CIRCUITO MUNDIAL: Ágatha/Bárbara são campeãs e Brasil domina pódio também com prata e bronze nos EUA

Written By Podio Sport on segunda-feira, 22 de junho de 2015 | 12:53


.

Juliana e Maria Elisa (CE/PE) foram superadas na decisão; Fernanda Berti e Taiana conquista a medalha de prata em pódio 100% verde e amarelo





O vôlei de praia brasileiro dominou o torneio feminino do Grand Slam de São Petersburgo, nos Estados Unidos. Na tarde deste domingo (21/06), em uma final verde e amarela, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) levaram a melhor sobre Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por 2 sets a 0 (23/21 e 21/19), em 1h01, e conquistaram o título da etapa. De quebra, Fernanda Berti e Taiana venceram as alemãs Karla Borger/Britta Buthe por 2 sets a 1 (17/21, 21/19, 17/15), em 1h12, e completaram a festa brasileira em solo norte-americano.

Foi a primeira conquista da dupla em Grand Slams de Ágatha e Bárbara Seixas, e o segundo encontro consecutivo entre os times em finais pelo Circuito Mundial 2015. Na última semana, no Major Series de Stavanger, Juliana e Maria Elisa tinham ficado com o ouro. Desta vez, as atuais campeãs do SuperPraia conseguiram a revanche.

"Não tem muito o que comparar daquela final na Noruega para hoje. Os times são acostumados a se enfrentar no circuito brasileiro, se conhecem muito bem. Mas sempre que sofremos uma derrota a gente reflete mais sofre o que precisamos melhorar, e nesse jogo entramos com muito mais atitude. Foi muito difícil chegar até a final e a gente sabia que tinha que ir com tudo pra cima delas. O diferencial foi termos a cabeça no lugar e muita atitude˜, analisou Bárbara Seixas após o título.

Com o resultado, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) assumem a liderança da corrida olímpica brasileira, com 2360 pontos. Juliana e Maria Elisa (CE/PE) aparecem na segunda colocação, com 2120 pontos. Larissa e Talita (PA/AL) estão em terceiro, com 1960. De quebra, Ágatha e Bárbara também lideram o Circuito Mundial 2015, com 2860 pontos.

Entre os homens, a liderança da corrida olímpica se manteve com Pedro Solberg e Evandro, com 2360 pontos, seguidos por Ricardo e Emanuel, com 1800, e Alison/Bruno Schmidt, que somam 1520 pontos.

A dupla campeã de São Petersburgo soma 800 pontos no ranking do circuito mundial e leva para casa a premiação de 57 mil dólares. Juliana e Maria Elisa somam 720 pontos e recebem 43 mil dólares, enquanto Fernanda Berti/Taiana ganha 640 pontos e 32 mil dólares.

No segundo encontro em menos de 10 dias entre as parcerias, Ágatha e Bárbara Seixas e Juliana e Maria Elisa entraram em quadra com objetivos distintos. Enquanto Juliana e Maria buscavam o segundo título em sequência, após vencerem o Major Series de Stavanger, na Noruega, a paranaense e a carioca estavam em busca da revanche e, claro, o título da competição norte-americana .

Até o tempo colaborou para o confronto brasileiro. Nos dias anteriores, o evento chegou a ser paralisado três vezes por conta de raios, mas neste domingo o céu se apresentou sem nuvens. Sob uma temperatura de 34º, Ágatha e Bárbara Seixas imprimiram um ritmo muito forte no início do jogo e saíram em vantagem, abrindo 8/5.

Juliana e Maria Elisa devolveram as quebras de serviço e empataram em 10/10. Ágatha e Bárbara voltaram a acelerar o jogo e passaram novamente à dianteira, com 17/15, e chegaram a dois set points, mas as compatriotas salvaram ambos. No terceiro, após bela troca de bolas, Ágatha contou com o auxílio da fita para fechar a parcial em 23/21.

No bloqueio, Juliana deu mostras que a dupla estava disposta a reverter o revés no set anterior. Mas a resposta foi quase que imediata do outro lado da rede, com Ágatha e Bárbara anotando pontos seguidos e virando o jogo para 4/1. Mesmo em meio as investidas de Juliana e Maria Elisa, as vencedoras do SuperPraia 2015 se mantinham ligadas. Em um ace de Bárbara Seixas, o time abriu 14/12.

Só que as atuais campeãs do circuito mundial não desistiam do jogo e reverteram a desvantagem com um saque preciso de Maria Elisa (17/16). As duplas seguiram alternando bons momentos até que brilhou a estrela de Bárbara Seixas. Em dois aces, a atleta fechou o set em 21/19 e o jogo em 2 sets a 1, para garantir a primeira conquista de Grand Slam da dupla.

Para Ágatha a conquista também representa um presente de aniversário antecipado, já que amanhã a atleta completa 32 anos. "Um título de Grand Slam tem um sabor especial, maravilhoso. A gente faz dupla desde 2011, e começamos a jogar o Mundial desde 2012. Então são alguns anos jogando o circuito, principalmente de 2014 para cá, e faltava essa conquista. Para nós é uma felicidade imensa, vencer um campeonato contra os melhores times do mundo", celebrou a paranaense Ágatha.

Pódio brasileiro nos Estados Unidos

Bronze dourado
Na disputa pelo terceiro lugar, Taiana e Fernanda Berti encararam as alemãs Karla Borger e Brita Büthe e largaram em desvantagem de 21/17 no primeiro set. Apesar do alto desgaste por fazer a oitava partida na competição, as atletas não se abateram e Taiana, do alto de seus 1,75m, subiu a rede para bloquear e anotar 11/10 na segunda etapa.

O jogo seguiu com rallys que levantaram o público até que cearense fechou a parcial em 21/19, forçando o tie-break. Na base da vontade Taiana e Fê Berti abriram 9/3 na etapa final, mas as alemãs reagiram, virando o placar em 11/9, com oito pontos consecutivos. Mas a dupla estava determinada em conquistar a medalha de bronze. Após salvar três match points, a parceria fechou o set em 17/15 em um belíssimo rally, e desabaram em quadra.

"Nos preparamos muito para disputar o Circuito Mundial. Nosso início não foi como esperávamos, mas sempre tivemos a consciência de que poderíamos estar entre as melhores. Fizemos de cada jogo uma final, e esse foi o grande segredo do nosso time no campeonato. Essa medalha tem um sabor importantíssimo para a equipe, é o reconhecimento do nosso trabalho e de que as coisas estão acontecendo", comemorou Taiana.

O pódio 100% verde e amarelo já havia acontecido em duas oportunidades na última temporada. No Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, Larissa/Talita foi ouro, Juliana/Maria Elisa ficou com a prata e Ágatha/Bárbara foi bronze. Já no Open da Argentina, novamente Larissa/Talita foi ouro, com Maria Clara/Carol levando a prata e Lili/Rebecca ficando com o bronze.

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação para a Olimpíada de 2016 pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio de Janeiro). Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

Após a etapa norte-americana, as atenção agora se voltam para o Campeonato Mundial, que acontece entre 26 de junho e 05 de julho, na Holanda. Em seguida é a vez do Major Series de Gstaad, na Suíça.

Brasileiras tiram selfie no pódio 100% verde e amarelo nos EUA

VEJA A GALERIA DE FOTOS
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO FEMININO

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2015:

Open de Praga
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Duda/Elize Maia - bronze

Grand Slam de Moscou
Larissa/Talita - ouro
Evandro/Pedro Solberg - prata

Major Series de Porec
Larissa/Talita - ouro

Major Series de Stavanger
Evandro/Pedro Solberg - ouro
Juliana/Maria Elisa - ouro
Ágatha/Bárbara Seixas - prata

Grand Slam de São Petersburgo
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata
Fernanda Berti/Taiana - bronze


A I / CBV
Foto / CBV / Divtlgação

0 comentários:

Postar um comentário