Fabiana, Ronald e Luiz Alberto: três medalhas para o atletismo nos Jogos Pan-Americanos

Written By Podio Sport on sexta-feira, 24 de julho de 2015 | 01:41


.

Com duas pratas e um bronze, atletas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA garantem pódios para o Brasil na pista da York University, em Toronto




São Caetano do Sul - Fabiana Murer igualou sua melhor marca na temporada (4,80 m) e conquistou a prata no salto com vara, terceira medalha da carreira em Jogos Pan-Americanos, nesta quinta-feira (23/7/2015), no estádio da York University, em Toronto, em um dia de festa para o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Além de Fabiana, Ronald Julião também foi vice-campeão pan-americano, no lançamento do disco (com 64,65 m), e Luiz Alberto Cardoso de Araújo conquistou o bronze (8.179 pontos), com índice para o Mundial de Pequim, em agosto, e para a Olimpíada do Rio, em 2016.

Fabiana, ouro no Rio/2007 e prata em Guadalajara/2011, estava preparada para uma prova muito forte e disputada. E, conforme o previsto, o pódio foi formado pelas principais atletas da competição. Fabiana brigou até o fim com a cubana Yarisley Silva, que saltou 4,85 m, conquistou o ouro e se tornou líder do ranking mundial. A americana Jennifer Suhr, campeã olímpica em Londres/2012, foi bronze com 4,60 m. "Foi uma prévia do Mundial", disse Fabiana, sobre o torneio que será realizado em Pequim, na China, de 22 a 30 de agosto.

Fabiana e Yarisley disputaram a prova salto a salto. As duas passaram pelo sarrafo a 4,50 m, 4,60 m e 4,70 m na primeira tentativa. Com a marca a 4,75 m, a cubana passou na segunda chance. Fabiana, que já havia errado dois saltos, foi ousada: em sua última chance, pediu para que o sarrafo fosse a 4,80 m. A estratégia mostrou a confiança da brasileira, que superou a marca e continuou na prova. Yarisley também saltou os 4,80 m, e a decisão foi para 4,85 m. Fabiana fez boas tentativas, mas não superou o sarrafo. A cubana, raspando, passou na última chance.

"Foi uma prova muito forte, como eu já tinha falado. Eu acreditava mesmo que teria que saltar 4,85 m para ganhar a prova e foi isso o que aconteceu. Quando eu saltei 4,75 m, errei duas vezes e ela passou, então não adiantava eu passar, porque continuaria em segundo. Fui para 4,80 m."

Sobre mudar a altura do sarrafo na última chance que tinha para saltar, Fabiana disse que essa é uma questão estratégica. "Ao longo dos anos, fui ganhando experiência. Naquele momento da competição era melhor poupar energia, porque eu já estava começando a me sentir um pouco cansada, e acabou dando certo. Eu sabia que tinha condições de saltar 4,80 m."

Fabiana Murer salto 4,80 m e fica com a prata em forte disputa

Comemoração: bandeira para Ronald e corridinha para Luiz

Ronald Julião conquistou a medalha de prata no lançamento do disco com 64,65 m, sua melhor marca na temporada, superando os 61,90 m que tinha desde abril. O atleta, que havia conquistado o bronze em Guadalajara, há quatro anos, vibrou muito com o resultado, já que nas duas últimas temporadas sofreu com lesões.

Assim que terminou a prova, vencida pelo jamaicano Fedrick Dacres (64,80 m), Ronald pegou a bandeira brasileira e deu duas voltas na pista. O americano Russ Winger foi bronze, com 62,64 m. "Até o último lançamento eu acreditei", disse Ronald, lembrando das dificuldades dos últimos dois anos. "Você fica com aquele pé atrás, voltando de lesão, não sabe se vai ser como antes. Até o final eu acreditei, com a ajuda da minha família, da minha equipe, patrocinadores que sempre estão incentivando e não deixam a gente cair, isso é o mais importante. Estou feliz, foi uma temporada de superação incrível e ganhar uma medalha não é fácil. Vieram todos os melhores, então eu sou um dos melhores."

Ronald, feliz demais: prata no disco, com 64,65 m

Luiz Alberto teve uma participação perfeita em Toronto. O decatleta fez 8.179 pontos, sua melhor marca no ano, conquistou a medalha de bronze e ainda superou o índice para o Mundial de Pequim (8.075) e para os Jogos Olímpicos do Rio (8.100). O campeão foi o canadense Damian Warner (8.659), seguido por Kurt Felix, de Granada, com 8.269 pontos.

Essa foi a segunda vez que Luiz Alberto disputou os Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara/2011, o decatleta conseguiu disputar apenas a primeira prova, os 100 metros, e precisou abandonar a competição por causa de fortes dores nas costas. "A sensação é de dever cumprido. Eu vim com uma missão e consegui realizar. Estou me sentindo muito bem, e vou até dar uma corridinha para soltar (a musculatura)", disse o atleta, ainda disposto a correr depois de dez provas em dois dias.

Luiz Alberto, bronze, índice para o Mundial e olímpico no decatlo

Veja a tabela de competições do atletismo no Pan de Toronto


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrapé de Jornalismo
Foto / Jonne Roriz / Exemplus / COB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário