Sul-americano de Star eleva nível técnico da 41ª Ilhabela Sailing Week

Written By Podio Sport on terça-feira, 13 de maio de 2014 | 20:48


.

Classe garantiu seis medalhas olímpicas ao País e reforça o caráter internacional da principal competição de oceano da América Latina




São Paulo(SP) - Considerada a mais nobre entre os monotipos, a Star dará ‘um toque de classe’ na 41ª Ilhabela Sailing Week entre os dias 19 e 26 de julho, logo depois da Copa do Mundo. A classe que mais rendeu medalhas à vela brasileira em Jogos Olímpicos (seis) terá o Campeonato Sul-americano incluído entre as regatas disputadas na Capital da Vela, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

Em 2013, a classe Star foi convidada pela primeira vez em homenagem aos 40 anos da principal competição de oceano da América Latina. Os tricampeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada venceram, seguidos por Marcelo Fuchs e Ronald Seifert, com Lars Grael e Samuel Gonçalves em terceiro lugar. Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a conquistar medalha olímpica, nos Jogos de México, em 1968, também foi para a raia, reforçando o brilho das regatas de Star. 

F1- Duelo de Star na edição passada

"A presença da classe Star é super importante para a Ilhabela Sailing Week, ainda mais com a disputa do Sul-americano, campeonato avalizado pela ISAF (Federação Internacional de Vela). Reforça a tradição internacional do evento", afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, lembrando que a ORC também finalizará em Ilhabela o Sul-americano da classe, aberto em janeiro em Punta del (URU). Ambos os campeonatos devem atrair tripulações argentinas, chilenas e uruguaias.

Entre os brasileiros, são esperados os medalhistas de Ilhabela em 2013. Uma das atrações é a dupla Lars e Samuel, primeiros brasileiros a vencer a tradicional Bacardi Cup de Star, neste ano em Miami. "A Star é muito técnica e exige muita concentração a bordo, por isso os campeonatos da classe costumam reunir ótimos velejadores na raia, o que eleva ainda mais o nível da disputa", analisa Lars, que terá a oportunidade de buscar o tetracampeonato sul-americano, após os títulos em 2005, 2008 e 2011. 

F2- Robert e Bruno, campeões em 2013

"A Star no Brasil é muito forte por si só, mas a realização de um evento continental mostra que está consolidada a parceria entre a Ilhabela Sailing Week e a classe. Eu adoro velejar de Star e gosto muito de Ilhabela. Será ótimo participar mais uma vez da competição", considera Lars , campeão em 1995 com o veleiro oceânico H3+. Antes de Ilhabela, a dupla correrá o Hemisfério Ocidental da classe nos Estados Unidos e o Mundial no Lago de Garda, na Itália. 

A experiência de Lars inclui duas medalhas olímpicas e serve como um espelho ao proeiro Samuel Gonçalves, que começa a trilhar o mesmo rumo vitorioso. O jovem velejador é ex-aluno do Projeto Grael, organização criada por Lars e seus irmãos com o objetivo de oferecer educação às crianças, adotando a vela como um instrumento de aprendizado e socialização. O currículo internacional de Samuel estende-se às regatas oceânicas, como o título da Cape Town-Rio, em 2010. 

F3- Lars Grael, atração na Star

Inscrições começam nesta quinta-feira (15) - Estão convidadas as seguintes classes: ORC, IRC, S40, Star, HPE25, C30, BRA-RGS A, B, C Cruiser e Veleiros Clássicos. As inscrições são feitas pelo site oficial: www.ilhabelasw.com.br. A 41ª Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil, além de outros apoiadores.

Site no ar - A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site no ar. Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br 


A I / ZDL
Foto1 / Marcos Mendez / YCI / Divulgação
Foto2 / Edu Grigaitis / Balaio / Divulgação
Foto3 / ZDL / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário