Huanchaco Longboard Pro realiza a sua quinta edição semana que vem em Trujillo no Peru

Written By Podio Sport on quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 | 23:11


.

O brasileiro Rodrigo Sphaier defende o título em Huanchaco e lidera as estatísticas da história do evento junto com o peruano Piccolo Clemente que conquistou o título mundial de 2013 na China




O campeão mundial Piccolo Clemente é a grande atração do Huanchaco Longboard Pro, que vai realizar a sua quinta edição nos próximos dias 12 a 14 de fevereiro na Playa El Elio de Huanchaco, em Trujillo, norte do Peru. O peruano mora na cidade e no ano passado conquistou o título máximo do Longboard no Mundial da ASP na China. A decisão foi contra o único bicampeão em Huanchaco, Rodrigo Sphaier, reeditando a primeira final da história da etapa peruana no ASP Longboard Qualifying Series em 2010, vencida pelo brasileiro. A novidade em 2014 é a estreia da categoria feminina no evento que vem decidindo o título sul-americano de Longboard da ASP South America nos últimos anos e classifica os representantes da América do Sul para disputar o título mundial da ASP.

Huanchaco é um lugar especial e foi a quinta praia no mundo selecionada como Reserva Mundial de Surf (World Surfing Reserve) pela "Save The Waves Coalition". A cerimônia aconteceu em outubro do ano passado no Peru e são utilizados vários critérios para entrar nesta lista dos melhores lugares do planeta para surfar, como a qualidade e consistência das ondas, características ambientais únicas, cultura e história do esporte, apoio da comunidade local. Antes de Huanchaco, as únicas praias com o selo de "World Surfing Reserve" eram Malibu Beach e Santa Cruz na Califórnia, Estados Unidos, Ericeira em Portugal e Manly Beach na Austrália. 

F1- Piccolo Clemente
Huanchaco é considerada como o berço do surfe no Peru. Conta-se que cerca de 3.000 anos atrás, pescadores já deslizavam nas ondas com os "Cabalitos de Totora", canoas de junco que até hoje existem e essa tradição é apresentada no evento. No Peru, foi também recentemente aprovada uma lei nacional que visa proteger as ondas para os surfistas e a PROMPERÚ - Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo - quer fazer o país se tornar o "Paraíso dos Surfistas", apoiando a realização do Huanchaco Longboard Pro em Trujillo.

F2- Piccolo Clemente
 DO PERU PARA O MUNDO - O esporte de surfar ondas vem crescendo bastante no Peru pela qualidade excelente das ondas em todo o seu litoral e o apoio governamental na realização de grandes eventos. Huanchaco já vem sendo o palco da decisão do título sul-americano de Longboard da ASP South America nos três últimos anos. O circuito começou em 2009 e o Huanchaco Longboard Pro estreou em 2010 com o brasileiro Rodrigo Sphaier conquistando a primeira vitória na final com o peruano Piccolo Clemente.

Justamente os dois decidiram o último título mundial da ASP na China e Piccolo Clemente faturou o troféu de melhor longboarder do mundo. Competindo nas ondas da Playa El Elio de Huanchaco, eles foram evoluindo ao longo dos anos até chegarem ao topo da modalidade praticada em pranchões como no início do esporte, combinando manobras antigas com as mais modernas vindas das pranchinhas atuais. Os dois encabeçam as estatísticas da história do Huanchaco Longboard Pro, iniciada em 2010. 

F3- Rodrigo Sphaier

MELHORES DA HISTÓRIA - Piccolo Clemente foi finalista nas três primeiras edições, mas todos os recordes de participação no evento são de Rodrigo Sphaier, que no ano passado conquistou sua segunda vitória no Peru. O brasileiro também é o único bicampeão sul-americano da ASP South America e só não passou duas baterias nas ondas de Huanchaco. A primeira derrota foi em 2011 para o próprio Piccolo Clemente nas quartas de final e a outra na semifinal contra o vencedor da etapa em 2012, Jeferson da Silva. 

F4- Rodrigo Sphaier
Rodrigo Sphaier e Piccolo Clemente foram os que mais vestiram a lycra de competição do Huanchaco Longboard Pro, dezoito vezes cada um. Sphaier tem o melhor índice de vitórias em baterias, 83,3%, ganhando quinze contra quatorze do campeão mundial. O brasileiro ainda foi quem mais somou pontos no ranking sul-americano de Longboard em Huanchaco, 9.640 nas quatro etapas, contra 9.210 pontos de Piccolo Clemente. Também se destacam nas estatísticas da história do evento, Jeferson da Silva e o norte-americano Tony Silvagni que venceram 80% das baterias que participaram na Playa El Elio, além de Danilo Rodrigo que disputou quatorze baterias entre 2010 e 2013, só ficando abaixo das dezoito de Sphaier e Piccolo.

DEZ PAÍSES NO PERU - Atletas de outros dez países já visitaram o Peru para competir em Huanchaco e conhecer outras praias com qualidade internacional de ondas do país andino. A maioria é sempre do Brasil e do Peru, mas entre os 94 que competiram nas quatro edições do evento, têm surfistas da Austrália, Estados Unidos, Havaí, França, Inglaterra, Argentina, Chile, Venezuela e Equador. Neste ano, mais um país vai entrar na lista, Portugal, que será representada no Huanchaco Longboard Pro 2014 por Luis Bento e Luis Esteves.

F5- Danilo Rodrigo

Para a estreia da categoria feminina, também vem uma competidora da Europa, a francesa Justine Mauvin, além das campeãs brasileiras Atalanta Batista, Mainá Thompson e Karina Abras. A grande aposta do Peru para tentar o título sul-americano da ASP South America é Karen Mendiguetti, que vem se destacando em alguns eventos amadores de Longboard. O desafio dos melhores longboarders do mundo nas esquerdas geladas da Playa El Elio, tem data marcada, de 12 a 14 de fevereiro em Huanchaco.

A transmissão ao vivo do evento poderá ser acessada pelo www.aspsouthamerica.com e acompanhe as notícias da participação dos surfistas da América do Sul nos circuitos mundiais da ASP também pelo www.facebook.com/aspsouthamerica e pelo www.twitter.com/aspsouthameric1 

F6- Karina Abras

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS DA ASP SOUTH AMERICA:
2013: Rodrigo Sphaier (BRA)
2012: Jeferson da Silva (BRA)
2011: Piccolo Clemente (PER)
2010: Rodrigo Sphaier (BRA)
2009: André Luiz Deca (BRA)

MELHORES DA HISTÓRIA DO HUANCHACO LONGBOARD PRO:

Galeria dos Campeões em Huanchaco:
2013: Rodrigo Sphaier (BRA) derrotou Phil Rajzman (BRA) na final
2012: Jeferson da Silva (BRA) derrotou Piccolo Clemente (PER)
2011: Piccolo Clemente (BRA) derrotou Danilo Rodrigo (BRA)
2010: Rodrigo Sphaier (BRA) derrotou Piccolo Clemente (PER)

Somaram mais pontos no ranking sul-americano da ASP South America em Huanchaco:
1º - Rodrigo Sphaier (BRA) com 9.640 pontos
2º - Piccolo Clemente (PER) com 9.210
3º - Danilo Rodrigo (BRA) com 5.365
4º - Matheus S. Cunha (BRA) com 5.225
5º - Jeferson da Silva (BRA) com 5.095

Disputaram mais baterias na Playa El Elio de Huanchaco:
1º - Rodrigo Sphaier (BRA) - 18 baterias e 15 vitórias
2º - Piccolo Clemente (PER) - 18 baterias e 14 vitórias
3º - Danilo Rodrigo (BRA) - 14 baterias e 6 vitórias
4º - Jaime Viudes (BRA) - 12 baterias e 6 vitórias
5º - Matheus S. Cunha (BRA) - 12 baterias e 5 vitórias

Venceram mais baterias em Huanchaco:
1º - Rodrigo Sphaier (BRA) - 15 das 18 baterias que disputou
2º - Piccolo Clemente (PER) - 14 das 18 que disputou
3º - Jeferson da Silva (BRA) - 8 das 10 que disputou
4º - Marcelo Freitas (BRA) - 7 das 10 que disputou
5º - Rodrigo de Sousa (BRA) - 7 das 11 que disputou

Maiores índices de vitórias em baterias disputadas em Huanchaco:
1º - Rodrigo Sphaier (BRA) - 83,3% com 15 vitórias em 18 baterias
2º - Jeferson da Silva (BRA) - 80,0% com 8 vitórias em 10 baterias
3º - Tony Silvagni (EUA) - 80,0% com 4 vitórias nas 5 baterias disputadas em 2013
4º - Piccolo Clemente (PER) - 77,8% com 14 vitórias em 18 baterias
5º - Adriano Lima (BRA) - 75,0% com 3 vitórias nas 4 baterias disputadas em 2010


------------------------------------------------------------------------------
A I / ASP South America / João Carvalho
Foto1-3-5  / Michel Romero / Peru / Divulgação
Foto2- / Huanchaco 2011 / Divulgação
Foto4 / Huanchaco 2010 / Divulgação
Foto6 / Will H. Smith / ASP / Divulgação
------------------------------------------------------------------------------


0 comentários:

Postar um comentário