“Six Nations” das Américas projeta futuro promissor para o rugby no continente

Written By Podio Sport on segunda-feira, 27 de abril de 2015 | 01:25


.


 Miami (EUA) – Membros executivos das seis nações americanas com melhores colocações no ranking internacional, incluindo tanto os países da América do Sul como do Norte, se reuniram essa semana em Miami (EUA) para discutir a criação de um novo Campeonato Internacional que começaria em 2016. O torneio, ainda sem nome, seria um esforço inovador para fortalecer o calendário de competições internacionais nos dois continentes e seguiria o formato do Six Nations, tradicional competição europeia.

“Este é um momento histórico do Rugby na América”, afirma Agustín Pichot, Presidente da Associação Panamericana de Rugby (P.A.R.A). "Tivemos uma reunião muito produtiva em Miami e, como um grupo de confederações, acreditamos que um campeonato americano possa contribuir significativamente para o desenvolvimento do rugby nas Américas. Há muito trabalho a ser feito, mas o futuro parece promissor".

Reforçando as palavras de Agustín, o Presidente da União de Rugby do Uruguai, Sebastián Piñeyrua, disse: “Estamos muito contentes com os avanços nas reuniões de hoje. O objetivo deste torneio está alinhado com nossos planos e estamos seguros que será um grande marco para o desenvolvimento do Rugby na América”.

Durante um exercício inicial do escopo do torneio, as seis nações acordaram que o Torneio Internacional seria organizado pela Associação Panamericana de Rugby (P.A.R.A). As nações competidoras – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai – jogariam cinco partidas cada uma, dando uma chance para que os fãs do Rugby nas Américas acompanhem competições de alto nível com mais regularidade.

Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), que também participou da reunião, disse: “Estamos muito otimistas sobre o futuro do Rugby nas Américas. O nível de colaboração de todos nesta primeira reunião nos mostra que devemos nos reunir mais vezes para podermos acelerar o crescimento do Rugby em toda a região”. O Brasil é o país-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, na qual o Rugby fará seu retorno por meio da modalidade Sevens.



Os membros executivos de cada país combinaram de trabalhar juntos para desenvolver um calendário para os próximos cinco anos, que irá determinar as partidas e os mandos de jogo de cada país. “Tivemos uma grande reunião, onde todos os países convidados puderam avançar e chegar a um acordo com grande entusiasmo” disse Sebatián Bianchi, representante do Chile. “O sonho do ‘Six Nations Americano’ está cada vez mais próximo”, completou.

Durante a reunião, os planos para uma possível futura expansão da competição também foram discutidas e propostas serão apresentadas para a World Rugby analisar como o torneio poderia, eventualmente, incorporar todas as confederações das Américas.

O CEO da USA Rugby, Nigel Melville, compartilha o entusiasmo da World Rugby, ao dizer que: “esse é um momento de grande entusiasmo para o rugby nas Américas e o estabelecimento de um torneio internacional anual de rugby sustentável para a confederações do continente americano”.

O outro representante da América do Norte, Graham Brown, CEO da Canadá Rugby, disse “Canadá Rugby acredita bastante no trabalho em conjunto com nossos parceiros nas Américas. Um torneio que promoverá um calendário de jogos de alta qualidade e consistentes todos os anos, ajudará a garantir o crescimento do esporte nas Américas do Norte e do Sul”.

O Trabalho agora será focado no desenvolvimento de um calendário da competição e nos planos operacionais para o lançamento do torneio em 2016.


A I / CBRu
Foto / Fotojump / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário