SELEÇÃO ADULTA FEMININA DE BASQUETE FAZ PRIMEIROS TREINOS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Written By Podio Sport on terça-feira, 28 de julho de 2015 | 20:56


.

São Sebastião do Paraíso, MG – A Seleção Brasileira Adulta Feminina já está em São Sebastião do Paraíso (MG) onde está se preparando para a Copa América / Pré-Olímpico em Edmonton, no Canadá, que será realizada entre os dias 9 e 16 de agosto. Concentradas no interior de Minas Gerais, até o dia 4, véspera do embarque para o Canadá, a equipe nacional já realizou os primeiros treinos em dois períodos (10h às 12h e 18h às 20h), na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (Avenida Monsenhor Mancini, nº 755). 

"Acho que foi muito produtivo esse retorno. Está sendo muito importante mais esse período treinando com três meninas novas [Nádia Colhado, Iziane Marques e Izabela Nicoletti], que se mostraram muito interessadas no que fazer. Obviamente estão sentindo o ritmo que está maior, mas estão bastante motivadas para essa semana de preparação. Tecnicamente estamos focados em treinos específicos com grande intensidade. Além da parte de fundamentos na intensidade, pois é quando acontece a maioria dos erros. E, claro, fortalecendo o esquema tático para que as três entendam melhor", explicou o técnico Luiz Augusto Zanon. 

O treinador destacou que sentiu uma postura diferente das jogadoras após o retorno dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando o Brasil terminou na quarta posição. 

"Sempre falo que as jogadoras mudam na maneira que treinam depois de uma competição internacional, no caso pós Jogos Pan-Americanos. Sempre digo que dá para sentir que buscam algo diferente. E esse é o segredo de um jogo de equilíbrio e segurança. Vejo as jogadoras se cobrando e tem que ser assim mesmo. Tem que amadurecer esses sintomas e formar uma equipe com mais consistência", destacou. 

Em São Sebastião do Paraíso, o Brasil realizará dois jogos-treinos contra a Seleção do Chile, nesta quarta-feira (29) e na quinta (30). A equipe chilena já está em São Sebastião do Paraíso. 

"Nosso objetivo com esses jogos-treinos é a espontaneidade e soltura. Amanhã faremos um coletivo diferente com as chilenas, mais apurado, falando e instruindo. Acho que as três jogadoras novas vão sentir mais a carga física, mas espero que o grupo produza mais solto, sem tanto peso e com mais leveza. Estamos buscando isso, grupo. Serão partidas importantes para a avaliação do time e a incorporação de três novas jogadoras ao ritmo do grupo", analisou Zanon.  

Em Edmonton (CAN), antes da estreia, as brasileiras farão novo treino contra a seleção canadense no dia 7 de agosto. Na Copa América / Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá, o Brasil está no Grupo “B” ao lado da Argentina, Equador, Venezuela e Ilhas Virgens. A estreia nacional será contra as argentinas no dia 9 de agosto. No dia 10 a Seleção folga. Na sequência da competição as brasileiras enfrentam Equador (11), Ilhas Virgens (12) e Venezuela (13). No Grupo “A” ficaram Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico e República Dominicana. 

Na última edição do Torneio Pré-Olímpico das Américas, disputado na cidade colombiana de Neiva, em 2011, o Brasil conquistou a vaga para a Olimpíada de Londres (2012) ao vencer na final a Argentina por 74 a 33. 

A Seleção Brasileira Adulta Feminina já está em São Sebastião do Paraíso (MG) onde está se preparando para a
 Copa América / Pré-Olímpico em Edmonton

Forma de Disputa 

De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentam dentro de cada grupo e somente as duas melhores de cada chave se classificam para as semifinais. O primeiro do Grupo “A” enfrenta o segundo do “B” e vice-versa. Os vencedores disputam a final. A Copa América / Pré-Olímpico garante à seleção campeã a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. De 2º ao 4º lugares estão classificados para o Pré-Olímpico Mundial, que será realizado de 13 a 19 de junho de 2016, ainda sem local definido pela FIBA.  

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
 

Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Gilmara Justino – Pivô – 34 anos – 1,83m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP) – BA
Izabela Nicoletti Leite - Armadora - 15 anos - 1,80m - Score Academy/Carolina Waves (EUA) - SP
Izabella Frederico Sangalli – Ala – 20 anos – 1,78m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Iziane Castro Marques - Ala - 33 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (MA) - MA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 29 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – São José Desportivo (SP) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 35 anos – 1,93m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Nádia Gomes Colhado - Pivô - 26 anos - 1,94m - Atlanta Dream (EUA) - PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 24 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 23 anos – 1,72m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
 

Média de idade: 26 anos
Média de idade: 1,80m
 

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes De Valentin
Assistentes Administrativos: Paulo Henrique Mardegan e Ícaro de Abreu Zantut Ferrarini
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistentes Técnicos: Cristiano Cedra e Júlio Cesar Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisiologista/Auxiliar Preparação Física: Rafael Júlio de Freitas Guina Fachina
Médico: Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Tatiana Abruceze Dos Santos Cardoso
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto


A I / CBB
Foto / CBB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário