FIVB confirma Brasil como sede da fase final da Liga Mundial

Written By Podio Sport on sábado, 7 de março de 2015 | 11:55


.

Ginásio do Maracanãzinho receberá a competição que será evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016





A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou, nesta quinta-feira (05.03), o Rio de Janeiro como sede da Fase Final da Liga Mundial, entre os dias 14 e 19 de julho, no ginásio do Maracanãzinho. A competição funcionará como evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois de oito anos, as grandes feras do voleibol mundial voltam ao Brasil para jogar com a motivação extra de disputar um título com as melhores equipes do mundo na mesma arena que será palco da disputa pelo ouro Olímpico em 2016.

O projeto para o ouro olímpico falou mais alto e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) reconsiderou a decisão de dezembro de 2014, pleiteou novamente a sede das finais da Liga Mundial para oportunizar a equipe de Bernardinho atuar diante da torcida e no templo do voleibol brasileiro. Com a confirmação da sede no Rio de Janeiro, o Brasil já tem vaga garantida na fase decisiva.

A retomada das negociações entre CBV e FIVB para que a fase final da Liga Mundial acontecesse no Brasil foi decidida em comum acordo com a comissão técnica, já que o Brasil não poderá participar da Copa do Mundo por já possuir a vaga olímpica.

Para o presidente da CBV, Walter Pitombo Larangeiras (Toroca), o projeto desenhado para o ciclo olímpico é prioridade absoluta para a Confederação:

"Entendemos agora ser hora de priorizarmos o projeto olímpico. É olhar para frente, para 2016. Retomamos as negociações assim que tivemos a informação que estaríamos fora da Copa do Mundo. Não poderíamos comprometer um planejamento que está há três anos mantendo o Brasil no pódio das competições e que encerra o ciclo olímpico jogando em casa."

                                                                          Último jogo do Brasil na Liga Mundial no Brasil em 2008

Histórico e atrações
A Liga Mundial começou a ser disputada anualmente em 1990 como forma de incrementar calendário para as seleções nacionais. A seleção brasileira é a maior vencedora da competição com nove títulos (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), além de outros cinco vice-campeonatos.

O Brasil já sediou as finais da Liga Mundial em quatro oportunidades: 1993, 1995, 2002 e a última vez em 2008. Jogando com sua torcida, o único título foi o primeiro conquistado pela seleção, em 1993 em São Paulo.

A fase final da Liga Mundial será disputada por seis equipes: as quatro melhores do grupo 1 (Irã, Polônia, Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Itália e Austrália); a campeã do Grupo 2 (Argentina, Bulgária, Canadá, Cuba, República Checa, França, Japão, Coreia do Sul, Bélgica, Finlândia, Portugal e Holanda); além do Brasil, que já está garantido na fase final por ser sede.

No Brasil estarão as melhores equipes do voleibol mundial. São dois grupos com três seleções que se enfrentam. Os dois melhores se classificam para as semifinais. A final no domingo (19.07) é disputada pelos vencedores do confronto semifinal. O Brasil quer em casa garantir a hegemonia de títulos. Nas duas últimas edições a seleção brasileira ficou com a prata.


A I / CBV
Foto / Silvio Ávila / CBV / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário