Brasil domina primeiro dia do Mundial de Rafting R4

Written By Podio Sport on sábado, 11 de outubro de 2014 | 10:51


.

Atletas brasileiros são destaques nas provas de Sprint e Head to Head, ambas realizadas hoje no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR)




Começou oficialmente nesta sexta-feira (10) as disputas do Campeonato Mundial de Rafting R4 2014, em Foz do Iguaçu, Paraná. Participaram deste primeiro dia de competição equipes de 13 países no Youth (Sub-19) e Junior (Sub-23), Masculino e Feminino, nas provas de Sprint e Head to Head, ambas disputadas no Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional.
 
O destaque do dia ficou por conta dos brasileiros, vencedores das provas de Sprint Sub-19, masculino e feminino, e Sub-23 Feminino. No Sub-23 Masculino os vencedores foram os atletas da República Tcheca. No Head to Head o Brasil dominou no masculino levando o primeiro lugar no Sub-19 e Sub-23, além do ouro no Sub-23 Feminino. Já no feminino Sub-19 destaque para a Rússia na primeira colocação.
 
Os países que participam das disputas do Sub-19 e Sub-23 do Mundial de Rafting R4 2014 são: Brasil, Rússia, Austrália, Eslováquia, Indonésia, Japão, Argentina, Nova Zelândia, República Tcheca, Eslovênia, Colômbia, Áustria e Holanda.
 
Esta é a primeira vez que um Mundial R4 é disputado nas categorias Sub-19 e Sub-23. “Anteriormente existia apenas a categoria Junior que era destinada para atletas até 15 anos de idade. Hoje de manhã  entre os jovens os destaques foram os atletas do Brasil, Japão, República Tcheca, Eslovênia e Eslováquia”, informou o norte-americano Joe Willie Jones, presidente da Federação Internacional de Rafting (IRF).
 
No Sprint, primeira prova disputada nesta sexta-feira, os brasileiros dominaram a categoria. No Sub-19 Feminino o Brasil garantiu o primeiro lugar, seguido pela Austrália e Rússia. No Sub-19 Masculino novamente Brasil na primeira colocação, com a prata para a Rússia e o bronze para a Austrália. No Sub-23 Feminino as brasileiras também levaram a melhor, seguidas pelas tchecas e japonesas. Já no Sub-23 Masculino foram os tchecos que garantiram a primeira colocação. Os brasileiros ficaram com a prata e os eslovenos com o bronze.
 
Após o Sprint foram disputadas as provas Head to Head, onde mais uma vez os brasileiros mostram força. No Sub-19 Masculino o ouro ficou com o Brasil, seguido pela Rússia e Argentina; e no Sub-23 deu Brasil, Eslovênia e República Tcheca. No feminino outro bom resultado para o Brasil ao levar o primeiro lugar no Sub-23, com a prata para a República Tcheca e o bronze para o Japão. No Sub-19 Feminino o ouro ficou com a Rússia, seguida pela Austrália e Nova Zelândia.
 


Briga pelo título geral
Depois do término das provas de Sprint e Head to Head as equipes brasileiras mostram força competindo em casa e lideram três das quatro categorias em busca do título de campeão geral 2014. No Sub-19 Masculino o Brasil segue em primeiro com 300 pontos, seguido pela Rússia com 264 e Austrália com 223. No Sub-23 o Brasil lidera com 288 pontos, seguido pela República Tcheca com 258 e Eslovênia com 255. No Sub-19 Feminino o líder é a Rússia com 279 pontos, à frente de Austrália com 264 e Brasil com 244. No Sub-23 Feminino o Brasil lidera com 300 pontos, seguido pela República Tcheca com 264 e Japão com 237.
 
Destaques e expectativa 
Para a supervisora do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rebeca Fernandes, as equipes Brasil Sub-23 Feminino e Argentina Sub-23 Masculino, foram os grandes destaques do dia. “As brasileiras, apesar da pouca experiência, foram muito bem nas provas de hoje. Os argentinos também têm boas chances neste campeonato”. Ainda segundo Fernandes a expectativa é que outras equipes despontem nas provas de Slalom, neste sábado. “Acho que Japão, República Tcheca e Eslováquia vêm fortes nas provas de amanhã”.
 
Para a atleta da equipe brasileira, Fernanda Dias, o primeiro lugar é gratificante, mas também serve de alerta para as próximas fases. “Faz com que a pressão aumente, mas estamos preparadas e nossos técnicos sempre nos ajudam”, ressaltou.
 
Quem também gostou do primeiro dia de competição foi John Maller, técnico da equipe australiana masculina Sub-19. “Estamos bem confiantes, por isso repassamos o caminho a pé, definindo estratégias. Vou refazer outra vez o trajeto ao lado deles e nem me importo se as pessoas enjoarem da minha voz”, afirmou.
 
Neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, acontecem as disputas da prova de Slalom, também realizadas no Canal Itaipu. Domingo acontece a disputa da Descida, prova decisiva e com maior peso na pontuação geral que apontará os campeões mundiais do Sub-19 e Sub-23, masculino e feminino.
 
KIILTU
 
Como são disputadas as provas de Rafting 
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1.000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Sprint valendo 100 pontos e Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descida, com maior peso na pontuação, valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumular a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.
 
Transmissão SPORTV e pela internet 
Durante todos os dias de disputa o evento será transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com). Já durante nos dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de Head to Head e Slalom das categorias Sênior e Máster, o evento será transmitido ao vivo nos canais SPORTV das 11 às 13 horas.
 
Sobre o Evento 
O Campeonato Mundial de Rafting R4 2014 é disputado nas categorias Junior (Sub-23), Youth (Sub-19), Open (Sênior) e Master, com as disputas do Sub-19 e Sub-23 acontecendo entre os dias 10 e 12 de outubro e as categorias Open e Master uma semana depois entre os dias 16 e 19.
 

 
 
A I / CBCa
Foto / CBCa / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário