Darlan Romani coloca arremesso do peso do Brasil em evidência no ranking mundial

Written By Podio Sport on quarta-feira, 13 de maio de 2015 | 09:10


.

Atleta alcançou posições importantes ao quebrar o recorde brasileiro (20,90 m), é destaque do Troféu Brasil na prova dos homens fortes




São Caetano do Sul - O arremessador Darlan Romani, do Clube BM&FBOVESPA, chama a atenção no arremesso do peso, prova sem tradição no atletismo brasileiro, por seus resultados consistentes. Darlan, catarinense de Concórdia, de 24 anos, disputa o XXXIV Troféu Brasil Caixa de Atletismo, na Arena Caixa, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP), como favorito no arremesso do peso - a final da prova será na sexta-feira (15/5/2015), às 16 horas. Darlan é o recordista brasileiro com 20,90 m, resultado do 3º Campeonato Paulista Menor, Juvenil e Adulto, no início de abril, 9ª marca no ranking mundial.

Darlan já tem índice para o Mundial de Pequim, de 22 a 30 de agosto - a marca exigida era 20,45 m - e também está qualificado para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Agora sonha com os Jogos do Rio, em 2016. "Hoje eu vejo que é possível chegar numa Olimpíada e pensar num bom resultado. Eu estou lutando para isso." No Troféu Brasil diz que vai fazer o melhor que puder. "Se o meu melhor nesse dia for 21,50 m, 22 m, é o que eu vou fazer. Mas se estiver preparado para fazer 20,50 m é o que eu vou fazer. Quero sair da prova com a certeza que dei o melhor naquele momento." Para a temporada, a expectativa do arremessador é passar dos 21 metros.

Darlan comemora título do Troféu Brasil de 2014

Darlan disse que se sente motivado por ser o único atleta do Brasil a arremessar acima dos 20 metros. "É motivante, não é algo que me pressione. Vejo como uma conquista minha, para o País e os que têm o desejo de ser um grande atleta, de chegar mais longe. As pessoas me encontram e falam: 'Você chegou, o que você faz, o que você toma?' E eu respondo: 'Como feijão com arroz e carne e treino muito'. É isso que faz o atleta crescer: a dedicação."

Da origem familiar italiana vem o seu biótipo, adequado a uma modalidade que exige força. "Na minha família temos pessoas grandes e fortes", comenta Darlan, de 1,88 m e 150 kg. As mãos calejadas são prova da dura preparação. "É muito trabalho de força, na academia, e nos arremessos. Acaba sendo natural - a bola que eu arremesso é de ferro, na academia a gente trabalha com a barra de ferro... Os calos aparecem. Vai fazer carinho na esposa tem de ser com as costas da mãos", brinca. Darlan é casado com Sara Santos, atleta do salto com vara - vai ser pai de Alice, em algumas semanas. 

Concentração até nos treinos

O peso oficial tem 7.260 quilos, mas Darlan chega a treinar com bolas de ferro de até 10 quilos, para o trabalho de força, e também mais leves, de 5 ou 6 quilos, para o de velocidade. Com a toalha, enxuga o suor que escorre do rosto para que o peso não escorregue do pescoço. Mesmo nos treinos precisa de concentração. O momento de ir buscar a bola, depois do arremesso, é de prestar atenção no que o treinador fala. "Tem de captar a informação e trazer para o corpo o sentimento do movimento. O que tem de colocar no lugar, no trabalho técnico, no ritmo..." São 60 arremessos por treinos. E um bom arremesso, segundo Darlan, une preparo físico e mental. "Começa na cabeça. É confiar em todo o trabalho e no dia fazer o seu melhor."

Darlan é orientado pelo cubano Justo Navarro, dentro da parceria que o Clube BM&FBOVESPA tem com a CBAt para o desenvolvimento dos arremessos, em São Caetano, e auxiliado também pelo técnico Jorge Barros, o Jorjão. Comenta que aproveitou a oportunidade que teve quando foi para Uberlândia (MG), onde também há um centro de excelência para o arremesso do peso, em 2010. "Vieram os cubanos e eu comecei a treinar de verdade lá. Na minha cidade, treinava três vezes por semana, duas horas por dia. Lá, passei a treinar manhã e tarde." Sua mudança para São Caetano, também centro de excelência do peso, em 2013, veio como opção para estar mais próximo das competições e, ao mesmo tempo, num clube com boa estrutura.


Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br


A I / Contrapé de Jornalismo
Foto / Agência Luz / BM&FBOVESPA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário