Futebol de 5 da Bahia prepara-se para torneio mundial

Written By Podio Sport on terça-feira, 26 de maio de 2015 | 20:55


.
Após conquistar o tetracampeonato do Regional Nordeste de Futebol – 5, quando venceu por 3 a 2 o Apace–PB, no último final de semana, a equipe de Futebol de 5 baiano, vinculada ao Instituto de Cegos da Bahia (ICB-BA), prepara-se agora para a disputa do mundial da categoria, que será realizado em junho, em Praga, na República Theca.  

A equipe baiana é a única representante brasileira na competição. O time liderado por Jefinho – atual melhor jogador do mundo no futebol para cegos – vai tentar o tricampeonato da competição que começa no dia 19 junho. Para o técnico Gerson Coutinho, a conquista do Nordeste serviu, também, como preparação para competição internacional. “Ganhamos esse título e agora estamos focados no tricampeonato mundial”, disse o treinador. 

O time do ICB recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com concessão de passagens aéreas e doação de agasalhos e tênis. Além deste apoio, dois atletas da equipe – Erenilto de Jesus e Lucas Almeida, recebem o benefício mensal de R$800,00 do Programa Bolsa Esporte, na categoria Nacional A (eles foram contemplados pelo Edital 01/2014, com validade até dezembro deste ano).


A equipe baiana é a única representante brasileira na competição

  
Futebol de 5 - São quatro jogadores de linha de cada equipe; os goleiros são os únicos que enxergam e agem apenas em uma área específica, de 5m por 2m. Além disso, há uma espécie de técnico de ataque, localizado atrás da barra adversária, que é o “chamador”.
 

A quadra é dividida em três partes. Defesa – orientada pelos goleiros; meio – por treinadores; e ataque – pelos chamadores.


A I / Sudesb
Foto / Sudesb / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário