) disputam em Salvador o troféu de campeões da temporada 14/15




A temporada 2014/2015 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chega ao fim neste final de semana, com a nona e última etapa e uma acirrada briga pelo título masculino. De sexta-feira (27.03) a domingo (29.03), 32 duplas entram em ação em Salvador (BA), na arena montada na Praia de Patamares, com entrada franca para a torcida e transmissão dos jogos pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pelos canais SporTV.

Se no torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL) já garantiram a conquista da temporada de maneira antecipada, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o troféu no masculino segue indefinido. Bruno e Hevaldo (AM/CE) somam 2320 pontos e estão na liderança, mas precisam descartar o pior resultado da temporada. Com isso, hoje, passariam para 2080 pontos. Já Ricardo e Emanuel (BA/PR), que somam 2280 pontos, já realizaram o descarte, uma vez que a dupla não disputou o Open de São José (SC) e ficou com zero pontos.

Assim, com a vantagem de 200 pontos, Ricardo e Emanuel (BA/PR) precisam se garantir nas quartas de final para confirmarem a conquista. Bruno e Hevaldo (AM/CE), por sua vez, precisam conquistar o título e torcerem por um tropeço precoce da dupla campeã olímpica.

Além disso, outro detalhe está em disputa na etapa de Salvador: a classificação ao Superpraia. A competição criada pela CBV na temporada passada, que entrará em cena no final de abril, encerra o calendário nacional. As oito melhores do ranking em cada naipe disputarão o Superpraia A, enquanto as oito seguintes (do 9º ao 16º) jogarão o Superpraia B, um ingrediente a mais para esquentar essa reta final.

Ao todo, 32 times disputarão a etapa cearense, sendo 16 duplas masculinas e outras 16 femininas. Na sexta-feira são realizados os jogos da primeira fase. Os primeiros colocados de cada um dos quatro grupos avançam antecipadamente às quartas de final. O sábado conta com a repescagem (disputada apenas entre os segundo e terceiros colocados de cada chave), quartas e semifinais. O domingo é reservado para disputa de bronze e finais dos dois naipes.

Estão inscritos no torneio masculino Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Evandro (RJ), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Oscar (SC/RJ), Guto/Allison (RJ/SC), Jô/Ícaro (PB), Léo Gomes/Bernart (RJ), Saymon/Márcio Araújo (MS/CE), André/Marcus Borlini (ES), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Márcio Gaudie/Marcus (RJ) e Lipe/Fábio (CE).

Já no torneio feminino as seguintes duplas se inscreveram para a etapa: Talita/Larissa (AL/PA), Maria Clara/Carolina (RJ), Josi/Elize Maia (SC/ES), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Carolina Horta/Duda (CE/SE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Val/Ângela (RJ/DF), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Fabíola/Thaís (DF/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Rachel/Michelle (RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Rafaela/Carolina (PA/RJ), Andrezza/Naiana (AM/CE), Luciana/Érica Freitas (CE/MG) e Mayana/Sandressa (TO/AL).

Emanuel e Ricardo (dir) disputam o título do torneio masculino

Campeões na Bahia
Nas 17 etapas disputadas na Bahia, três atletas aparecem empatados com mais títulos entre os homens (veja o quadro completo abaixo). A dupla formada pelos já aposentados Franco e Roberto Lopes venceu em 1992, 1998 e 1999. Já o campeão olímpico Ricardo, natural de Salvador, venceu em 2003 e 2006, ao lado de Emanuel, e em 2011, formando parceria com Pedro Cunha. Assim, além de conquistar o título em casa, Ricardo também pode se isolar no número de conquistas na Bahia.

Entre as mulheres, as ex-adversárias e agora parceiras Larissa e Talita lideram o número de conquistas. Larissa venceu em 2007, 2010 e 2012 ao lado de Juliana, e em 2008, ao lado de Vivian. Já Talita conquistou os títulos em 2006, ao lado de Renata, 2009 e 2011, ao lado de Maria Elisa, e em 2014, ao lado de Taiana, na primeira edição do Superpraia.

SERVIÇO - CBBVP OPEN
Data: 27 a 29/03
Horário: Sexta e sábado a partir das 9h, domingo a partir das 9h30 (de Brasília)
Local: Praia de Patamares, Avenida Otávio Mangabeira, altura do número 9311
Entrada gratuita

Hevaldo (esq) e Bruno estão na briga pelo título da temporada

TODOS OS CAMPEÕES NA BAHIA:
1992 - Salvador - Isabel/Jacqueline (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 - Salvador - Rejane/Cristina (BA/RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 - Salvador - Isabel/Roseli (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1995 - Salvador - Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 - Salvador - Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 - Salvador - Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2001 - Salvador - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Murilo/Klepper (PE/PA)
2002 - Feira de Santana - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 - Feira de Santana - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2006 - Salvador -Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 - Salvador - Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2008 - Camaçari - Vivian/Larissa (PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2009 - Salvador - Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 - Salvador - Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2011 - Salvador - Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
2012 - Salvador - Juliana/Larissa (CE/PA) e Bruno/Hevaldo (AM/CE)
2014 - Salvador - Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)**

Arena montada para a etapa de Salvador, na temporada 2014


A I / CBV 
Foto / Paulo Frank / CBV / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário