Filipe Toledo brilha de novo no O´Neill SP Prime em Maresias

Written By Podio Sport on quinta-feira, 6 de novembro de 2014 | 18:42


.

Paulista usou o seu arsenal de aéreos para tirar a primeira nota 10 e se tornar o recordista absoluto do ASP Prime de São Sebastião apresentado pelo Guaraná Antarctica na praia mais badalada do litoral norte de São Paulo




O paulista Filipe Toledo brilhou de novo nas ótimas ondas de 4-6 pés da quinta-feira na Praia de Maresias, arrancando a primeira nota 10 do O´Neill SP Prime em um aéreo full rotation perfeito de backside. Ele ainda trocou uma nota 9,63 pela 9,33 da sua primeira onda para se tornar o recordista absoluto com 19,63 pontos de 20 possíveis. Além dele, o potiguar Italo Ferreira também já passou direto para as oitavas de final e mais sete brasileiros ainda podem se classificar na repescagem que ficou para abrir a sexta-feira, inclusive o número 1 do mundo, Gabriel Medina. Dependendo das previsões das ondas para o domingo na Praia de Maresias, a etapa do ASP Prime apresentada pelo Guaraná Antarctica na praia mais badalada do litoral norte de São Paulo, pode ser encerrada no sábado em São Sebastião. 

"Estou amarradão, fazia tempo que eu não surfava uma bateria assim, descartando notas altas", disse Filipe Toledo, que descreveu o aéreo que arrancou a primeira nota 10 unânime do O´Neill SP Prime. "Fiquei um pouco atrás da onda e achei que não ia conseguir chegar a tempo. Mas, quando dei a primeira passada a prancha ganhou um gás, na segunda tava com um pouco de água nos olhos, tive que fecha-los e quando abri vi que tinha a sessão perfeita pra dar um aéreo. Foi no momento certo. Se eu estivesse um milésimo atrás, não ia dar certo a manobra. Eu até achei que não ia completar o aéreo porque foi muito alto e eu ia aterrisar direto no flat, então deu um pouco de medo do meu pé, porque estou voltando de lesão a pouco tempo. Mas, deu tudo certo, o pé está forte e estou amarradão pela nota 10". 

Filipe Toledo já havia brilhado na terça-feira, quando conseguiu a maior nota - 9,93 - do O´Neill SP Prime com um aéreo 360 full rotation de frontside e o primeiro dez do campeonato foi num voo de backside nas esquerdas de Maresias, rodando de costas para a onda. Ele ainda repetiu a nota 9,93 no último confronto do dia, quando ganhou a última vaga direta para as oitavas de final utilizando outra modalidade do seu arsenal de aéreos, um "kerrupt flip" que tirou 10 de três dos cinco juízes, com dois achando que não valia nota máxima. Nesta bateria, o cearense Heitor Alves e o australiano Jack Freestone foram mandados para a repescagem com uma "combination" de 19,00 pontos, segundo maior placar do dia e do campeonato.

Filipe Toledo (SP)

G-10 ELIMINADOS - O recorde de 19,63 pontos Filipe Toledo registrou no último confronto formado por quatro competidores, com o italiano Leonardo Fioravanti ganhando a briga pelo segundo lugar na bateria do brasileiro Jessé Mendes e do argentino Santiago Muniz. Jessé foi o quarto surfista que defendia posição na lista dos dez indicados pelo ASP Qualification Series para o WCT do ano que vem a ser eliminado nas baterias restantes da segunda fase que abriram a quinta-feira na Praia de Maresias.
 

O paulista permanece em décimo no ranking que está garantindo até o 13.o colocado, Ricardo Christie, neozelandês que foi o primeiro a cair, sendo barrado pelo paulista Caio Ibelli e o australiano Nathan Hedge no segundo confronto do dia. Depois, o sétimo Tomas Hermes cometeu interferência e ficou em último na bateria que classificou outros dois brasileiros para a primeira batalha por vagas nas oitavas de final do O´Neill SP Prime, o paulista David do Carmo e o cearense Heitor Alves. Também em último terminou o representante da ilha Guadalupe, Charles Martin, sendo superado pelo costa-ricense Noe Mar McGonagle e o australiano Jack Freestone.  

A única mudança de nomes no G-10 com os resultados da sexta-feira em São Sebastião foi o francês Joan Duru, quando ganhou a disputa pela quarta vaga direta para as oitavas de final surfando ótimas ondas contra os australianos Julian Wilson e Brent Dorrington. Com os 2.400 pontos que já garantiu no ranking, Duru saltou da 19.a para a 11.a posição no ranking, ultrapassando Charles Martin e o neozelandês Ricardo Christie, que continua fechando a lista dos dez que estão se classificando para completar a elite dos top-34 que vai disputar o título mundial no ano que vem. 

"Estou muito feliz por já estar somando uma boa pontuação. Foi uma bateria muito difícil, mas consegui pegar duas ondas muito boas para vencer", disse Joan Duru. "Deu altas ondas hoje (quinta-feira), mas com a maré enchendo ficou um pouco pior do que antes. Eu tive que ter paciência para escolher bem e eu sabia que tinha tirar notas altas para derrotar surfistas tão bons como o Julian (Wilson) e o Brent (Dorrington). Em ondas como as que estavam rolando, eu busquei fazer grandes manobras e estou feliz porque o meu plano deu certo. Agora já me classifiquei para as oitavas de final e preciso de um bom resultado aqui para chegar com mais chances de brigar pela vaga no WCT lá no Havaí".

Filipe Toledo (SP)

BATERIA BRASILEIRA - A vitória do francês aconteceu logo após o confronto verde-amarelo da primeira rodada classificatória para as oitavas de final. A praia lotou de novo para assistir o número 1 do mundo competindo em sua casa, mas Gabriel Medina acabou cometendo uma interferência no pernambucano Ian Gouveia e ficou fora da briga. Ele chegou até a sair antes da bateria terminar, quando o potiguar Italo Ferreira ultrapassou os 14 pontos nas duas ondas computadas. Medina só somaria uma nota com a penalidade da interferência e o máximo que conseguiria seria uma nota 10. Ele ainda fez um belo aéreo que valeu 8,5, a maior da bateria vencida por Italo Ferreira na segunda vitória do potiguar sobre Medina em Maresias.
 

"Estou muito feliz por avançar mais um rounde e a bateria foi boa. O Gabriel (Medina) cometeu um erro ali, mas isso acontece. Eu consegui pegar as ondas certas e surfar bem para vencer mais uma e agora vamos com tudo para as oitavas de final", disse Italo Ferreira, que já aparece em quinto lugar no ranking do ASP Qualification Series, podendo confirmar sua vaga no WCT por antecipação no O´Neill SP Prime. "Eu procuro não ficar pensando muito nisso. Acho que pode atrapalhar a concentração ficar pensando em pontos, pontos e pontos. Agora no momento só quer passar baterias, uma a uma, avançar fase a fase e que seja feita a vontade de Deus". 

Gabriel Medina também falou sobre a marcação da interferência: "Eu fui na onda, achei que ele (Ian Gouveia) não ia entrar, aí eu pulei da prancha. Já fiz isso várias vezes no WCT e não marcaram interferência, mas acontece, é da competição. Eu poderia ter ganho essa bateria se não fosse isso, mas vamos pra próxima que vai começar do zero", disse Medina, que comentou sobre os destaques do dia também. "As ondas estavam boas e com certeza o Filipinho (Toledo) puxou o ritmo. É legal ver os moleques arrebentando, eu também sou moleque, mas o Filipe quebrou. Eu estava surfando ali do lado, vi ele tirar aquela nota 10 e um 9 e pouco, vi os dois aéreos e foram irados mesmo. O Italo (Ferreira) também está quebrando, está num momento bom, tentando a vaga para o WCT e me venceu de novo, mas poderemos nos encontrar de novo mais pra frente". 

Mesmo perdendo, Medina ainda está vivo na disputa do título do O´Neill SP Prime, que vale um prêmio de 40 mil dólares e decisivos 6.500 pontos na corrida pelas últimas vagas no G-10 do QS para o WCT 2015, porque esta terceira fase da competição não era eliminatória. Os vencedores das baterias passaram direto para as oitavas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem, que ficou para abrir a sexta-feira em São Sebastião. Gabriel Medina agora fará um duelo de tops do WCT contra o australiano Julian Wilson no quarto confronto do dia. Quem passar, enfrentará o francês Joan Duru na quarta oitava de final.

Italo Ferreira (RN)

OITAVAS DE FINAL - Três australianos já garantiram passagem direta para as oitavas de final na primeira rodada classificatória, o top do WCT Matt Wilkinson, a surpresa Garrett Parkes e Matt Banting, que está na briga pela liderança do ranking do potiguar Jadson André, junto com os brasileiros Filipe Toledo e Wiggolly Dantas. O Brasil conquistou duas vagas com Filipe Toledo e Italo Ferreira, mesmo número da surpreendente Costa Rica com mais uma ótima participação dos seus dois únicos representantes no O´Neill SP Prime, Carlos Munoz e Noe Mar McGonagle. O francês Joan Duru completa a lista dos oito surfistas que já estão entre os dezesseis finalistas da última etapa do ASP World Prime de 6.500 pontos antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana.
 

"Este campeonato é incrível, uma estrutura que nunca vi em outros eventos, as ondas são perfeitas, muito parecidas com as da Playa Hermosa, lugar onde eu vivo na Costa Rica, boas para tubos e aéreos, com as montanhas atrás, água quente, então estou muito feliz por já ter passado para as oitavas de final", disse Carlos Munoz, após derrotar o brasileiro Caio Ibelli e o havaiano Keanu Asing, que defende a nona posição no G-10 do ASP Qualification Series, enquanto o costa-ricense já saltou do 42.o para o 29.o lugar no ranking com a classificação para as oitavas de final. 

O seu compatriota, Noe Mar McGonagle, está mais abaixo aparecendo em 49.o lugar, mas chegou no O´Neill SP Prime em 81.o, subindo mais de trinta posições com a vitória sobre o brasileiro David do Carmo e o italiano Leonardo Fioravanti no penúltimo confronto da quinta-feira de ótimas ondas na Praia de Maresias. "Este é o primeiro evento com nível Prime que eu participo e nunca somei tantos pontos no ranking, então estou muito feliz pelo meu desempenho aqui. Eu sou de Pavones, um point break de esquerdas no sul da Costa Rica e aqui é muito diferente da minha casa, mas estou tentando me adaptar às condições do mar. Achei Maresias um lugar irado, altas ondas, pessoas muito amigáveis e estou curtindo bastante".

Joan Duru (FRA)

CHAMADA ÀS 7H30 - A sexta-feira será iniciada pela repescagem que vai definir as vagas para completar as oitavas de final do O´Neill SP Prime. A primeira chamada para a bateria australiana de Dion Atkinson contra Connor O´Leary foi marcada para as 7h30 na Praia de Maresias e o Brasil entra no mar logo no segundo duelo do dia, com o paulista Wiggolly Dantas que já está garantido como uma das novidades na elite mundial do WCT 2015 enfrentando ao francês Marc Lacomare. Depois tem dois confrontos entre Brasil e Austrália, com o pernambucano Ian Gouveia disputando a terceira vaga contra Brent Dorrington e Gabriel Medina fazendo um clássico do WCT com Julian Wilson.
 

Mais quatro brasileiros estão na segunda metade da repescagem. Na quinta bateria, o duelo é internacional entre o havaiano Keanu Asing e o australiano Nathan Hedge e na sexta a bateria é brasileira entre o catarinense Alejo Muniz e o paulista Caio Ibelli. Depois, tem outro paulista, David do Carmo, contra o australiano Jack Freestone e o cearense Heitor Alves disputa a última vaga para as oitavas de final do O´Neill SP Prime com o italiano Leonardo Fioravanti. A programação é também realizar as oitavas de final na sexta-feira e o campeonato pode ser encerrado no sábado em São Sebastião, dependendo das previsões das ondas para o domingo.

Carlos Muñoz (CRI)

FESTAS E SHOWS - Além das disputas por pontos decisivos na corrida pelas vagas no WCT de 2015, a etapa mais importante da "perna brasileira de fim de ano" da ASP South America também programou várias atrações para o público que deve lotar a Praia de Maresias para assistir os melhores surfistas do mundo. A Festa de Abertura já aconteceu no sábado, 1.o de novembro, no Morocco Bar e no próximo sábado o agito começa na praia mesmo, com um Festival de Música aberto ao público no final de tarde logo após o encerramento da competição, com a banda CPM 22 como principal atração. Depois, à noite, tem a Festa de Encerramento no Sirena Club.
 

Evento homologado pela ASP South America como a sexta das oito etapas com status Prime do ASP Qualification Series 2014. Transmissão ao vivo na internet pelo www.oneillspprime.com 

Noe Mar McGonagle (CRI)

OITAVAS DE FINAL DO O´NEILL SP PRIME - 9.o lugar com US$ 4.300 e 2.400 pontos:
1.a: Matt Banting (AUS) x vencedor da 1.a repescagem
2.a: Garrett Parkes (AUS) x vencedor da 2.a repescagem
3.a: Italo Ferreira (BRA) x vencedor da 3.a repescagem
4.a: Joan Duru (FRA) x vencedor da 4.a repescagem
5.a: Matt Wilkinson (AUS) x vencedor da 5.a repescagem
6.a: Carlos Munoz (CRI) x vencedor da 6.a repescagem
7.a: Noe Mar McGonagle (CRI) x vencedor da 7.a repescagem
8.a: Filipe Toledo (BRA) x vencedor da 8.a repescagem

QUARTA FASE - REPESCAGEM - Vitória=Oitavas de Final / Derrota=17.o lugar com US$ 2.700:
---------------baterias que vão abrir a sexta-feira:
1.a: Dion Atkinson (AUS) x Connor O´Leary (AUS)
2.a: Wiggolly Dantas (BRA) x Marc Lacomare (FRA)
3.a: Brent Dorrington (AUS) x Ian Gouveia (BRA)
4.a: Gabriel Medina (BRA) x Julian Wilson (AUS)
5.a: Keanu Asing (HAV) x Nathan Hedge (AUS)
6.a: Alejo Muniz (BRA) x Caio Ibelli (BRA)
7.a: Jack Freestone (AUS) x David do Carmo (BRA)
8.a: Laonardo Fioravanti (ITA) x Heitor Alves (BRA)
 

TERCEIRA FASE - Round of 24 - Vitória=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
---------------baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: 1-Matt Banting (AUS)=17.50, 2-Connor O´Leary (AUS)=13.34, 3-Marc Lacomare (FRA)=12.46
2.a: 1-Garrett Parkes (AUS)=16.66, 2-Wiggolly Dantas (BRA)=9.60, 3-Dion Atkinson (AUS)=9.53
3.a: 1-Italo Ferreira (BRA)=15.63, 2-Ian Gouveia (BRA)=12.66, 3-Gabriel Medina (BRA)=8.50
4.a: 1-Joan Duru (FRA)=17.80, 2-Julian Wilson (AUS)=14.23, 3-Brent Dorrington (AUS)=9.33
5.a: 1-Matt Wilkinson (AUS)=17.70, 2-Nathan Hedge (AUS)=17.20, 3-Alejo Muniz (BRA)=10.93
6.a: 1-Carlos Munoz (CRI)=14.74, 2-Caio Ibelli (BRA)=13.30, 3-Keanu Asing (HAV)=11.14
7.a: 1-Noe Mar McGonagle (CRI)=14.16, 2-David do Carmo (BRA)=12.70, 3-Leonardo Fioravanti (ITA)=7.53
8.a: 1-Filipe Toledo (BRA)=19.00, Heitor Alves (BRA)=10.34, Jack Freestone (AUS)=8.50
 

SEGUNDA FASE - Round of 48 - 3.o=25.o lugar (US$ 1.900 e 700 pts) / 4.o=37.o lugar (US$ 1.600 e 650 pts):
----------------baterias que abriram a quinta-feira:
7.a: 1-Alejo Muniz (BRA), 2-Keanu Asing (HAV), 3-Miguel Pupo (BRA), 4-Jeremy Flores (FRA)
8.a: 1-Caio Ibelli (BRA), 2-Nathan Hedge (AUS), 3-Ricardo Christie (NZL), 4-Tim Reyes (EUA)
9.a: 1-Carlos Munoz (CRI), 2-Matt Wilkinson (AUS), 3-Sebastian Zietz (HAV), 4-Steven Pierson (TAH)
10: 1-David do Carmo (BRA), 2-Heitor Alves (BRA), 3-Marlon Lipke (PRT), 4-Tomas Hermes (BRA)
11: 1-Noel Mar McGonagle (CRI), 2-Jack Freestone (AUS), 3-Granger Larsen (HAV), 4-Charles Martin (GLP)
12: 1-Filipe Toledo (BRA), 2-Leonardo Fioravanti (ITA), 3-Jessé Mendes (BRA), 4-Santiago Muniz (ARG)
 
----------------baterias que fecharam a terça-feira:
1.a: 1-Matt Banting (AUS), 2-Garrett Parkes (AUS), 3-Thomas Woods (AUS), 4-Dillon Perillo (EUA)
2.a: 1-Dion Atkinson (AUS), 2-Connor O´Leary (AUS), 3-Mitch Coleborn (AUS), 4-Frederico Morais (PRT)
3.a: 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Marc Lacomare (FRA), 3-Davey Cathels (AUS), 4-Cahill Bell-Warren (AUS)
4.a: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Julian Wilson (AUS), 3-Billy Stairmand (NZL), 4-Patrick Gudauskas (EUA)
5.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Joan Duru (FRA), 3-Brett Simpson (EUA), 4-Maxime Huscenot (FRA)
6.a: 1-Brent Dorrington (AUS), 2-Italo Ferreira (BRA), 3-Mitch Crews (AUS), 4-Gony Zubizarreta (ESP)


 —————————————————————————————
A I / ASP South America / João Carvalho  
Foto / Daniel Smorigo / ASP / Divulgação
———————————————————————————-

0 comentários:

Postar um comentário