Começou o Mundial de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu

Written By Podio Sport on sexta-feira, 24 de abril de 2015 | 00:23


.

Primeiro dia de disputa tem como destaque atletas do Brasil, Grã-Bretanha, República Tcheca e Espanha



 Começou nesta quarta-feira no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 2015. Hoje aconteceram as disputas eliminatórias do C1 Masculino e Feminino Sub-23, K1 Masculino Sub-23, C1 Masculino e Feminino Junior e K1 Masculino Junior.  A competição acontece até domingo e envolve mais de 380 atletas de 36 países do mundo, considerada a nova geração da Canoagem Slalom mundial.
 
Para o diretor da comissão de estratégia olímpica da Federação Internacional de Canoagem, Thomas Konietzko, o desenvolvimento da Canoagem Brasileira na última década é evidente, muito em virtude da conquista dos atuais patrocinadores e do fato do Brasil receber os Jogos Olímpicos.
 
“Primeiro meus cumprimentos à Confederação Brasileira de Canoagem pelo excelente trabalho. Estou feliz com o sistema de desenvolvimento adotado no Brasil, fato que dará mais oportunidades na Canoagem Slalom e na Canoagem Velocidade para o Brasil lutar por medalhas no ano que vem”, disse.



  Eliminatórias Sub-23 
A primeira eliminatória do dia foi no C1 Masculino Sub-23 e quem marcou o melhor tempo foi o britânico Adam Burgess com 93.56. Nesta categoria passaram para a semifinal os 30 melhores tempos da eliminatória com grande presença de atletas da Grã-Bretanha, Argentina, Itália, República Tcheca e Brasil.
 
Depois disso foi a vez das mulheres do C1 Feminino Sub-23, prova onde a britânica Kimberley Woods marcou o melhor tempo da eliminatória (106.85). Destaque para as canoístas da Grã-Bretanha, Austrália, Espanha, República Tcheca e Brasil. Passaram para a semifinal os melhores 20 tempos da eliminatória.
 
A brasileira Ana Sátila gostou da sua estreia que garantiu sua presença na semifinal. "Eu me preparei bastante para este Mundial. É a primeira vez que encaro a disputa pelo Sub-23 e estou muito motivada por ser no Brasil", concluiu.
 
Para fechar o período da manhã o K1 Masculino Sub-23 mostrou ao público que a categoria será uma das mais disputadas do evento e quem levou a melhor no dia foi o brasileiro Pedro Henrique da Silva com o tempo limpo de 85.64. Na semifinal passaram os melhores 40 tempos com destaque para os canoístas do Brasil, República Tcheca, Canadá, Polônia e Austrália.
 
Pedro, mais conhecido como Pepê, que ficou em 9º lugar no Mundial Sub-23 de 2014, na Austrália, comentou sua estreia no Mundial do Brasil. "O nível da competição está alto, com atletas que disputam campeonatos na categoria sênior. Queria dar um bom início na competição, mas não esperava ganhar a primeira  prova". 



Canal Itaipu 
O Canal Itaipu tem 430 metros de extensão e varia de 8 a 25 de largura, com cerca de 1,2m de profundidade. O local já recebeu o Mundial de Canoagem Slalom Sênior 2007 e o evento classificatório para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.
 
O tcheco Jiri Prskavec, um dos principais nomes do K1 Masculino no mundo, gostou do que viu no Brasil. “Eu gostei do canal brasileiro. É raso em algumas partes, mas acho que o designer de circuito fez um bom trabalho porque as balizas estão muito bem colocadas, então acho que o circuito está muito bom”, completou.
 
Eliminatórias Junior 
Após o almoço aconteceram as disputas das eliminatórias na categoria Junior. No C1 Masculino Junior destaque para o tcheco Vaclav Chaloupka que dominou a eliminatória garantindo o melhor tempo com 96.22, com destaque também para os canoístas da Alemanha, Austrália, Brasil e Grã-Bretanha. Passaram para a semifinal os 30 melhores tempos da categoria.
 
No C1 Feminino Junior a jovem espanhola Klara Olazabal garantiu o melhor tempo da eliminatória (110.76) das vinte atletas que passaram para a semifinal. Na eliminatória destaque para as canoístas da Alemanha, Austrália, França e Brasil.
 
Para fechar o dia de competição do Mundial Foz 2015 aconteceram as eliminatórias do K1 Masculino Junior e quem levou a melhor foi o tcheco Alexandr Maikranz com o tempo de 88.02. Os canoístas eslovacos, franceses e poloneses também se destacaram na eliminatória que classificou os melhores 40 tempos para a semifinal. 

Mundial continua nesta quinta-feira 
Amanhã acontecem as eliminatórias do K1 Feminino e C2 Masculino, nas categorias Sub-23 e Junior.  Já no período da tarde serão realizadas as provas de demonstração do circuito onde serão disputadas as semifinais e finais do Mundial.

Site Oficial do evento:

0 comentários:

Postar um comentário