Campeã da Taça Flotilha da Garoa reforça o Yacht Club de Santo Amaro

Written By Podio Sport on quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 | 21:36


.

Olivia Belda, vencedora da primeira regata para a formação do ranking paulista de Optimist, superou outros 44 velejadores na Represa de Guarapiranga




São Paulo (SP) - O Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) levou 61 velejadores à raia da Represa de Guarapiranga neste final de semana (15 e 16) para a Taça Flotilha da Garoa, disputada por 45 barcos de Optimist e outros oito com as duplas de 420, duas classes da vela destinadas aos jovens atletas. Olivia Belda, de 13 anos, venceu na Optimist, enquanto o irmão dela, Eric (16), em parceria com Rodrigo Dabus (14), ganhou na 420.

Olivia foi uma das cinco meninas inscritas no campeonato e além das quatro adversárias superou outros 40 meninos para ficar com a taça de posse transitória na primeira regata para a formação do ranking paulista da temporada. A velejadora, líder do ranking em 2013, obteve a vitória de despedida do Clube de Campo São Paulo. A partir de agora, passa a integrar o Audi YCSA Sailing Team, defendendo o Yacht Club de Santo Amaro.

Largada da Opitimist

"O YCSA tem mais gente para treinar, o que vai me ajudar a evoluir. A raia, onde disputamos as regatas de Optimist na represa, fica bem em frente ao clube, o que também facilita", justificou Olívia, que também avaliou as razões que a levaram ao topo do pódio. "Costumo ficar muito tranquila nas regatas. Não me preocupo com o resultado porque confio na minha largada e consigo manter a velocidade no contravento". A recém-chegada ao YCSA fez uma campanha ascendente com sexto, quinto, terceiro e primeiro lugares, respectivamente nas quatro regatas disputadas, totalizando 15 pontos perdidos.

O pódio da Optimist foi completado pelo vice-campeão André Fiuza, do Clube de Campo São Paulo (20 pontos) e por Pedro Bomeisel, do YCSA (22 pontos). "Não tivesse largado mal na última regata, poderia ter um resultado ainda melhor. Velejei muito bem no sábado, com o vento bastante rondado. Eu consigo ver bem as rajadas", analisou Pedro, que pretende seguir os passos de Robert Scheidt, principal atleta olímpico do País em todos os tempos e também associado do YCSA. "Quando o Robert está no clube, eu procuro ouvir tudo o que ele fala de vela", considerou o velejador de 13 anos, já com a medalha de bronze no peito.

A classe Optimist ainda contou com velejadores do Clube de Campo Castelo e Yacht Club Paulista, além de jovens atletas do litoral norte representando a Escola de Vela de Ilhabela e o Projeto Ventos e Velas, de São Sebastião. Foram disputadas duas regatas no sábado e outras duas no domingo, com ventos variando de sudoeste a sueste e a velocidade oscilando entre oito e 12 nós (22 km/h). 

Os campeões Eric e Rodrigo (esq.)

Hegemonia na classe 420 - a dupla do Audi YCSA Sailing Team, Eric Belda e Rodrigo Dabus, obteve quatro vitórias em quatro regatas e conquistou o campeonato com apenas quatro pontos perdidos. Antônio Aranha/Stephan Kunath, com 12 e Luis Dotta/Marcelo Peek, com 13, ambas as duplas também do YCSA, completaram o pódio. Eric e Rodrigo venceram em janeiro o Brasileiro de 420 na categoria Júnior, em Búzios e ficaram com o bronze na classificação geral.

"Foi muito difícil estabelecer uma tática para as regatas devido aos ventos tão rondados. O que nos ajuda muito, é a condição de estarmos juntos há dois anos. O entrosamento entre eu e o Rodrigo faz a diferença", enalteceu Eric, timoneiro e responsável pela estratégia. A dupla do YCSA tem como próximo objetivo a Copa da Juventude, em março, em Florianópolis, seletiva para o Mundial da Juventude programado para o mês de julho, em Portugal. 

Premiação no YCSA

Mais informações no site ycsa.com.br


A I / ZDL
Foto / ZDL / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário