Angra dos Reis revela novos campeões nas Maratonas Aquáticas

Written By Podio Sport on segunda-feira, 15 de junho de 2015 | 22:23


.


Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas




Angra dos Reis / RJ - A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas trouxe muita emoção e novos nomes entre os campeões. Realizada na manhã deste sábado, dia 13/06, na Escola Naval de Angra dos Reis, a prova de dez quilômetros consagrou pela primeira vez com o título, o maratonista do Grêmio Náutico União, Luiz Gustavo de Barros. Na versão feminina, Betina Lorscheitter, também do Grêmio Náutico, ficou com a medalha de ouro.

- É a primeira vez que ganho uma prova nacional e eu estou muito feliz. Sinto que é muito importante treinar com uma equipe forte como a do Gêmio Náutico. Nadei junto com o Samuel (de Bona) durante todo o percurso e quando ele falou pra darmos o tiro eu me esforcei bastante, ganhei distância e consegui chegar à frente. Essa vitória é fundamental para eu ganhar mais confiança nas provas de maratonas. Quero agradecer o apoio da minha equipe e principalmente meu treinador Christiano Klazer - comentou Luiz Gustavo, de 20 anos, medalhista de bronze no sul-americano Juvenil, em 2011, pela maratona aquática.

Confirmando a força do clube Grêmio Náutico União, grande potência nas maratonas aquáticas, o segundo e terceiro colocados foram da equipe vinda do Sul do país. Samuel de Bona ficou com a prata e Fernando Ponte fechou o pódio, com o bronze. Samuel está em fase de preparação para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial de Kazan, na Rússia, e disputará as etapas da Hungria e Portugal, da Copa do Mundo da FINA.

No feminino, completaram o pódio Gabriela Ferreira, também do Grêmio Náutico União e Catarina Ganzeli, do Unisanta, com prata e bronze respectivamente. Vencedora da etapa, Betina será uma das representantes brasileiras na prova de cinco quilômetros do Campeonato Mundial de Kazan, no próximo mês de Julho, e assim como Samuel, irá se preparar nadando as próximas etapas europeias da Copa do Mundo FINA.

Largada Masculina - Copa Brasil

- A prova foi ótima, o lugar é lindo e perfeito para a prática da maratona. Senti algumas ondulações, mas nada que já não estejamos acostumados. Eu vim para vencer. Busquei nadar as primeiras voltas mais tranquila e puxar mais no final. A estratégia foi muito boa. Nadei com a Bibi (Gabriela Ferreira) ao lado o tempo todo, no final imprimi meu ritmo e garanti mais um ouro. Agora estou focada nas etapas da Hungria e Portugal e em fazer a melhor preparação possível para Kazan - analisou Betina, de 25 anos.

Um dos destaques da manhã, Yagoh Kubagawa, de 18 anos, foi o vencedor da prova masculina da Copa Brasil. Realizada em cinco quilômetros, a Copa Brasil é voltada para as categorias de desenvolvimento da modalidade. Durante as etapas, os atletas acumulam pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, incluindo as divisões de Master). Na segunda colocação geral ficou com o consagrado e experiente nadador, Luiz Lima, representante da equipe do Rio de Janeiro, Gladiadores. Na versão feminina da Copa Brasil a primeira colocada foi Marcia Santos, do clube Salesiano, da Bahia.

Yagoh Kubagawa foi medalhista de bronze, na prova de equipe, no último mundial Junior de Maratona Aquática, realizado em setembro de 2014, na Hungria. Atleta do Corinthians, Yagoh também irá representar seu clube no Troféu José Finkel de Natação, nas provas longes de 1500, 800 e 400m livre, além dos 200m borboleta. Após a disputa da natação o atleta volta aos Estados Unidos, local onde mora e cursa duas universidades simultâneas.

- Hoje minha vida é voltada para minha formação nos Estados Unidos, mas vim passar as férias aqui no Brasil e representar o Corinthians da melhor forma possível nas maratonas e também na piscina. Voltei a treinar no meu clube faz pouco tempo e preferi nadar a prova da Copa Brasil. Esta foi a minha primeira prova de cinco quilômetros. Fiquei muito feliz com o meu resultado e adorei nadar aqui - comentou Yagoh Kubagawa, atleta que têm sua rotina nos Estados Unidos dividida entre treinos e as aulas dos cursos de administração de gestão esportiva e administração de relações internacionais.

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro foi realizada no mesmo período em que Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, ausentas na prova nacional, embarcam para um período de treinamento em altitude, na cidade de La Loma, no México. 

Luiz Gustavo e Betina Lorscheitter

Próximas Etapas - Campeonato Brasileiro
4ª etapa - Brasília - Setembro
5ª e 6ª - Bahia - Novembro


A I / CBDA
Foto / Satiro Sodré / SSPress / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário