Ouro e prata para o Brasil nos 5km feminino da Argentina

Written By Podio Sport on quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015 | 20:48


.

Sul-Americano Absoluto - Maratonas Aquáticas




 Rio de Janeiro - Uma dobradinha brasileira nas maratonas aquáticas abriu nesta 5ª feira, 5/02, na argentina Viedma, o complemento do Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos de 2014. Gabriela Ferreira (ouro) e Viviane Jungblut (prata) garantiram as primeiras medalhas brasileiras na prova de 5km. Em outubro passado ocorreram as disputas de natação, nado sincronizado e polo aquático, na Argentina, e de saltos ornamentais, na Venezuela.  

Gabriela venceu em 1h10min04, quatro segundos à frente de Viviane. Na terceira posição, a venezuelana Carmen Materano marcou 1h10min17. Na versão masculina, sem a presença brasileira, a Venezuela também fez dobradinha, com um argentino completando o pódio. 

No próximo sábado (7/02) acontecerá a prova mais importante, no percurso olímpico de 10 quilômetros, uma verdadeira competição três em uma, marcada para as 17h, de Brasília. A travessia será válida para o Sul-Americano; como abertura do circuito da Copa do Mundo da FINA; e ainda decidirá quem representará a América do Sul nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. 

Pódio Fem 5km: Carmen (VEN, Bronze), Gabriela (BRA, Ouro) e Viviane (BRA, Prata)

A Copa do Mundo e os Jogos Pan-Americanos são disputados apenas em 10 quilômetros. Já o programa do Sul-Americano também inclui a disputa dos cinco quilômetros e a prova por equipes no domingo, 8/02. Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto já estão selecionadas para a disputa dos 10 quilômetros no Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, em agosto, e não competirão em Viedma nem no Pan do Canadá. O Mundial será seletiva nas maratonas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 

A Confederação Sul-Americana de Natação - CONSANAT designou apenas sete vagas por gênero para o Pan, ou seja, para ter dois atletas nos Jogos de Toronto, tanto no feminino como no masculino, eles precisam estar entre os sete melhores colocados do continente em Viedma. 

A seleção brasileira de maratonas aquáticas compete com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.

Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas em Viedma

Programação 7/02 (Valendo para o Sul-Americano e para a Copa do Mundo)
10km - Betina Lorscheister e Carolina Bilichi / Allan do Carmo e Diogo Villarinho
Obs: Estes atletas e ainda Viviane Jungblut, Gabriela Ferreira, Samuel de Bonna e Luiz Rogério Arapiraca estarão também nesta prova, porém apenas pela Copa do Mundo.
 

8/02 (Valendo para o Sul-Americano)
Prova por Equipe


 A I / CBDA
Foto / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário