Público vibra e Brasil encerra Copa do Mundo de Ginástica Artística com nove medalhas

Written By Podio Sport on domingo, 3 de maio de 2015 | 17:22


.

Somente neste domingo (3) foram mais quatro pódios, na competição que foi realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP) 




São Paulo (SP) - O domingo (3) foi o dia do público se despedir da etapa brasileira da Copa do Mundo de Ginástica Artística em São Paulo (SP). O Ginásio do Ibirapuera ficou praticamente lotado para conferir de perto grandes ídolos internacionais da modalidade. A alegria da plateia ficou completa ao ver os representantes do País subirem ao pódio em quatro das cinco finais que competiram. Neste sábado (2), primeiro dia das finais, o Brasil garantiu quatro medalhas. Ouro e bronze no salto com o jovem Ângelo Assumpção e com Diego Hypolito, respectivamente, bronze com Francisco Barretto Júnior nas paralelas e prata com Rebeca Andrade no salto.

O primeiro aparelho de hoje foi o solo. Ovacionado pelo público, Diego Hypolito entrou confiante. Os concorrentes haviam feitos belíssimas apresentações, o que indicava que a tarefa de garantir uma medalha não seria fácil. No entanto, o ginasta mais experiente da Seleção Masculina não se intimidou. Respirou fundo e fez uma série com alto grau de dificuldade. O resultado foi 15,550 e o segundo lugar no pódio. O chileno Enrique Sepulveda arrancou a nota mais alta dos jurados (15,625) e ficou com o ouro. O alemão Mathias Fahrig, também muito aplaudido, somou 15,475 e ficou com o bronze. Ângelo Assumpção foi o sétimo, com 14,500.

Pódio do solo

A expectativa para ver o campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti era enorme. Mas antes dele entrar em cena, alguns atletas fizeram provas limpas e garantiram boas notas. Companheiro de Zanetti na Seleção, Henrique Flores foi um deles. Com exercícios praticamente impecáveis, somou 15,100. Na sequência, o argentino Federico Molinari era outro muito esperado, no entanto, apesar do bom desempenho, não conseguiu superar Henrique. O brasileiro tinha assegurado a medalha de prata e o argentino o bronze. O ouro não escapou das mãos de Zanetti. O campeão mostrou que segue absoluto com uma apresentação emocionante e quase perfeita, que deixou o público extasiado. Os 15,900 pontos do paulista colocaram ele no ponto mais alto do pódio fazendo a dobradinha brasileira.

Para Henrique, o resultado de hoje foi o cumprimento de uma meta há muito tempo planejada. "Essa dobradinha era um sonho de muita gente. Eu corrigi alguns erros da classificatória, cravei a saída e acredito que isso fez a diferença. Esse foi um teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro", lembrou. 

Alexandre, Henrique, Marcos, Arthur e Flávia

Ele completa ressaltando a força do público no momento da competição. "Eu gosto do apoio da torcida, nos dá uma força a mais e quanto mais ela gritava era melhor para mim. Foi perfeito esse teste e só tenho a agradecer a todos. Essa prata veio com um gostinho de ouro. Quem sabe no Rio a gente não tenha uma dobradinha de novo."
 

Flávia Saraiva na trave
Zanetti adorou sentir o calor da torcida brasileira, algo apontado por todos os ginastas como um diferencial. "A série foi boa, bem encaixadinha. Amei essa competição. Foi muito bom competir com o público do Brasil. A gente sentiu a energia e isso fez a diferença", afirmou o campeão olímpico e mundial. 

O segundo ouro do Brasil veio com a emocionante apresentação da pequena Flávia Saraiva no solo. A ginasta cumpriu muito bem a difícil série do aparelho e fez a torcida vibrar com toda a graça e beleza do exercício. Com 13,625, ela ficou à frente das duas alemãs Elisabeth Seitz, prata (13,400), e Leah Griesser, bronze (12,325). Outro jovem talento do Brasil, Lorrane Oliveira também se saiu muito bem, mas uma pequena queda deixou a atleta em oitavo lugar, com 12,400.

Flávia voltou a encantar. A ginasta mostrou muita firmeza e conquistou mais uma medalha, desta vez, de prata, com 15,100. A pequena só foi superada pela chinesa Chunsong Shang, com 15,400. A terceira colocação foi da alemã Sophie Scheder, com 14,000. 

A vibração do público também foi algo imensurável para Flávia, que fez a estreia dela em uma competição adulta. "Eu fiquei muito feliz com esses dois resultados, que treinamos bastante para conseguir. O que mais vou guardar no coração dessa competição foi a torcida, que me ajudou bastante e sempre me colocou para cima."

No cavalo com alças, Petrix Barbosa ficou bem próximo do pódio. O brasileiro fez uma boa apresentação e obteve 14,325, mas foi superado pelo alemão Andreas Toba, que ficou com o bronze somando 14,400. Os dois primeiros lugares foram para a China, com Ruoteng Xiao na frente (15,075), e em seguida Hongtao Zhang (14,900). 

Laís Souza com as ginastas Jade Barbosa e Daniele Hypolito
 
Ainda durante a competição, outro momento emocionante foi a homenagem feita à Laís Souza, um dos grandes ídolos da ginástica brasileira. Ela foi recebida pela presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, e pelas amigas Daniele Hypolito e Jade Barbosa. Arthur Zanetti participou da homenagem a João Ribeiro, primeiro ginasta brasileiro a competir nos Jogos Olímpicos.

Trazer novamente uma etapa da Copa do Mundo para o Brasil foi excelente, segundo Luciene Resende. "Essa Copa do Mundo foi fundamental para a ginástica brasileira. Os resultados foram ótimos e vamos buscar, cada vez mais, aprimorar o nosso trabalho e trazer outras etapas da competição, para a alegria do público brasileiro. A torcida foi muito importante nessa preparação para os Jogos Pan-Americanos, Mundial e Jogos Olímpicos", garantiu a presidente, lembrando que durante os três dias de competição, 17 mil pessoas passaram pelo ginásio. Somente neste domingo (3) foram 6500.

Confira os resultados completos no endereço: http://bit.ly/1zpKfY0

Petrix Barbosa após série no cavalo com alças
Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Ângelo Assumpção, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Henrique Flores e Petrix Barbosa
Ginastas hors concours: Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeutas: Maria Eugênia Ortiz e Raphael Velozo da Silva
Árbitros: Hilton Dichelli Júnior e Luís Mitio Okuda
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Flávia Saraiva, Letícia Costa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Ginasta hour concour: Julie Kim Sinmon
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Árbitras: Adriana Alves e Denise Lima
Chefe de delegação: Georgette Vidor


A I / CBG
Foto / Ricardo Bufolin / CBG / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário