Em início do ciclo olímpico, Henrique Avancini defende o título da CIMTB Levorin

Written By Podio Sport on sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 | 15:33


.

Após a consagração em 2013, com a conquista inédita na Superelite, ciclista disputará a Copa Internacional Levorin de MTB, buscando pontos para a campanha nos Jogos Rio-2016




São Paulo (SP) - Um dos principais nomes do Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico) do Brasil, Henrique Avancini definiu seu planejamento rumo aos Jogos Olímpicos Rio-2016. O ciclista de 24 anos, de Petrópolis (RJ) e que ocupa atualmente a melhor posição de um atleta brasileiro no ranking mundial, 15º lugar, vai disputar o maior número possível de competições internacionais para ganhar experiência e somar pontos, porém sem deixar de comparecer às provas no Brasil. A Copa Internacional Levorin de MTB, principal circuito de Moutain Bike da América Latina, está entre suas prioridades, uma vez que o circuito distribuirá 230 pontos para o ranking da UCI neste ano, em três das quatro etapas da temporada.

"Em 2014 teremos Araxá (MG), São João del-Rei (MG) e São Roque (SP) distribuindo pontos da UCI para o Cross Country Olímpico. Iniciei a temporada com 836 pontos. Deste total, 170 pontos vieram da CIMTB Levorin, o que dá uma real noção da importância do peso da Copa para a classificação do País para os Jogos Olímpicos do Rio", destaca Henrique Avancini, da equipe Caloi. A definição dos participantes nas Olimpíadas é feita pelo ranking das confederações. Os países mais bem pontuados garantem participação e, de acordo com as colocações de seus atletas, mais de uma vaga pode ser aberta por nação.

Ciclista lidera pelotão em Sauipe

As duas primeiras etapas, Araxá entre 21 e 23 de março, e São João del-Rei nos dias 17 e 18 de maio, fazem parte dos planos do atleta no primeiro semestre. "Cada temporada tem um desenrolar diferente. Como neste ano terei muitos compromissos no exterior, acabo sendo obrigado a sacrificar algumas provas no Brasil. Vamos ver como as coisas andam passo a passo. Em Araxá, estarei em fase final de preparação para o Campeonato Pan-Americano e vou querer testar as pernas. Espero vencer na terra da Dona Beja. São João del-Rei também será uma etapa onde darei atenção ao XCO. Vou analisar o rendimento após essas duas etapas e conforme os resultados, decidirei se vou defender meu título", avalia Avancini que está na Espanha disputando o Andalucía Bike Race.

A trajetória de Henrique Avancini na CIMTB Levorin mostra o quanto um atleta pode triunfar se tiver determinação e foco. A jovem promessa conquistou os títulos em todas as categorias que participou, desde a Sub-15 até a Superelite. "Completar essa jornada foi algo muito satisfatório. Em 2013, quando venci a Superelite, a sensação de olhar pra trás e lembrar de todo o caminho percorrido foi muito gratificante. A última edição da CIMTB Levorin foi a mais difícil, pois corremos Cross-Country Olímpico, Maratona, Eliminator, Up-Hill e uma prova por etapas. O circuito foi realizado em cinco etapas, de março a outubro. Foi difícil manter a regularidade em todas as variáveis de provas por tanto tempo. A vitória ficou com o ciclista mais completo, que felizmente fui eu".

Em Araxá, os ciclistas da Superelite e Elite Feminina competem no formato XCS Classe 1, ou seja, a prova terá três estágios em dias distintos: Contra-Relógio no primeiro, seguido por Short Track (pista curta) e Cross Country Olímpico, que encerra a competição no domingo (23). Os atletas das demais categorias competirão no tradicional XCO, com treino no sábado e provas no domingo a partir das 8h. São esperados cerca de 1.300 ciclistas entre brasileiros e estrangeiros. Uma semana depois será disputado em Barbacena o Pan-Americano, o que reforça a importância da etapa de abertura da CIMTB Levorin. 

Henrique Avancini no topo do pódio

Confira vídeo da CIMTB Levorin - Clique aqui e assista o vídeo de 1min44 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike com belas imagens da temporada passada.


Mais informações no site http://cimtb.com.br/


A I / ZDL
Foto / Bruno Senna / CIMTB / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário