Equipe Permanente de Canoagem Velocidade passa a treinar em Curitiba

Written By Podio Sport on quinta-feira, 20 de novembro de 2014 | 11:36


.

Categorias caiaque e canoa feminina têm na capital paranaense Centro de Treinamento e Centro de Desenvolvimento da Canoagem




Os atletas da Canoagem Velocidade têm uma nova cidade para os treinos: Curitiba (PR). O local de treinamento dos canoístas, a partir de janeiro, será o Parque Náutico do Iguaçu. As equipes de Caiaque masculino e feminino, Canoa feminina e Canoa masculina Junior e Sub-23, e Canoa feminina Sênior chegam de São Paulo, seu antigo local de residência e treinamento, e passam a residir em Curitiba gradualmente, de novembro deste ano até janeiro do ano que vem. Além do Centro de Treinamento a capital paranaense também abriga o Centro de Desenvolvimento da Canoagem Brasileira especializado na análise científica da modalidade e referência neste tipo de investigação esportiva atualmente no Brasil.
 
O presidente da Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan), Rubens Faro Pompeu, vê a transição como fundamental para a Canoagem Brasileira. “As equipes vão ficar na mesma cidade da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e da ABraCan. O local é ideal, pois tem uma raia olímpica de excelência, é próximo da academia e é mais tranquilo. Sem contar que os canoístas terão o acompanhamento da coordenação”, comemora. Outra vantagem, segundo Pompeu, é que a raia em Curitiba é mais adequada para a prática esportiva. “A raia de Guarapiranga era uma represa aberta, em Curitiba é mais propícia, até pelas condições climáticas. Acredito que, assim, teremos mais sucesso”.
 
O gerente administrativo da ABraCan, Luciano Moraes, explica que a vinda dos atletas será gradativa. “São 33 atletas, no total, que ficarão aqui em Curitiba. No dia 19 deste mês chegam oito canoístas. No dia 1º de dezembro mais seis e no dia 5, também em janeiro, o restante da equipe estará instalada na cidade”, ressalta. Moraes conta que a estrutura de moradia já está pronta para a chegada das equipes e, em dezembro, o Parque Náutico receberá os equipamentos que ainda faltam. “Durante o mês de dezembro o local será montado para virar um centro de treinamento referência. Receberemos os barcos, as canoas e caiaques, os contêineres com aparelhagem e dois micro-ônibus que serão usados no transporte das equipes”, declara.
 
Confira AQUI a circular de convocação
 

Além dos atletas, três técnicos virão para Curitiba: Ruy Fernandes, técnico da equipe de caiaque masculino; Figueroa Conceição, técnico de canoa das categorias Júnior, Sub-23 e Canoa Sênior Feminina; e Lauro de Souza Júnior, que treina a equipe de caiaque feminina. O grupo também será composto pelas auxiliares técnicas Maria Cristina de Oliveira e Maria Angélica Rozalen, além de um médico, um dentista, dois fisioterapeutas, um psicólogo e um nutricionista.
 
O técnico português Ruy Fernandes, que já está na capital paranaense, afirma que a expectativa dos atletas é grande, pois a mudança irá melhorar as condições de trabalho. “Teremos uma estrutura só pra nós, não precisaremos dividir com outros esportes, como acontecia. Em São Paulo os atletas acabavam ficando mais dispersos devido a este fator. A academia que temos aqui também é bem melhor e não podemos esquecer a facilidade de transporte, pois aqui o trânsito é mais tranquilo”, conta.
 
Sobre a preparação dos canoístas, Fernandes está otimista. “Celso de Oliveira Junior, que rema na categoria K1 1000m, é o atleta mais bem colocado, seguido por Edson Silva, no K1 500m. A rotina de treinamento começa em janeiro, pois temos três competições internacionais já no primeiro semestre de 2015: o Campeonato Sul-americano em abril, que será realizado na Colômbia, e as Copas do Mundo em maio, que vão acontecer em Portugal e na Alemanha”.
 

Além do Centro de Treinamento a capital paranaense também abriga o Centro de Desenvolvimento da Canoagem Brasileira, local especializado na pesquisa e análise científica e que em breve se tornará referência nacional neste setor esportivo.
 
Em visita recente ao local o secretário municipal de esportes, Aluísio de Oliveira Dutra Jr, destacou todas as melhorias realizadas no local para receber a Equipe Permanente de Canoagem Velocidade. “A Confederação Brasileira de Canoagem e a Academia Brasileira de Canoagem são os grandes responsáveis por dar o exemplo trazendo a equipe de alto rendimento da Canoagem Velocidade para este centro de treinamento. Para a cidade de Curitiba é algo extremamente positivo possuir um centro de treinamento que também fará uso da raia olímpica que possuímos no Parque Náutico do Iguaçu”, destacou.
 
Segundo o Diretor do Centro de Desenvolvimento e Head Coach da Canoagem Velocidade, Prof. Dr. Heros Ferreira, a canoagem só tende a crescer. Em breve também lançaremos o primeiro programa de detecção e promoção de talentos esportivos para canoagem. O programa atenderá exclusivamente atletas curitibanos de forma científica, visando os Jogos Olímpicos de 2020 e 2024".  
 
Ainda de acordo com Heros Ferreira, a planificação das ações à longo prazo, como a detecção de talentos curitibanos para os JO, é um dos pilares da filosofia de trabalho implantada no Centro de Desenvolvimento, tendo como foco a busca constante do desenvolvimento do atleta.
 

 
 A I / CBCa
 Foto / CBCa / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário