Jil Teichmann é campeã nos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

Written By Podio Sport on segunda-feira, 31 de março de 2014 | 18:49


.

Na partida final, derrotou sua amiga de infância Aliona Bolsova por 2 a 1




Porto Alegre (RS), 30 de março de 2014 - Não foi um ace, nem uma paralela perfeita, muito menos um backhand vencedor. O momento mais aplaudido da decisão feminina dos 18 anos no 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, foi o longo e emocionado abraço trocado pelas finalistas junto à rede depois do jogo, neste domingo. Após duas horas e 50 minutos de partida, disputada na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, a suíça Jil Belen Teichmann conquistou o título ao vencer a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov de virada por 3/6, 6/4 e 7/6 (10). O troféu do torneio gaúcho é o primeiro internacional conquistado pela tenista em toda a sua carreira.

 Jil Teichmann jogou com determinação
Já não eram mais as adversárias de quadra chorando uma nos braços da outra, mas as amigas de infância: nascida em Barcelona, Jil Teichmann começou a jogar tênis junto com Aliona Bolsova, natural da Moldávia, que se mudou com os pais para a capital catalã quando tinha apenas dois anos. Desde os nove anos, as duas já viajavam juntas para disputar torneios pela Espanha, e permaneceram melhores amigas até hoje, mesmo um ano depois de Teichmann ter se mudado para a Suíça, terra de seus pais. "Sabemos tudo uma da outra, somos muito grudadas, vai ser uma final emocionante demais", já antecipava Bolsova na véspera da decisão.

"Estou sem palavras, não sei o que se diz após ganhar um título!", emocionou-se a suíça, que saiu dos braços da amiga para os do técnico, Kai Stentenbach. "Agradeço muito a ele por estar sempre comigo, me apoiando, me incentivando."

 Aliona Bolsova conquistou o vice-campeonato

De virada, a vitória de Teichmann foi conquistada com muita paciência e persistência, tanto para encarar longas trocas de bola, quanto para reverter desvantagens em momentos decisivos. Depois de perder o primeiro set ao acertar uma bola na rede e ceder a quebra de serviço para a espanhola em 6/3, a suíça começou o segundo set vencendo no game de saque da adversária já de cara e, no décimo game, não desperdiçou o primeiro set point para fechar em 6/4.

Jil e Aliona se abraçam após o jogo
Na parcial decisiva, Teichmann chegou a sacar para fechar o jogo duas vezes, mas as devoluções incansáveis e as esquerdas certeiras de Bolsova conseguiram segurar a suíça e levar a decisão para o tiebreak. Equilibrado ao limite, o game de desempate teve match points de ambos os lados antes que Teichmann aproveitasse sua quarta chance para vencer a partida em um ace - e comemorar como manda o figurino, deitando-se de costas sobre o saibro.

"Foi uma semana intensa, e esse torneio sempre será especial para mim por ter sido o meu primeiro título, estou muito, muito, muito feliz", comemorou a campeã.

As chaves e outras informações do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.


A I / DGW Comunicação 
Foto / Marcelo Ruschel / POA Pres / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário