![]() |
Lyoto Machida X Randy Couture |
Abaixo, analisamos alguns pontos que podem ser cruciais no desafio.

Inovações
O brasileiro ficou conhecido por remexer o panorama do MMA com estilo de movimentação evasiva e baseado em contragolpes. Considerada morosa por muitos no começo, a tática se credenciou gradativamente após vitórias convincentes contra grandes expoentes do evento e o credenciou como o atleta menos atingido do UFC.
Menos técnico, o padrão de Couture também causou rebuliço anos atrás. Foi um dos pioneiros a usar com eficiência o ground and pound (ataques com o adversário caído), além de usar a grade do octógono como elemento-extra para prensar o oponente e usar o dirty boxing (socos e cotoveladas no clinch).
Machida 9 x 9 Couture
Guerra de objetivos
Lyoto aposta todas as fichas na vitória contra a lenda do Tio Sam para aliviar a verdadeira ‘panela de pressão’ instaurada após a perda precoce do cinturão para Shogun (UFC 113, maio de 2010) e o revés seguinte para Rampage (UFC 123, novembro), que levantou de vez a desconfiança de Dana White sobre o futuro do carateca no Ultimate.
Do outro lado, o veterano lutador 14 anos mais velho que o adversário revelou claramente não ter mais qualquer pretensão de título. Ele se mantém na ativa em alto nível para conhecer os próprios limites e prosseguir com o ‘vício’ de se sentir competitivo, mesmo perto dos 50 anos.
Machida 8 x 7 Couture
Caratê x Wrestling
A colisão de estilos, pouco comum no MMA, traz retrospecto positivo ao brasileiro. Durante a carreira, frente a outros oponentes com habilidades sólidas na modalidade, venceu Tito Ortiz, Rashad Evans e David Heath, além de perder para Quinton Rampage Jackson.
Mesmo sem nunca ter enfrentado atletas com as características de Machida, o estilo mais rudimentar de ‘derrubar, permanecer na meia-guarda e golpear’ de Couture já provou em diversas oportunidades que funciona perfeitamente contra strikers bem treinados.
Machida 9 x 8 Couture
Segredos e revelações
Como ganhou ares excêntricos pela técnica inusitada, Machida guarda o mistério sobre táticas e estratégias ao máximo. É provavelmente o atleta mais estudado do esporte, e revelou que a cada desafio traça três planos diferentes para serem usados de acordo com o andamento do combate.
Couture vai no sentido contrário: já declarou publicamente que não mudará praticamente nada da fórmula. Assim, mais uma vez tentará encurralar o adversário para aplicar golpes e quedas característicos.
Machida 9 x 7 Couture
Vivência
Ambos são atletas experientes, mas a carreira mais extensa de Couture passou por todos os altos e baixos imagináveis, o que proporciona bagagem de sobra para se livrar de qualquer tipo de enrosco no octógono.
Lyoto tinha sequência irrepreensível e invicta há 16 combates até perder por nocaute para Maurício Shogun, no UFC 113. Depois, somou novo revés contra Rampage (UFC 123), pareceu ter sentido a pressão pela perda do título e estava mais perdido taticamente.
Machida 7 x 8 Couture
Saiba as últimas do Yahoo! Esportes no Facebook
A I / Fernando Zanchetta, especial para o Yahoo! Brasil
Foto / AP / Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário