Raio-X: Lyoto Machida x Randy Couture

Written By Podio Sport on sexta-feira, 29 de abril de 2011 | 14:15

Lyoto Machida X  Randy Couture
O brasileiro Lyoto Machida encara o norte-americano Randy Couture em uma das lutas mais esperadas no card principal do UFC 129, no Canadá (a SporTV transmite ao vivo, neste sábado, a partir das 23 horas). Ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg), o carateca baiano/paraense confia na vitória para literalmente salvar o pescoço após duas derrotas consecutivas e também voltar à trilha do título. Integrante do Hall da Fama do Ultimate, Couture, 47 anos, ainda compete entre os melhores por puro idealismo.

Abaixo, analisamos alguns pontos que podem ser cruciais no desafio.

Foto: Yahoo

Inovações
O brasileiro ficou conhecido por remexer o panorama do MMA com estilo de movimentação evasiva e baseado em contragolpes. Considerada morosa por muitos no começo, a tática se credenciou gradativamente após vitórias convincentes contra grandes expoentes do evento e o credenciou como o atleta menos atingido do UFC.

Menos técnico, o padrão de Couture também causou rebuliço anos atrás. Foi um dos pioneiros a usar com eficiência o ground and pound (ataques com o adversário caído), além de usar a grade do octógono como elemento-extra para prensar o oponente e usar o dirty boxing (socos e cotoveladas no clinch).

Machida 9 x 9 Couture

Guerra de objetivos
Lyoto aposta todas as fichas na vitória contra a lenda do Tio Sam para aliviar a verdadeira ‘panela de pressão’ instaurada após a perda precoce do cinturão para Shogun (UFC 113, maio de 2010) e o revés seguinte para Rampage (UFC 123, novembro), que levantou de vez a desconfiança de Dana White sobre o futuro do carateca no Ultimate.

Do outro lado, o veterano lutador 14 anos mais velho que o adversário revelou claramente não ter mais qualquer pretensão de título. Ele se mantém na ativa em alto nível para conhecer os próprios limites e prosseguir com o ‘vício’ de se sentir competitivo, mesmo perto dos 50 anos.

Machida 8 x 7 Couture

Caratê x Wrestling
A colisão de estilos, pouco comum no MMA, traz retrospecto positivo ao brasileiro. Durante a carreira, frente a outros oponentes com habilidades sólidas na modalidade, venceu Tito Ortiz, Rashad Evans e David Heath, além de perder para Quinton Rampage Jackson.

Mesmo sem nunca ter enfrentado atletas com as características de Machida, o estilo mais rudimentar de ‘derrubar, permanecer na meia-guarda e golpear’ de Couture já provou em diversas oportunidades que funciona perfeitamente contra strikers bem treinados.


Machida 9 x 8 Couture

Segredos e revelações
Como ganhou ares excêntricos pela técnica inusitada, Machida guarda o mistério sobre táticas e estratégias ao máximo. É provavelmente o atleta mais estudado do esporte, e revelou que a cada desafio traça três planos diferentes para serem usados de acordo com o andamento do combate.

Couture vai no sentido contrário: já declarou publicamente que não mudará praticamente nada da fórmula. Assim, mais uma vez tentará encurralar o adversário para aplicar golpes e quedas característicos.

Machida 9 x 7 Couture

Vivência
Ambos são atletas experientes, mas a carreira mais extensa de Couture passou por todos os altos e baixos imagináveis, o que proporciona bagagem de sobra para se livrar de qualquer tipo de enrosco no octógono.

Lyoto tinha sequência irrepreensível e invicta há 16 combates até perder por nocaute para Maurício Shogun, no UFC 113. Depois, somou novo revés contra Rampage (UFC 123), pareceu ter sentido a pressão pela perda do título e estava mais perdido taticamente.

Machida 7 x 8 Couture

Saiba as últimas do Yahoo! Esportes no Facebook

A I /  Fernando Zanchetta, especial para o Yahoo! Brasil
Foto / AP / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário