Robert Scheidt é prata no Pan de Toronto

Written By Podio Sport on domingo, 19 de julho de 2015 | 00:32


.

Maior atleta olímpico brasileiro ficou com o quinto lugar na medal race, muito acirrada no Lago Ontário, neste sábado (18)



São Paulo (SP) - Superação e aprendizagem. Esse foi o balanço do Pan de Toronto/2015 feito pelo vice-campeão Robert Scheidt. O velejador conquistou a medalha de prata, neste sábado (18), ao terminar em quinto lugar na medal race, no Lago Ontário. A medalha soma-se a outros três ouros e uma prata totalizando cinco pódios em cinco Jogos Pan-Americanos, aproveitamento de 100%. O ouro ficou com o guatemalteco Juan Maegli e o canadense Lee Parkhill completou o pódio, com o bronze.

"Foi uma honra representar o Brasil, trazer mais uma medalha. Assimilei algumas lições para aprimorar. O Pan foi um momento difícil para mim, pois acabei de disputar o Mundial de Laser de Kingston, também no Canadá, muito duro fisicamente. Não consegui chegar a Toronto no meu auge físico, programei isso para o Mundial. Por outro lado, não tenho nenhuma grande lesão, o que é importante", disse o velejador paulista. "Tenho que tomar mais cuidado para programar meus treinamentos e atingir alguns picos durante a temporada. Aos 42 anos, não consigo mais estar no auge durante toda a temporada toda."

A estreia no Pan, foi difícil. Além dos ventos muito fracos e rondados, o velejador teve um duelo particular com o guatemalteco Juan Maegli, que impôs sua desclassificação em uma regata na segunda-feira (13). Mas o brasileiro reagiu já a partir de quarta-feira (15), velejando sempre entre os cinco primeiros colocados, com três vitórias na competição.

"Tinha dois sétimos lugares e uma desclassificação, algo que atrapalha, pois foram seis pontos que perdi. Aos poucos, fui me soltando, sendo mais agressivo nas largadas e velejando mais em cima dos adversários. Ainda tive uma chance de ganhar o ouro, mas escapou. O guatemalteco foi bem, é um especialista em vento fraco", conformou-se Scheidt. 

Robert Scheidt, medalha de prata em Toronto


Disputa acirrada na medal race - O sábado (18) foi de muito sol e ventos entre 8 e 11 nós (15 a 20 km/h), condições que possibilitaram uma medal race emocionante. O argentino Julio Alsogaray largou na liderança. Velejando do lado esquerdo do vento, Scheidt travava uma disputa com o canadense Lee Parkhill, terceiro colocado com apenas 4 pontos de desvantagem para o brasileiro, e o americano Charlie Buckingham, quarto na classificação geral.

"Era um regata bem aberta, porque os quatro primeiros poderiam estar em qualquer colocação final. A disputa não podia ficar só entre o guatemalteco e eu, já que o canadense e o americano poderiam me ultrapassar. Optei por largar mais por cima da flotilha, achei que a raia era muito curta. Mas o vento entrou um pouco mais pela esquerda, facilitando para o guatemalteco e dificultando para mim", conta Scheidt. "Mesmo assim, no primeiro vento em popa eu me aproximei muito, foi minha grande oportunidade de passá-lo, mas ele conseguiu ficar na frente, defendeu bem a situação. Ainda assim, consegui me desvencilhar do Buckingham e do Parkhill, que vinham muito bem no início da prova."

Na reta final, a disputa ficou entre Julio Alsogaray, vencedor da medal race, o peruano Stafano Peschiera, segundo lugar na disputa, e Maegli, que assegurou a medalha de ouro com o terceiro lugar. O próximo compromisso de Robert Scheidt será o Aquece Rio International Regatta, evento-teste para as Olimpíadas, a partir de 12 de agosto na raia olímpica da Baía de Guanabara. 

Quinto lugar na medal race

Classificação final:

1. Juan Maegli (GUA) - 39 pontos perdidos ([17]+2+4+2+2+2+1+5+3+5+2+5+6)
2. Robert Scheidt (BRA) - 47 pp (7+[17]+7+3+3+1+5+2+4+1+3+1+10)
3. Lee Parkhill (CAN) - 53 pp (6+1+1+[17]+1+3+2+8+5+8+4+2+12)
4. Charlie Buckingham (USA) - 57 pp (1+[17]+2+1+6+14+4+1+2+2+6+4+14)
5. Chris Thompson (ISV) - 66 pp (5+3+5+[12]+4+6+3+9+1+3+7+6+8)


Mais informações em www.robertscheidt.com.br


A I / ZDL
Foto / Bruno Miani / inovafoto / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário