Nova Lima ‘abraça’ a primeira etapa mineira do Brasil Enduro Series

Written By Podio Sport on quinta-feira, 12 de março de 2015 | 15:05


.

Ciclistas, lojistas, ongs e associações da região metropolitana de Belo Horizonte apoiaram a etapa de abertura da competição pioneira de Enduro MTB no País




São Paulo (SP) - Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, justificou a tradição de suas trilhas e cumpriu seu papel ao apoiar incondicionalmente a primeira etapa do Brasil Enduro Series (BES) disputada em solo mineiro neste mês. A opção dos organizadores em abrir a temporada de 2015 em Nova Lima foi estratégica e contou com amplo envolvimento da comunidade ciclística da região. Em 2014, ano de estreia, a competição pioneira em enduro MTB desafiou as trilhas de Itaipava (RJ), Urubici (SC) e Campos do Jordão (SP).

Entre as entidades apoiadoras do BES, foi relevante a participação da Arca (Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental). Seus dois representantes, Christian Wagner e Fred Lanna, levantaram o percurso, estabelecendo contatos com proprietários dos terrenos e zelando para que as trilhas passassem de forma ‘saudável’, respeitando-se a natureza da região. "A parceria superou as expectativas e fortaleceu o esporte. Atletas e públicos ficaram satisfeitos com o evento pioneiro para a cidade. Deixamos um legado em relação à qualidade de vida e à preservação ambiental. Ano que vem tem mais", enfatizou Christian.

Na mesma direção da Arca, o BES contou com a colaboração do CAC (Centro de Apoio ao Ciclista) na logística do evento e no relacionamento com a Prefeitura de Nova Lima. Ainda atuou diretamente na construção da nova pista ‘milk shake’, um benefício permanente para a população local. "Meu sobrinho, Luis Felipe, de 14 anos, ficou empolgado e competiu pela primeira vez. Aconteceu também com outros meninos. Um evento de grande porte, trazendo oportunidades para muita gente da região", relatou Jean Felipe, responsável pelo CAC. "A terceira Especial foi totalmente criada pelo CAC, com extremo respeito à natureza. Foi um aprendizado para o CAC e seus quatro mil ciclistas, de iniciantes aos profissionais".

A loja Off Camber, localizada a poucos metro do "QG" da prova também contribuiu de maneira fundamental com o Brasil Enduro Series. "Quero agradecer pela oportunidade que tivemos de incentivar o ciclismo em Nova Lima. Ficamos muito satisfeitos, principalmente com as novas trilhas. O BES nos trouxe uma visão diferente do esporte e vontade de praticar o Enduro. É um prazer colaborar com a modalidade que amamos", enalteceu o sócio da Off Camber, Rafael Rosa.

A mesma sensação de dever cumprido, demonstrada pelos participantes do BES em Nova Lima é compartilhada pela organização da prova em relação à inédita etapa mineira. "Nova Lima prometia uma prova grandiosa, importante. Fomos cuidadosos para estabelecermos as parcerias certas, com pessoas que tínhamos a certeza que somariam experiência. Christian Wagner e Fred Lana, ambos da ONG Arca, o Jean Felipe do CAC, além do Rafael Rosa, da bike shop Off Camber. Deram 100% de suas possibilidades. Firmaram relações importantes como, por exemplo, Csul, Vale, Prefeitura de Nova Lima e outros apoiadores Em nome do BES agradeço à dedicação de todos os envolvidos", destacou Theo Duarte, organizador do Brasil Enduro Series.

Etapa do BES em Nova Lima

Resultado em Nova Lima - Na principal categoria, a pro, quem faturou o título foi o paulista de Santa Bárbara do Oeste Thiago Boaretto (Specialized Factory Team), seguido de perto pelo mineiro Leonardo Mattioli (Santa Cruz) e pelo catarinense Nataniel Giacomozzi (HUPI Bikes / Isapa / Shimano), atual campeão nacional. André Bretas, de Minas Gerais, e Cristian Bravo (Chile) completaram o pódio. A prova foi disputada em 25 km de deslocamentos, mais 7,2 km de especiais.

A segunda etapa, contando pontos para o ranking do BES e também para o Monten Baik Enduro Latam Series, será de 17 a 21 de junho, em Pomerode (SC). Em agosto, nos dias 15 e 16, Urubici (SC) recebe a competição, que será finalizada em Itaipava (RJ), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Pais, filhos e demais campeões no pódio

 
Mais informações no site http://www.brasilenduroseries.com.br/


A I / ZDL
Foto / Jonatha Jünge / Brasil Enduro Series / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário