CAMINHO DAS CORES

Written By Podio Sport on domingo, 21 de dezembro de 2014 | 08:57


.


“Caminho das Cores” é a mais recente série do artista plástico Salomão Zalcbergas. A mostra está aberta à visitação até o dia 15 de janeiro de 2015.




As 19 telas têm como tema a natureza da Chapada Diamantina, seus caminhos, cachoeiras, matas, charcos, lagos e rios além de imagens de alguns personagens da região; uma interpretação própria das paisagens em um caminho de luz e cores que, enaltecidas, remetem ao clima bucólico da região. 


Zalcbergas é responsável por um pioneiro trabalho de resgate cultural das histórias e das cores do Vale do Capão, que vem sendo retratadas em telas e murais naquela comunidade. São fonte de inspiração os “causos”, as lendas, religiosidade e tradições do Vale. Em seus quadros nota-se o espírito agrícola da região. 

Luiz Salomão Zalcbergas é formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Ufba. Com licenciatura em Desenho, foi docente em Artes em diversas escolas públicas estaduais de Salvador. Nascido em São Paulo, estabeleceu-se na Bahia desde 1960. Realizou diversas exposições em Salvador e no Vale do Capão, região onde seus murais estão expostos permanentemente.


Localizado no município de Palmeiras, a 445 km de Salvador, o Vale do Capão possui paisagens deslumbrantes.  O ambiente-cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras, áreas de Mata Atlântica, montanhas dentre outras preciosidades naturais. O lugar vivenciou os ciclos extrativistas do ouro, diamante e café, além da agricultura da cana-de-açúcar e da banana. 

Cartaz do evento

A I / Podio Sport / Redação
Foto / Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário