CAMPEONATO MUNDIAL FEMININO: De virada, Brasil vence Turquia

Written By Podio Sport on domingo, 28 de setembro de 2014 | 01:56


.

Brasileiras superaram as turcas por 3 sets a 2, em Trieste, na Itália e seguem na liderança do grupo B





A seleção brasileira feminina de vôlei segue invicta no Campeonato Mundial. Neste sábado (27.09), de virada, o Brasil superou a Turquia por 3 sets a 2 (17/25, 22/25, 25/19, 25/21 e 15/10), no Palatrieste, em Trieste, na Itália. Foi a quarta vitória do time verde e amarelo em quatro jogos.

O resultado manteve as atuais campeãs olímpicas na liderança do grupo B, com 11 pontos. A Sérvia está na segunda colocação, também com 11, mas com um pior saldo de sets. A Bulgária aparece em terceiro, com seis, a Turquia em quarto, com cinco, o Canadá em quinto, com três, e Camarões em sexto, sem pontos. As quatro melhores equipes do grupo passarão para a próxima fase.

Brasileiras e sérvias, já classificadas para a segunda fase, definirão o primeiro lugar no grupo B, às 15h (horário de Brasília) desse domingo (28.09), com transmissão ao vivo do SporTV.

No duelo contra as turcas, a central Fabiana foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 17 acertos (nove de ataque, sete de bloqueio e um de saque). A ponteira Jaqueline e a oposto Sheilla fizeram 16 pontos cada. A central Thaísa marcou 13 e a campeã olímpica Fernanda Garay, 12. Apesar da derrota, a Turquia teve a maior pontuadora do confronto, a atacante Sonsirma, com 19.

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da vitória contra as turcas e parabenizou as jogadoras que vieram do banco durante o confronto.

Fabiana foi a maior pontuadora entre as brasileiras

"Foi um jogo extremamente difícil e sabíamos que seria assim. O time começou a partida desatento. O jogo da Turquia encaixa com o nosso. Elas têm duas atacantes excelentes, a Gozde e a Neriman. A Seda, oposto, também fez uma boa partida na saída da rede. Hoje, nosso passe não funcionou e levamos cinco pontos de saque. No entanto, a Fabíola, a Tandara e a Gabi entraram muito bem e conseguimos reverter o resultado em algumas situações. Todas as jogadoras que participaram dos jogos têm dado uma grande contribuição e é disso que nós precisamos", analisou José Roberto Guimarães, que também comentou sobre o adversário da partida de amanhã.

"A Sérvia tem um jogo diferente da Turquia. A oposto deles, a Boskovic, está muito bem. Assim como a Mihajlovic que está fazendo um grande campeonato. A outra ponteira, a Molnar, arruma o time no passe. O ponto forte do time, no entanto, é a Rasic pelo meio. É um time que está errando pouco e ainda tem uma grande levantadora que é a Ognjenovic", disse José Roberto Guimarães.

A ponteira Jaqueline elogiou o poder de reação da equipe brasileira que venceu a partida depois de estar perdendo por 2 sets a 0.

"Sabíamos que seria um confronto difícil e conseguimos manter a cabeça no lugar nos momentos mais complicados. A Turquia sabe jogar contra o nosso time. O mais importante foram os dois pontos que vamos levar para a próxima fase. Hoje, sofri um pouco no passe, mas procurei ajudar o grupo nos outros fundamentos como o ataque e o saque. A Camila Brait também me auxiliou muito durante a partida. Estou feliz porque a equipe cresceu em um momento complicado", afirmou Jaqueline.

A oposto Tandara, que entrou em momentos decisivos da partida e teve uma boa participação, chamou a atenção para a união da equipe verde e amarelo.

"As duas últimas partidas contra a Turquia foram decididas no tie-break, por isso sabíamos que hoje seria difícil. Essa vitória foi do grupo. Todo mundo que entrou ajudou e isso é muito importante. Daqui para frente só teremos jogos decisivos", afirmou Tandara.

Jaqueline e Camila Brait durante o jogo

O JOGO

A Turquia começou melhor e fez 8/2. Bem nos ataques e no saque, as turcas foram para a segunda parada técnica com seis de vantagem (16/10). Quando o placar estava 19/12, o treinador José Roberto Guimarães inverteu o cinco e um. Entraram Fabíola e Tandara e saíram Sheilla e Dani Lins. Mesmo com as mudanças, as europeias seguiram melhores e venceram o primeiro set por 25/17.

As turcas seguiram melhores no segundo set e fizeram 5/2. O treinador José Roberto Guimarães trocou as ponteiras. Entrou Gabi e saiu Fê Garay. Com um ponto de bloqueio, as brasileiras encostaram (7/6). Numa boa sequência de saques da ponteira Jaqueline, o time verde e amarelo virou o marcador (10/8). A Turquia voltou a sacar e atacar com eficiência e fez 17/14. O técnico brasileiro pediu tempo. Novamente quando Jaqueline foi para o saque, o Brasil, mais uma vez, passou a liderar o marcador (21/18). Com uma boa sequência de saques da levantadora Naz, a Turquia fez quatro pontos seguidos (22/21). O time turco manteve a vantagem no final da parcial e venceu o segundo set por 25/22.

Tandara teve boa atuação

O Brasil voltou melhor para o terceiro set e fez 5/2. Bem no saque e no bloqueio, o time verde e amarelo abriu oito (12/4). Com um erro da Turquia, as atuais campeãs olímpicas foram para o segundo tempo técnico com nove de vantagem (16/7). As brasileiras seguraram a reação turca no final da parcial e venceram o terceiro set por 25/19.

O quarto set começou equilibrado. A ponteira turca Ozsoy conseguiu dois bons saques e as europeias abriram no placar (7/5). Com dois pontos seguidos de bloqueio, o time verde e amarelo virou o marcador (12/11). O set ficou disputado ponto a ponto. Quando a Turquia fez 19/18, o técnico José Roberto Guimrães pediu tempo e inverteu o cinco e um. Entraram Fabíola e Tandara e saíram Sheilla e Dani Lins. A substituição fez bem ao Brasil que venceu o quarto set por 25/21.

O Brasil fez os dois primeiros pontos do tie-break. O saque turco voltou a funcionar e as europeias abriram três (8/5). O treinador José Roberto Guimarães inverteu o cinco e um. Entraram, mais uma vez, Fabíola e Tandara e saíram Sheilla e Dani Lins. A substituição fez bem às brasileiras que viraram o marcador (10/8). O Brasil segurou a vantagem até o final e venceu o quinto set por 15/10 e o jogo por 3 sets a 2.

Brasil comemora vitória

EQUIPES

BRASIL - Dani Lins, Sheilla, Fê Garay, Jaqueline, Fabiana e Thaísa. Líbero - Camila Brait

Entraram: Natália, Fabíola, Gabi e Tandara

Técnico: José Roberto Guimarães

TURQUIA - Naz, Akman, Seda, Toksoy, Ozsoy e Sonsirma. Líbero - Karadayi

Entraram: Onal, Ismailoglu e Asuman

Técnico: Massimo Barbolini

GALERIA DE FOTOS:

http://italy2014.fivb.org/en/schedule/5634-Brazil-Turkey/match

TABELA - Primeira fase:

23.09 - Brasil 3 x 0 Bulgária (25/19, 25/22 e 25/16)

24.09 - Brasil 3 x 0 Camarões (25/14, 25/15 e 25/18)

25.09 - Brasil 3 x 0 Canada (25/14, 25/8 e 25/18)

27.09 - Brasil 3 x 2 Turquia (17/25, 22/25, 25/19, 25/21 e 15/10)

28.09 - Brasil x Sérvia às 15h (horário de Brasília) - SporTV


A I / CBV
Foto / FIVB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário