Mundial de Handebol de Areia tem início nesta terça-feira (22) em Recife (PE)

Written By Podio Sport on terça-feira, 22 de julho de 2014 | 14:57


.

Serão 24 Seleções, sendo 12 masculinas e 12 femininas, brigando pelo título




Recife (PE) - Nesta terça-feira (22), será dada a largada para o VI Mundial de Handebol de Areia, na grande arena montada na Praia do Pina, em Recife (PE). Serão 24 Seleções, sendo 12 masculinas e 12 femininas, que irão disputar 112 jogos até o domingo (27). O Brasil não será apenas o anfitrião, mas também defenderá o título em ambas as categorias, brigando pelo tetracampeonato entre os homens e pelo tri entre as mulheres. A cerimônia de abertura do evento será às 20h20, mas às 15h começam os jogos do primeiro dia do evento. A entrada para o público é franca e o canal SporTV irá transmitir duas partidas do Brasil por dia.

Melhor atleta do último Mundial, disputado em Omã, a lateral direita Patrícia Scheppa não esconde a alegria de disputar a competição em solo nacional. "É a grande oportunidade para que mais pessoas conheçam o esporte e o sucesso que o Brasil alcançou nele. Acho que será o grande salto para o handebol de areia no País", comentou.

Sobre as chances do time feminino conquistar o tricampeonato Mundial, Scheppa mantém os pés no chão. "Posso dizer que estamos bem preparadas técnica e taticamente. Não gosto de falar em favoritismo porque isso depende de outros fatores", explicou, colocando a Dinamarca, Hungria e Noruega, como as principais concorrentes ao título.

Já o pivô/lateral Gil Pires aposta que o time masculino brasileiro tem tudo para repetir o que está se tornando uma rotina. "Desde 2006 estamos indo para as finais e a nossa expectativa é, jogando em casa, chegar à decisão para brigar pelo título", avisou o jogador, que também atua no handebol de quadra.

Sobre quem poderia atrapalhar a rotina da Seleção Brasileira nos últimos Mundiais, Gil destaca a Austrália e a Rússia como os adversários mais difíceis de serem batidos. 

Gil Pires é um dos principais nomes da Seleção Brasileira Masculina

Estrutura

Os jogos serão disputados em três quadras montadas nos 3500 metros quadrados da Praia do Pina, além de uma auxiliar que será utilizada para aquecimento das Seleções. A principal tem capacidade para 2200 pessoas e abrigará, com todo conforto, os atletas em uma arquibancada exclusiva, assim como espaço destinado às pessoas com dificuldade de locomoção e uma área VIP.

Além da arena principal, que receberá os jogos do Brasil e de onde serão transmitidos as partidas do SporTV, outras duas quadras também serão palcos das partidas do Mundial. Cada uma tem capacidade para 200 torcedores.

Sistema de disputa

O Mundial é composto por dois grupos de seis equipes em cada categoria, que jogam entre si na primeira fase, que é do dia 22 ao dia 24. Os três melhores de cada grupo se cruzam na fase seguinte, nos dias 25 e 26. Os semifinalistas se enfrentam também no sábado (26), a partir das 16h. As finais e disputa pelo terceiro lugar serão no domingo (27), às 13h e 14h.

No masculino, o Brasil está no grupo A, ao lado de Austrália, Dinamarca, Omã, Sérvia e Uruguai. No B, estão Argentina, Croácia, Egito, Espanha, Qatar e Rússia.

No feminino, também no grupo A, as brasileiras terão pela frente as Seleções da Austrália, Itália, Noruega, Taipei e Uruguai. A outra chave é formada por Argentina, Dinamarca, Espanha, Hungria, Tailândia e Ucrânia.

Nas cinco edições anteriores, o Brasil conseguiu dois títulos no feminino e três no masculino. O primeiro Mundial foi disputado em 2004, em El Gouna Beach, no Egito. A Seleção Nacional não avançou às semifinais - o feminino foi sexto e o masculino nono. Contudo, o torneio serviu muito bem de preparação.

Na condição de anfitrião, dois anos depois, os brasileiros e as brasileiras dominaram as areias cariocas e foram campeões. Em 2008, Cádiz, na Espanha, recebeu a competição e o Brasil ficou em segundo lugar no masculino e em terceiro no feminino.

O quarto Mundial foi realizado em Anatalya, na Turquia, dois anos mais tarde. Os rapazes brasileiros voltaram ao topo do pódio. As meninas se mantiveram no terceiro degrau. Em 2012, na cidade de Mascate, em Omã, o País voltou à comemorar um duplo primeiro lugar, assim como havia acontecido no Rio, em 2006.

Em 2014, novamente na condição de anfitrião, desta vez em Recife (PE), o Brasil buscará o tricampeonato com as meninas e o tetra com os meninos, mantendo a hegemonia do handebol de areia.

Brasileiros fizeram festa na chegada

A I / CBHb
Foto / Cinara Piccolo / Photo&Grafia / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário