Brasil mostra amadurecimento e conquista título do Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol

Written By Podio Sport on segunda-feira, 3 de novembro de 2014 | 11:20


.

Seleção enfrentou Argélia, Egito e Argentina em preparação para o Mundial do Qatar em janeiro




São Bernardo do Campo (SP) - O Brasil conquistou o título do I Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol, neste sábado (1°), com uma vitória sobre a Argentina. Muito mais do que a alegria de levantar o troféu na competição amistosa, que contou também com as Seleções de Argélia e Egito, a equipe nacional comemorou o crescimento em quadra, já que se prepara para um grande desafio: o Mundial do Qatar, em janeiro de 2015. A competição foi disputada desde quinta-feira (30), no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). O Egito, que garantiu a vitória contra a Argélia hoje, ficou com o vice-campeonato, após somar dois resultados positivos.

A equipe brasileira terminou a competição invicta. Fez três partidas disputadas, mas conseguiu ficar à frente no placar contra a Argélia, Egito e contra os tão conhecidos vizinhos argentinos.

Ter Brasil e Argentina em quadra é sempre certeza de um jogo duro e com muita rivalidade. Hoje não foi diferente. Desde o início foram erros e acertos para os dois lados. Os brasileiros contaram com a ajuda de mais de três mil pessoas soltando alto o grito de apoio. Ainda assim, os argentinos fizeram um bom primeiro tempo e terminaram na frente. Na segunda parte, a Seleção Nacional foi mais guerreira, conseguiu tirar a diferença, dificultando muito a vida dos adversários. No empate em 19 gols, aos 16 minutos, os torcedores foram ao delírio. A equipe seguiu bastante aguerrida e conseguiu manter-se à frente em boa parte do tempo, com uma defesa sólida. Os argentinos bem que tentaram pressionar, mas não conseguiram mais passar à frente, para a alegria brasileira. 

Brasileiros comemoraram muito a conquista

O técnico da Seleção fez uma avaliação positiva, não só pelo resultado, mas principalmente pela postura quase sempre aguerrida em quadra. "Foi uma boa experiência. Os atletas tem muito respeito quando jogam em casa. Temos que lembrar que estamos a dois anos dos Jogos Olímpicos no Brasil, então, é bom que eles venham se acostumando com essa pressão de jogar aqui. O torneio foi muito duro. No primeiro dia, a Argélia estava fisicamente bem, foi um jogo complicado. O Egito foi ainda mais difícil. Com a Argentina, era como uma pequena final. Foi uma partida bem difícil, ainda mais na segunda parte, quando tivemos três gols de desvantagem. Tivemos paciência, pouco a pouco fomos acreditando em nós e conseguindo a vantagem, sem precipitações."

O ponta Felipe Borges, que nesta semana ocupou o posto de capitão, apontou o crescimento da equipe ao longo dos jogos. "Começamos esse torneio mal. Não conhecíamos a Argélia e eles nos trouxeram muita dificuldade no primeiro jogo. No segundo contra o Egito melhoramos. Hoje contra a Argentina foi um jogo difícil como sempre. Tomamos alguns contra-ataques que não podemos contra eles. Mas soubemos tirar a diferença. Esse torneio foi muito importante para a nossa preparação para o Mundial do Qatar", frisou.

O jogador que é de São Bernado ficou até emocionado com o grande apoio do público que lotou o ginásio. "A torcida foi sensacional. Fazia tempo que eu não jogava aqui em São Bernardo. Ver tanta gente vibrando foi muito legal. O apoio das pessoas até o final foi muito bom. A vibração em cada jogada, em cada gol, faz com que nós joguemos por eles, com muito amor."

Central Diogo Hubner foi eleito o melhor atleta da competição

Diogo Hubner foi eleito o melhor atleta da competição. Para o central, mais importante do que esse troféu, foi saber que pôde ajudar a equipe. "Eu realmente não esperava. A minha preocupação é sempre com o grupo, mas fico feliz que fui reconhecido e que pude ajudá-los em quadra. É para eles que dedico esse troféu", disse.

Outro ponto destacado por Diogo foi o fato de jogar em casa. Isso, segundo ele, contou muito a favor. "Para nós, foi fantástico jogar aqui. Foi uma competição muito importante, com jogos acirrados, que nos mostrou que podemos ir mais longe e superar a 13ª colocação inédita no último Mundial. Agora, é seguir evoluindo cada vez mais", ressaltou. O egípcio Mostafa Hassan Hendawy foi eleito o melhor goleiro, e o argelino Messaoud Berkous foi o artilheiro do torneio, com 20 gols.

Gols do Brasil: Chiuffa (5), Teixeira (5), Arthur (4), Diogo (4), Borges (2), Tchê (2), Thiagus (2) e Valadão (1).

Egito e Argélia também mostraram muito rivalidade na partida. O equilibrou prevaleceu o tempo todo, mas ao final, os egípcios conseguiram manter-se à frente, com o placar de 27 a 26 (16 a 10). Os argentinos foram os terceiros colocados no torneio e a Argélia a quarta. 

Argélia x Egito

Programação e resultados

Quinta-feira (30)
Argentina 21 x 24 Egito
Brasil 29 x 27 Argélia

Sexta-feira (31)
Argélia 15 x 27 Argentina
Brasil 23 x 20 Egito

Sábado (1º)
Argélia 26 x 27 Egito
Brasil 25 x 24 Argentina 

Serviço

Torneio Internacional Quatro Nações Masculino de Handebol
Datas: 30 e 31/10 e 1º/11
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)

Torcida apoiou muito os brasileiros

Seleção Masculina Brasileira

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara - Espanha) e Luiz Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Rogério Moraes (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toled (BM Granoller-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Naturhouse La Rioja-Espanha).

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Ademar León-Espanha).

Pontas - Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Claryston David Cordeiro Novais (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Wesley de Freitas (FC do Porto-Portugal).

Comissão técnica:

Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Preparador físico: Luigi Turisco
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira
Médico: Gustavo Rocha


A I / CBHb
Foto / Wander Roberto / Inovafoto / Photo&Grafia / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário