Australianos se destacam no primeiro dia do Quiksilver Pro Saquarema

Written By Podio Sport on quinta-feira, 7 de maio de 2015 | 18:01


.

Ryan Callinan e Micheal Wright surfaram as melhores ondas do dia na Praia de Itaúna e o havaiano Dusty Payne também bateu os recordes registrados pelo catarinense Alejo Muniz na manhã da quarta-feira em Saquarema




Dois jovens australianos roubaram a cena no primeiro dia do Quiksilver Pro Saquarema apresentado pela Powerade e surfaram as melhores ondas da quarta-feira na Praia de Itaúna. Mas, o primeiro a bater os recordes do líder do ranking do World Surf League Qualifying Series, Alejo Muniz, registrados durante a manhã, foi o havaiano Dusty Payne, que totalizou imbatíveis 16,95 pontos com notas 8,73 e 8,23. Depois, o convidado da Quiksilver para esta etapa, Micheal Wright, 18 anos, conseguiu nota 9,0 dos juízes em sua bateria e Ryan Callinan, 22, arrancou um 9,5 na melhor onda surfada nas séries de 3-5 pés da quarta-feira na Cidade do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. 

"Nada mau sair da água com uma nota dessas. É maravilhoso", vibrou Ryan Callinan, após a vitória sobre o norte-americano Brett Simpson, o espanhol Gony Zubizarreta e o japonês Hiroto Ohhara na 15.a e penúltima bateria do dia. "Eu tive sorte do Brett Simpson ter deixado passar uma onda que ficou muito boa. Eu precisei ser rápido para pegar ela e fiz tudo certo, consegui aproveitar bem a oportunidade. No ano passado foi minha primeira temporada completa no Circuito Mundial e cometi muitos erros, então este ano espero ser cada vez melhor". 

Callinan estava na lista dos 10 surfistas que o Qualifying Series classifica para a elite dos top-34 da World Surf League até a semana passada, quando caiu para o 13.o lugar no ranking. Duas baterias antes dele, o também australiano Micheal Wright surpreendeu um dos favoritos ao título do Quiksilver Pro Saquarema, o top do CT Jadson André, potiguar que acabou perdendo a briga pela segunda vaga da bateria para o paulista Caio Ibelli. Já o australiano surfou duas direitas de forma impressionante para somar notas 9,00 e 7,83 no segundo maior placar do primeiro dia nas ondas de Itaúna, 16,83 pontos. 

"Só em estar aqui já foi um presente e poder ter avançado em primeiro em uma bateria tão complicada foi melhor ainda", disse Micheal Wright. "A onda veio e eu soube aproveitar o máximo dela. Este mar é sensacional e espero continuar avançando para subir algumas posições no ranking", completou o jovem australiano de apenas 18 anos de idade, que chegou no Brasil em 357.o lugar no ranking do WSL Qualifying Series. 

Ele foi quem chegou mais perto do recorde de 16,96 pontos do primeiro dia, estabelecido pelo havaiano Dusty Payne na décima bateria da quarta-feira, contra o espanhol Aritz Aranburu, que se classificou em segundo lugar para a próxima fase, o havaiano Kiron Jabour e o australiano Cahill Bell-Warren. Payne é um dos quinze surfistas da elite dos top-34 da World Surf League que estão competindo em Saquarema e defende a antepenúltima posição no G-10 do Qualifying Series. Ele surfou duas ótimas ondas que valeram notas 8,73 e 8,23, sendo o primeiro a superar os recordes de Alejo Muniz da manhã da quarta-feira em Saquarema. 

"Eu tracei uma estratégia antes da bateria e deu muito certo. Percebi que ninguém tinha visto as ondas da direita que estavam se formando e, mesmo sem a prioridade (de escolha da próxima onda), fui atrás e consegui achar boas ondas" disse o havaiano Dusty Payne, que foi semifinalista no QS 10000 de Trestles, encerrado no último sábado na Califórnia. "Eu estava exausto da viagem e ainda bem que teve aquele "day off" ontem para me recuperar um pouco. Eu dormi praticamente o dia todo e só acordei para pegar umas ondas e conhecer o mar". 

Dusty Payne (HAV)

LÍDER DO RANKING - Durante a manhã, o grande destaque foi o catarinense Alejo Muniz, que estreou no Quiksilver Pro Saquarema batendo os recordes do dia até a sua bateria, a sexta da primeira fase. Ele ganhou nota 8,67 na melhor onda surfada até ali e começou a defender a liderança no ranking do WSL Qualifying Series com vitória, surfando boas ondas na Praia de Itaúna. O português Marlon Lipke também foi bem nesta mesma bateria para passar em segundo com uma nota 8,40, a segunda maior entre os 24 surfistas que já haviam competido nos confrontos que abriram o campeonato na quarta-feira de céu nublado em Saquarema.
 

"Eu assisti todas as baterias antes da minha e não esperava que ela fosse a que tivesse os scores (notas) mais altos. No finalzinho, o Ramzi (Boukhiam) quase virou a bateria, mas ainda consegui pegar mais uma onda que acabou sendo a melhor do campeonato", disse Alejo Muniz. "O bom que a minha bateria foi o melhor momento de ondas até agora, então estou muito feliz por ter entrado justamente nesta hora. Eu estou bem focado, tentando surfar bem uma bateria cada vez e este evento aqui é muito importante para minha classificação. Eu quero fazer um bom resultado para ter mais calma e tranquilidade no restante do ano". 

Alejo Muniz saiu da elite dos top-34 no ano passado e está na busca para recuperar o seu lugar entre os melhores surfistas do mundo. Ele começou bem a temporada vencendo o QS 6000 de Newcastle, na Austrália, mas só assumiu a ponta do ranking no primeiro QS 10000 do ano, encerrado no sábado em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. O Quiksilver Pro Saquarema é o segundo evento com pontuação máxima para o ranking que classifica dez surfistas para a divisão principal da World Surf League. Em sua estreia na Praia de Itaúna, o catarinense ganhou um dos confrontos internacionais do primeiro dia contra o português Marlon Lipke, o marroquino Ramzi Boukhiam e o australiano Yadin Nicol.

Ryan Callinan (AUS)

"É muito bom competir aqui em Saquarema, é um lugar que tem muita cultura no nosso esporte, ótimos surfistas saíram daqui e eu sempre falo que para mim aqui é o melhor lugar de ondas do Brasil", destacou Alejo Muniz. "É só olhar pro mar e ver essas esquerdas e direitas quebrando perfeitas. Fiquei contente que a comissão técnica acertou em adiar o início do campeonato ontem (terça-feira), por ter esperado para começar hoje e vai ter altas ondas a semana inteira, então com certeza vai ter show de surfe aqui em todas as baterias".
 

Depois três vitórias australianas, vieram três brasileiras. A primeira com o paulista David do Carmo, que bateu um ex-campeão desta etapa de Saquarema, o australiano Matt Wilkinson, além sul-africano Beyrick De Vries e o argentino Leandro Usuña. Depois aconteceu um confronto 100% sul-americano que foi vencido pelo potiguar Italo Ferreira, uma das novidades na elite do CT este ano, com o uruguaio Marco Giorgi ganhando a acirrada disputa pela segunda vaga do pernambucano Ian Gouveia e do argentino Santiago Muniz. 

"Está um pouco difícil o mar, as séries demorando a entrar, difícil de achar a junção, acertar o lip, mas quando você consegue pegar as boas dá para fazer boas manobras", disse Italo Ferreira, que falou um pouco da vitória sobre Kelly Slater em sua estreia no WCT na Gold Coast. "Foi uma bateria muito boa contra um cara que eu assistia desde moleque, quando comecei a surfar, então quando eu vi que estava com o Kelly (Slater) na bateria, eu já fiquei pensando que teria que vencer essa bateria para mostrar que eu poderia estar lá entre os melhores. Não vieram muitas ondas, mas consegui pegar umas boas, estava com uma tática legal e deu tudo certo, o sonho foi realizado".

Caio Ibelli (SP)

CHAMADA AS 7H30 - No primeiro dia do Quiksilver Pro Saquarema foram realizadas 16 das 24 baterias da primeira fase, com a 17.a, do defensor do título desta etapa, Wiggolly Dantas, ficando para abrir a quinta-feira que promete ser de ondas bem melhores na Praia de Itaúna. A primeira chamada foi marcada para as 7h30 e seus adversários serão o também paulista Deivid Silva e os franceses Maxime Huscenot e Medi Veminardi, da Ilha Reunião. Na disputa seguinte, outro campeão em Saquarema estreia na sétima edição do evento que vem sendo realizado desde 2009, o catarinense Willian Cardoso, contra o norte-americano Michael Dunphy, o australiano Tom Whitaker e o português José Ferreira.

Micheal Wright (AUS)

O POWERADE apresenta QUIKSILVER PRO SAQUAREMA 2015 é uma etapa do Circuito Mundial da WSL - World Surf League, que conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema e apoio da CCR - Via Lagos, Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com.

SOBRE A QUIKSILVER - A Quiksilver foi fundada em 1969 e está sediada em Huntington, na Califórnia, Estados Unidos. A marca desenvolve e distribui em todos os continentes uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças. O grupo também inclui as marcas Roxy e DC Shoes e é reconhecido por oferecer produtos de qualidade voltados para praticantes de esportes com pranchas e para os adeptos da natureza, que buscam um estilo de vida proveniente de esportes ao ar livre como surf, skate, snowboarder, BMX, entre outros.

Alejo Muniz (SC)

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE - a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, com todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e na hora que acontecer. As sanções da WSL são para os circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York, além de sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos, na América do Norte, Havaí, América do Sul, Europa, Austrália, África e Ásia.

 Italo Ferreira (RN)

PRIMEIRA FASE DO POWERADE APRESENTA QUIKSILVER PRO SAQUAREMA:
-----------1.o e 2.o=Segunda Fase / 3.o=49.o lugar (US$ 1.000 e 600 pts) / 4.o=73.o lugar (US$ 750 e 550 pts):

1.a: 1-Adrian Buchan (AUS), 2-Alex Ribeiro (BRA), 3-Torrey Meister (HAV), 4-Tomas Fernandes (PRT)
2.a: 1-Stu Kennedy (AUS), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA), 4-Marco Fernandez (BRA)
3.a: 1-Jack Freestone (AUS), 2-Nathan Yeomans (EUA), 3-Mateia Hiquily (TAH), 4-Tanner Gudauskas (EUA)
4.a: 1-David do Carmo (BRA), 2-Matt Wilkinson (AUS), 3-Leandro Usuna (ARG), 4-Beyrick De Vries (AFR)
5.a: 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Marco Giorgi (URU), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Santiago Muniz (ARG)
6.a: 1-Alejo Muniz (BRA), 2-Marlon Lipke (PRT), 3-Ramzi Boukhiam (MAR), 4-Yadin Nicol (AUS)
7.a: 1-Joan Duru (FRA), 2-Granger Larsen (HAV), 3-Hizunomê Bettero (BRA), 4-Garrett Parkes (AUS)
8.a: 1-Connor O´Leary (AUS), 2-Takumi Yasui (JPN), 3-Glenn Hall (IRL), 4-Vasco Ribeiro (PRT)
9.a: 1-Noe Mar McGonagle (CRI), 2-Thomas Woods (AUS), 3-Keanu Asing (HAV), 4-Brent Dorrington (AUS)
10: 1-Dusty Payne (HAV), 2-Aritz Aranburu (ESP), 3-Kiron Jabour (HAV), 4-Cahill Bell-Warren (AUS)
11: 1-Cooper Chapman (AUS), 2-Wade Carmichael (AUS), 3-Nathan Hedge (AUS), 4-Jean da Silva (BRA)
12: 1-Mitch Coleborn (AUS), 2-Conner Coffin (EUA), 3-Yan Guimarães (BRA), 4-Cory Arrambide (EUA)
13: 1-Micheal Wright (AUS), 2-Caio Ibelli (BRA), 3-Jadson André (BRA), 4-Hiroto Arai (JPN)
14: 1-Nic Von Rupp (PRT), 2-Jonathan Gonzalez (CNY), 3-Tomas Hermes (BRA), 4-Thiago Camarão (BRA)
15: 1-Ryan Callinan (AUS), 2-Hiroto Ohhara (JPN), 3-Brett Simpson (EUA), 4-Gony Zubizareta (ESP)
16: 1-Bino Lopes (BRA), 2-Adam Melling (AUS), 3-Patrick Gudauskas (EUA), 4-Lucas Silveira (BRA)
------------baterias que vão abrir a quinta-feira:
17: Wiggolly Dantas (BRA), Maxime Huscenot (FRA), Deivid Silva (BRA), Medi Veminardi (REU)
18: Michael Dunphy (EUA), Willian Cardoso (BRA), Tom Whitaker (AUS), José Ferreira (PRT)
19: Charles Martin (GLP), Carlos Munoz (CRI), Tanner Hendrickson (HAV), Luke Davis (EUA)
20: Fredrick Patacchia (HAV), Dion Atkinson (AUS), Mason Ho (HAV), Messias Felix (BRA)
21: Matt Banting (AUS), Frederico Morais (PRT), Ezekiel Lau (HAV), Steven Pierson (TAH)
22: Ricardo Christie (NZL), Billy Stairmand (NZL), Chris Ward (EUA), Kanoa Igarashi (EUA)
23: Jessé Mendes (BRA), Davey Cathels (AUS), Marc Lacomare (FRA), Perth Standlick (AUS)
24: Jeremy Flores (FRA), Tiago Pires (PRT), Mitch Crews (AUS), Soli Bailey (AUS)
 

SEGUNDA FASE - baterias já formadas - 3.o=25.o lugar (US$ 1.900 e 1.100 pontos) / 4.o=37.o lugar (US$ 1.600 e 1.000 pts):
1.a: Matt Wilkinson (AUS), Adrian Buchan (AUS), Stu Kennedy (AUS), Nathan Yeomans (EUA)
2.a: Jack Freestone (AUS), Michael Rodrigues (BRA), David do Carmo (BRA), Alex Ribeiro (BRA)
3.a: Italo Ferreira (BRA), Alejo Muniz (BRA), Granger Larsen (HAV), Takumi Yasui (JPN)
4.a: Joan Duru (FRA), Connor O´Leary (EUA), Marlon Lipke (PRT), Marco Giorgi (URU)
5.a: Dusty Payne (HAV), Wade Carmichael (AUS), Noe Mar McGonagle (CRI), Conner Coffin (EUA)
6.a: Aritz Aranburu (ESP), Mitch Coleborn (AUS), Cooper Chapman (AUS), Thomas Woods (AUS)
7.a: Adam Melling (AUS), Nic Von Rupp (PRT), Hiroto Ohhara (JPN), Micheal Wright (AUS)
8.a: Ryan Callinan (AUS), Jonathan Gonzalez (CNY), Caio Ibelli (BRA), Bino Lopes (BRA)



————————————————————————————————  
A I / WSL South America / João Carvalho
Foto / Daniel Smorigo / WSL / Divulgação

Assessoria do Quiksilver Pro Saquarema: 
Roberta Pinto - (21) 980-201-312 - robertamlpinto@gmail.com
————————————————————————
———————— 

0 comentários:

Postar um comentário