Cesar Cielo diz que foco no GP de Charlotte é integração do revezamento 4x100 m

Written By Podio Sport on quinta-feira, 14 de maio de 2015 | 10:50


.

Mas o campeão olímpico e mundial também nada suas provas individuais dando sequência na preparação para o Mundial de Kazã, na Rússia, em agosto




Quarta semana de treinos após Maria Lenk: 'Quero fazer provas bacanas'
São Paulo - O velocista Cesar Cielo disputa o Grand Prix de Charlotte como parte de sua preparação, tanto nas provas individuais quanto no revezamento 4x100 m livre do Brasil, para o Mundial de Desportos Aquáticos de Kazã (RUS) - a natação será de 2 a 9 de agosto. A competição começa na quinta-feira, no Mecklenburg County Aquatic Center de Charlotte, na Carolina do Norte (EUA), mas este será dia de treinos com o revezamento. Cesar Cielo nadará na sexta-feira (15/5), no sábado (16/5) e no domingo (17/5) - está inscrito nos 50 m livre, 50 m borboleta, 100 m livre, 100 m borboleta e no revezamento 4x100 m livre.

"Vou tentar nadar minhas provas individuais o melhor possível. Estou imaginando obter tempos próximos aos que fiz no Maria Lenk - como eu não estava 100% lá, imagino que não vou nadar muito acima agora também. Vamos ver se nado os 50 livre para 21s50, no sábado. Os 50 m borboleta serão seguidinhos dos 50 m livre.... Então, dependerá da minha recuperação de uma prova para outra. Vamos ver o que sai nos 100 m, no domingo. Mas tenho a expectativa de nadar bem lá sim, de fazer umas provas bacanas", afirma Cielo.

Depois do Troféu Maria Lenk, Cielo descansou uma semana e entra agora na quarta semana de preparação desde o retorno aos treinos. Observa que o lado técnico do Maria Lenk foi difícil de analisar porque não estava totalmente pronto. "Foi mais em relação as sensações que eu tive e ao que estava esperando. Tenho a expectativa de nadar em Charlotte tão bem quanto no Maria Lenk. Para o Mundial, vamos respeitar mais o descanso, ficar mais rápido mesmo."

Harmonia no grupo

O campeão olímpico e tricampeão mundial dos 50 m livre (e recordista mundial, com 20s91), ressalta que para o revezamento o principal é o grupo se 'conhecer', estar integrado. "Será bacana nadarmos juntos para cada um conhecer bem o jeito que o outro nada. Isso será importante na hora das trocas. No Minas, com os atletas que nado há algum tempo, sei a braçada de cada um e a velocidade que chega, informações que uso para colocar no giro do braço em cima da baliza. A gente precisa ter esse conforto, meio natural, de saber como fazer, na hora certa."

Cielo diz que prestará atenção nos estilos de nado dos companheiros."Saber bem certinho sobre o nado do De Lucca (João), do Marcelo (Chierighini), do Matheus Santana e aí aprender a fazer as trocas que o revezamento exige, de forma mais rápida e segura ao mesmo tempo." Cielo vê na integração o ponto mais importante em Charlotte, mais do que o tempo ou vencer o 4x100 m. Explica que nesse tipo de Grand Prix americano o revezamento costuma ser fraco porque os clubes não colocam os nadadores principais nas equipes.

"Vamos nadar com equipes fracas. Talvez o revezamento da casa seja um pouco mais forte - pode ser nosso rival - mas é não se preocupar com o tempo. Vai estar todo mundo focado nas provas individuais. É virar mais natural a presença e os estilos de cada um, começar a ter mais harmonia nessa relação para depois a gente conseguir transferir isso para os grandes campeonatos."

Revezamento 4x100 m: conhecer estilos e sentir conforto na prova de grupo

Em busca do revezamento olímpico

O técnico Arilson Soares da Silva observa que a ida para Charlotte é uma ação da Confederação Brasileira de Natação (CBDA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), investimento na presença de um revezamento 4x100 m competitivo na Olimpíada do Rio, em 2016. "Essa é uma prova em que temos condições de boa competitividade, tanto no Mundial de Kazã quanto nos Jogos do Rio. Estamos indo para essa ação e também para manter o nível competitivo do Cesar. No Maria Lenk, encerramos uma parte da temporada. A gente quer manter o nível competitivo e carregar isso até o Mundial de Kazã."

Sobre a escalação de Cielo também para os 100 m borboleta Ari explicou que a prova antecede o revezamento 4x100 m, no mesmo dia, a sexta-feira (15/5). "É só para 'sentir' a piscina e ter ritmo de competição para nadar o revezamento."

A quinta-feira, dia em que nenhum dos atletas brasileiros compete, deverá ser reservada para treinos e conversas do grupo. "É conversar, começar a colocar uma linha de pensamento única com relação a essa prova e fazer algum trabalho preparando para o revezamento do Grand Prix mesmo."

Cesar Cielo é atleta da Fiat/Minas, equipe de natação do Minas Tênis Clube.


Mais informações: www.cesarcielo.com.br e www.facebook.com/CesarCielo


A I / Contrapé de Jornalismo
Foto / Osvaldo F ./ Contrapé / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário