Embarcações do rali náutico de volta ao mundo já estão na Bahia

Written By Podio Sport on segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015 | 15:49


.

As primeiras embarcações do Rali Náutico Word Arc, considerado como uma das maiores regatas de volta ao mundo, já estão ancorados no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador. O veleiro alemão Chika-lu foi o primeiro a cruzar a Baía de Todos-os-Santos, na última quinta-feira, 05. Depois chegaram outras 15 embarcações, faltando ainda quatro, que devem ancorar até esta segunda-feira (9).

As 20 embarcações de 45 a 61 pés, de 15 países, estão perto de concluírem a meta de circunavegar o mundo. A aventura começou na ilha caribenha de Santa Lúcia, em janeiro de 2014, atravessando o canal do Panamá, Equador, Polinésia Francesa, Austrália, Indonésia, África do Sul e Santa Helena.  Após a passagem pela costa Brasileira, a frota segue para Grenada, no Caribe, antes de terminarem a travessia na ilha de Santa Lúcia, em abril de 2015. Até à Bahia, os veleiros tiveram que concluir a passagem pelo Atlântico Sul, completando uma viagem de 3.600 milhas náuticas.

Embarcações do rali náutico de volta ao mundo já estão na Bahia

A regata torna-se uma boa oportunidade para conhecer os barcos que se aventuram numa volta ao planeta. O pequeno Iago Santos, de 9 anos, ficou deslumbrado com belas embarcações. “Quero viajar neste barco. Tem até cama dentro”, disse Iago, que estava embarcando em uma das lanchas que fazia a travessia Salvador – Mar Grande.

A coordenadora do rali náutico World Arc, a portuguesa Suzana Buraca, explica que a Bahia é um dos destinos preferidos dos tripulantes. "A Bahia tem um significado especial: a cultura, a simpatia do povo e a Baía de Todos-os-Santos. Por essas águas os velejadores terão diversos atrativos, como por exemplo, navegar por Morro de São Paulo, Ilha de Itaparica e Ilhéus", disse.

O rali náutico World Arc tem o apoio da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) e do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. Essa é a 11° regata internacional que, desde 2007, o estado entrou na rota de grandes regatas, o que resultou das políticas desenvolvidas pelo governo estadual para atrair competições náuticas, nacionais e internacionais.


A I / Sudesb
Foto / Sudesb / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário