Allan e Ana vencem em casa e garantem o título brasileiro

Written By Podio Sport on quinta-feira, 13 de novembro de 2014 | 21:11


.

Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2014




Salvador/BA - Com direito a largada dada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, na praia da base Naval de Aratu, em Inema, a prova de 7,5km, que é a penúltima do Campeonato Brasileiro de 2014, foi vencida pelos baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, os dois brasileiros campeões da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação 2014 e candidatos aos títulos de melhores maratonistas aquáticos do mundo este ano. Num 2014 perfeito, mais um título nacional na conta dos dois, independente do resultado da última prova, no próximo sábado, 15/11.

Allan, da Aceb/BA, administrou o percurso e, como em outras ocasiões, passou à liderança no final da disputa. Ele completou em 1h38m07, com o gaúcho Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, muito próximo em segundo (1h38m08). O terceiro foi Fernando Ponte, também do Grêmio Náutico (1h38s11).

Allan do Carmo, Governardor Jaques Wagner e Ana Marcela Cunha

- Este foi um ano 100 por cento. Venci o sul-americano, a Copa do Mundo, o Brasileiro e ganhar a prova em casa é sempre muito bom. Ainda tenho a seletiva para Kazan (Mundial dos Esportes Aquáticos, na Rússia, em 2015), que vai ser no dia sete de dezembro e depois uma pausa breve para voltar com tudo.

Na Copa do Mundo, que terminou em outubro, Allan foi o campeão, mas o Brasil teve outros dois nomes no primeiro pelotão mundial: Diogo Villarinho, do Minas Tênis/BH, quarto colocado, e Samuel de Bona, o sexto no ranking da Copa. Nos 7,5km de Inema, Diogo também foi o quarto.

 Pódio Feminino

Os dois campeões mundiais - Ana e Allan - conseguiram um feito único. Allan com o inédito título masculino para o Brasil, e Ana Marcela, agora tricampeã (2010-2012-2014), com o feito de pela primeira vez, um (a) nadador (a) subir no pódio em todas as etapas do circuito internacional da FINA, todo realizado no percurso olímpico dos 10 mil metros. Ana Marcela, que venceu em Inema com 1h39s06, também comemorou o ano vitorioso.

- Sempre que caio na água, seja em que competição for, é para fazer o meu melhor e tentar vencer. Todo mundo quer ter o gosto da vitória e ganhar aqui é sempre especial. Passo apenas 15 dias dos 365 do ano na Bahia e este é sempre um momento especial. Estou totalmente voltada para estar entre as 10 primeiras do Mundial de Kazan (Mundial dos Esportes Aquáticos de 2015, na Rússia) e garantir minha vaga nos Jogos Olímpicos, mas quem sabe também batendo em primeiro lugar - disse Ana.

A segunda colocada dos 7,5km em Inema foi Betina Lorscheitter (1h41m52), do Grêmio Náutico União, que ficou em terceiro em todas as etapas do circuito brasileiro até o momento. Em terceiro ficou Bruna Primatti (1h46m58), do Sesi/SP. A última etapa do Campeonato Brasileiro acontece sábado, 15/11, com a prova de 5km também na Base Naval de Aratu com largada marcada para as 9h45.

Pódio Masculino

Bahia das maratonas - O governador Jaques Wagner comemorou o fato de estarem na Bahia os dois melhores do ano nas maratonas aquáticas e disse que a vocação do estado para as maratonas aquáticas é algo natural em vista da geografia local.

- A Bahia tem a maior costa do Brasil. São 1180 quilômetros e com uma extensão destas é natural a gente ter uma tradição em maratonas aquáticas, com campeões mundiais e muitos adeptos. Eu acho fundamental a prática do esporte para o corpo e para a alma. A natação é um esporte fantástico, pois dá uma condição física excelente com um impacto muito menor que outras atividades físicas nas articulações. O estado da Bahia é muito grande e o governo tem que incentivar o esporte. A piscina olímpica está saindo finalmente. Tivemos muitos problemas na construção, mas agora tenho certeza que será concluída. Dou os parabéns aos atletas, a federação e a confederação. É muito bom ver o entusiasmo de todos e principalmente dos nossos jovens e também do pessoal mais velho praticando este esporte.

Largada - Governador Jaques Wagner

Resultados anteriores do Brasileiro de Maratonas Aquáticas
1ª etapa - Porto Belo/SC - 5km - 23/02
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Samuel de Bona / 3 - Diogo Villarinho
Feminino - 1 - Ana Marcela / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Mariana Serrano Souza

2ª etapa - São Bernardo/SP - 7,5km - 9/03
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Diogo Villarinho / 3 - Samuel de Bona
Feminino - 1 - Ana Marcela / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Cordeiro

3ª etapa - Angra dos Reis/RJ - 10km - 17/05
Masculino - 1 - Allan do Carmo / 2 - Fernando Pontes / 3 - Luiz Gustavo Barros
Feminino - 1 - Ana Marcella Cunha / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Ferreira

4ª etapa - Brasília/DF - 10km - 21/09
Masculino - 1 - Allan do Carmo, Samuel de Bona e Diogo Villarinho.
Feminino - 1 - Ana Marcella Cunha / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Gabriela Ferreira

5ª etapa - Brasileiro (7,5km) - 13/11 - Inema/BA
Masculino - 1 - Allan do Carmo/ 2- Samuel de Bona/ 3- Fernando Ponte
Feminino - 1 - Ana Marcella Cunha / 2 - Betina Lorscheitter / 3 - Bruna Primatti

Próximas etapas:
6ª e última etapa - Brasileiro (5km) e 5ª etapa Copa do Brasil (5km) - 15/11 - Inema/BA


A I / CBDA 
Foto / Satiro Sodré / SSPress / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário