Nado Sincro estreia nesta quinta-feira

Written By Podio Sport on quarta-feira, 8 de julho de 2015 | 19:59


.

Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015




Toronto/CAN - O nado sincronizado brasileiro faz sua estreia nos Jogos Pan-Americanos, nesta 5ª feira, 9/07, com as rotinas (coreografias) técnicas de dueto e equipe, às 13h e 19h, de Brasília, respectivamente. A modalidade busca não só permanecer no pódio - o que vem conseguindo desde o Pan de Winnipeg/1999, com o bronze em dueto e/ou equipe - como subir pelo menos um degrau no pódio. As provas acontecem no 'The CIBC Pan Am / Parapan Am Aquatics Centre and Field House', mesmo local das provas de natação e saltos ornamentais do Pan de Toronto.

No treino desta 4ª feira (08/7), Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci treinaram mais a rotina técnica a ser apresentada na estreia, com o tema Capoeira. A rotina livre será lançada aqui em Toronto. O mesmo procedimento acontecerá na prova de equipe.

- A ideia da rotina técnica ter como tema a capoeira foi em conjunto mesmo. Nossa técnica canadense, a Julie Sauvé, queria algo com elemento brasileiro e a outra treinadora, a Maura Xavier, já praticou o esporte, juntamos as ideias - disse Luisa. Duda Miccuci completou o raciocínio admitindo "que como os próximos Jogos Olímpicos serão no Rio de Janeiro, queríamos um tema bem nacional para chamar o público; e que nos fizesse divulgar a cultura brasileira pelo mundo com algo forte a ser levado nas competições que fazemos no exterior."

Com a chegada de Maria Clara Coutinho no lugar de Pamela Nogueira, houve mudanças em quem formará o time brasileiro em cada rotina. O Brasil tem nove nadadoras inscritas e somente oito poderão participar da prova de Equipe. Maria Clara, a caçula do grupo, com apenas 16 anos, competirá primeiro, na rotina técnica, cujo tema é "Motocicleta (um rock)". Quem ficará de folga será Sabrine Lowe, que entra no time da rotina livre, na vaga de Maria Clara. Antes, Pamela competiria nas duas rotinas e a alternância ficaria com a mesma Sabine e com uma das meninas do dueto, Duda Miccuci.

- Foi uma supresa muito grande a minha convocação e lamento muito pela Pamela. Espero que sua recuperação seja rápida para ela integrar logo a seleção brasileira. Mas estou pronto, já treinava com o grupo desde sempre, e estou pronto para buscar a medalha e fazer o meu melhor. Me preparei muito pra isto, estamos treinando juntos há muito tempo, somos unidas, e embora tenha aquele "friozinho na barriga" estou tranquila - disse Maria Clara, que por fazer parte de um clã do nado sincronizado (filha e neta de ex-atletas da modalidade) adquiriu muitos ensinamentos. Mas ao mesmo tempo tem a responsabilidade de representar bem à família.

Equipe brasileira de nado sincronizado

Outra estreante brasileira no Pan é Sabrine Lowe.

- Nos preparamos bem para a competição e estou bem tranquila. Este clima de Pan, Vila, vendo todas as delegações juntas, de várias modalidades e países, nos faz sentir realizadas. Mas estamos focadas é em trazer medalhas para o Brasil. Andamos sempre juntas e sabemos o que viemos fazer aqui. Não tem esta de distração.

A mais experiente da equipe é a "capitã" Lara Teixeira, a mais velha do grupo. Ela está otimista com o seu grupo, "viemos forte fisicamente, passamos inteiras a rotina que apresentaremos na competição com facilidade". Lara acha positiva não ter utilizado em competições as rotinas livres que serão usadas em Toronto.

- Ninguém viu as nossas coreografias livres, nenhum país. Vamos lançar aqui tanta a do dueto como a de equipe e vai ser uma surpresa. São temas bem fortes. O dueto apresentará a Amazônia, com vários bichos no meio, enquanto a equipe traz um tema bem brasileiro, o Carnaval, de um jeito que os gringos vão curtir muito. Vai ser uma surpresa com vários elementos bonitos e de efeito e se tudo der certo vão causar um impacto positivo. 

Duda e Luisa - dueto brasileiro

O Nado Sincronizado brasileiro nos Jogos Pan-Americanos
1963 - bronze por equipes
1999 - bronze no dueto (gêmeas Carolina e Isabela de Moraes)
2003 - bronze no dueto (gêmeas Carolina e Isabela de Moraes) e por equipes
2007 - bronze no dueto (Lara Teixeira e Caroline Hildebrandt) e por equipes
2011 - bronze no dueto (Lara Teixeira e Nayara Figueira) e por equipes


Programação do nado sincronizado - Hora local ( Hora de Brasília)
Dia 9/07 - 5ª feira
12h (13h) - Dueto Técnico (Luisa Borges & Duda Miccuci) - tema: Capoeira
18h (19h) - Equipe Técnica - tema: Motocicleta (rock)

Dia 11/07 - sábado
11h (12h) - Dueto Livre (Luisa Borges & Duda Miccuci) - tema: Amazônia
15h (16h) - Equipe Livre - tema: Carnaval


A I / CBDA
Foto /  Satiro Sodré / SSPress / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário