Ian vence 1 metro e se fortalece para os 3 metros

Written By Podio Sport on quinta-feira, 28 de maio de 2015 | 22:31


.

Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2015




Brasília/DF - A manhã foi de Ian Matos no primeiro dia do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, pela primeira vez realizado no Centro de Excelência da modalidade dentro da Universidade de Brasília (UnB), e que começou nesta manhã de 5ª feira (28/5). Esta é a última seletiva para a formação da seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos e para o Mundial de Kazan. As primeiras seletivas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e para o Mundial de Kazan foram nas etapas do México e de Porto Rico do circuito de Grand Prix da FINA, em abril.

O campeonato começou com a final direta do trampolim de 1 metro masculino - uma prova não-olímpica - vencida pelo paraense Ian Matos, do Fluminense, com 339,20 pontos. Ian, por enquanto, é o segundo nome para o trampolim de 3m nos próximos eventos internacionais, atrás de César Castro e forma a dupla favorita para integrar a equipe brasileira no 3m sincronizado ao lado de Luis Outerelo,

- Gosto muito de disputar o trampolim de 1 metro, desde o juvenil. Se confirmar minha vaga no Mundial de Kazan, pretendo disputar o 1 metro também, pois é mais uma prova num campeonato forte. E como sempre é disputado antes do trampolim de 3 metros, acaba me servindo de treinamento para a prova olímpica e, me dando mais força - disse Ian, 26 anos, e que apresentou alguns saltos com maior grau de dificuldade. Com um total de 17 saltadores, o pódio foi completado por Jackson Rondinelli, do Pinheiros (sua mãe é prima do ex-zagueiro do Flamengo nos anos 70/80), e por Isaac Souza, do Tijuca, com 321,45 e 304,10 pontos, respectivamente.

As outras provas da manhã foram as eliminatórias da plataforma feminina e do trampolim de 3 metros masculino, que selecionou os seis melhores em cada uma para a final, marcada a manhã de sábado. Nas eliminatórias do trampolim de 3m masculino, a melhor performance entre os 15 saltadores ficou novamente com Ian Matos, com 393,20 pontos. Seu companheiro de Fluminense foi o segundo melhor com 373,40. Ian melhorou a marca que fez nos Grand Prixs, 391,95. Somente César Castro, ausente do Troféu Brasil, está com pontuação melhor: 426,80.


O melhor desempenho na plataforma feminina, disputada por sete atletas, ficou com Giovanna Pedroso, do Tijjuca Tênis, 294,60, e o segundo, com Ingrid Oliveira, do Fluminense, 283,45. Promessa de disputa acirrada na final. As duas são exatamente as que conseguiram índices para o Mundial e Pan nos Grand Prixs, mas com ordem invertida: Ingrid, 320,45, e Giovanna, 306.

A competição tem a participação de cerca de 35 saltadores de 10 agremiações: Fluminense/RJ, Tijuca Tênis/RJ, Associação Peneira Olímpica/RJ (Apoe), Pinheiros/SP, Clube Semanal de Cultura Artística-Campinas/SP, Grêmio Cief/PB, Associação Brasiliense de Saltos Ornamentais/DF (Abrasso), Mackenize/DF, Centro Olímpico do Gama-UNB/DF, Associação dos Docentes da Escola de Educação Física/PA (Adesef). 

Ian Matos

Giovani Casilo - Entre os treinadores presentes, destaque para Giovani Casilo, da Abrasso, que completa 50 anos de profissão em 2015 - iniciada em 1965 no Clube de Regatas Guanabara/RJ - 42 deles no Distrito Federal. Nos Saltos, Giovani está há seis décadas, contando o tempo de atleta (10 anos como saltador do Vasco da Gama/RJ).

Na cerimônia de abertura do Troféu estiveram presentes as seguintes autoridades: Carlos Geraldo, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Ângelo Filho, Coordenador Geral da Rede Nacional de Treinamento e Cidade Esportiva; Sônia Bao, vice-reitora da UNB; Ricardo Avellar, Diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Alexandre Rezende, Gestor do Centro de Excelência de Saltos Ornamentais; Thiago Russomanno, Chefe do Centro Olímpico; Magda Gomes, Presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal.


O Supervisor-técnico de Saltos Ornamentais da CBDA, Ricardo Moreira, discursou na abertura da competição.

- Este é o início do sonho olímpico. Aqui será formada a seleção brasileira para o Pan de Toronto e para o Mundial de Kazan. Os nomes que estarão nas Olimpíadas do Rio provavelmente estarão nestas equipes. Boa sorte a todos!

Pódio do 1m masc: Jackson (prata), Ian (ouro) e Isaac (bronze)

Resultados 1º dia - 28/05/15 - 5ª feira (manhã)

Trampolim 1m Masc (final) = 1 - Ian Matos, Fluminense, 339,20 / 2 - Jackson Rondinelli, Pinheiros, 321,45 / 3 - Isaac Souza, Tijuca Tênis, 304,10

Plataforma Fem (eliminatória) = melhor desempenho - Giovanna Pedroso, Tijuca Tênis, 294,60

Trampolim 3m Masc (eliminatória) = melhor desempenho - Ian Matos, Fluminense, 393,20

Programação do Troféu Brasil

Dia 28/5 - 5ª feira
14h30 às 17h
Trampolim de 3m sincronizado Fem (final direta) / Plataforma sincronizada Masc (final direta) / Prova de Equipe (final direta)

Dia 29/5 - 6ª feira
9h30 às 12h
Trampolim de 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória) / Plataforma sincronizada Fem (final direta)
14h30 às 17h
Trampolim de 1m Fem (final direta) / Trampolim de 3m sincronizado Masc (final direta)

Dia 30/5 - Sábado
9h30 às 12h
Plataforma Fem (Final) / Trampolim de 3m Masculino (Final) / Trampolim de 3m Misto (final direta)

Dia 31/5 - Domingo
9h30 às 12h
Trampolim de 3m Fem (Final) / Plataforma Masc (Final) / Plataforma Mista (final direta)


A I / CBDA 
Foto / Satiro Sodré / SSPress / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário