Tenistas baianos disputam finais do Bahia Juniors Cup nesta sexta (24)

Written By Podio Sport on sexta-feira, 24 de outubro de 2014 | 00:59


.
Os tenistas Natan Rodrigues e Catharina Azevedo estão nas finais da 29º edição do Bahia Juniors Cup, categoria 14 anos. Ambos venceram suas partidas hoje (23) e nesta sexta-feira (24) jogam as finais, a partir de 9h. O evento – que acontece no Costa Verde Tênis clube até sábado (25) – tem entrada gratuita ao público e conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos da Federação Internacional de Tênis, para o ranking Cosat (Sul-Americano) dos 16 e 14 anos e para o ranking nacional da Confederação Brasileira e Tênis nos 12 anos.
 
Na manhã desta quinta (23), Catharina venceu Mariane Castro por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (4) no tie-break e 6/0. “Comecei perdendo e ela estava jogando bem, mas busquei o jogo e venci”, contou. À tarde, ela e a parceira Luiza Fuck ganharam de Caila Almeida e Lara Martins por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. “Estou muito feliz por estar nas duas finais, principalmente por ser em casa”, completou. Nesta sexta, a final individual será contra a pernambucana Lorena Alves e a de dupla contra Gabriela Herwing e Gabriela Azevedo.
 
Natan, que só tinha se classificado com a dupla, junto com Victor Batista, ganhou de Henrique Marinho e Vitor Castro por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0. Nesta sexta-feira, eles enfrentam na final Matheus Alves e Mateus Queiroz.  Outro baiano que também está na final é Gustavo Schwebel, na categoria 12 anos. Ele ganhou de Lucas Britto por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5 e pega na final Pedro Cardoso.
 
Carreiras
 
Com 13 anos, Catharina é 1ª do ranking do campeonato baiano e 8ª do campeonato brasileiro em sua categoria. Dos títulos conquistados na categoria 14 anos estão de campeã de duplas Rota do Sol 2014 em Sergipe e em Pernambuco, campeã individual Rota do sol 2014 em Maceió e em Sergipe e campeã da 1ª e da 3ª etapa do Campeonato Baiano.
 
No currículo de Natan estão, entre outros, os títulos de campeão do torneio Rota do Sol em Fortaleza (12 anos) e de duplas do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis em Porto Alegre (Copa Gerdau).  O tenista – que tem 12 anos – ocupa hoje o 1º lugar no ranking brasileiro masculino na sua faixa etária. Sua próxima competição será na semana que vem, na Bolívia, onde disputará o Campeonato Sul-Americano de Tênis.
 
Gustavo Schwebel tem 12 anos. Em 2013 foi campeão da primeira e da segunda etapa do Campeonato Baiano-FBT, vice-campeão da terceira etapa do Campeonato Baiano-FBT e vice-campeão máster do Campeonato Baiano-FBT e foi campeão Baiano 2013 na categoria 12 anos.
 

 
Apoio
 
Os três tenistas recebem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta), que visa, entre outros, promover o desenvolvimento do esporte amador na Bahia. Desde 2007, o programa já aprovou R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente mais de 500 atletas e equipes.
 
Bahia Cup
 
A edição deste ano do Bahia Cup, nos 18 anos, conta com jogadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Portugal, Argentina, Venezuela, Equador, Chile, Bolívia, Guatemala e México. Com as categorias 12, 14 e 16 anos foram de 239 inscritos, batendo o recorde desde que a competição retornou à capital baiana em 2011.
 
O Bahia Cup conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Bahiatursa, dos Correios e da Federação Bahiana de Tênis. O torneio tem a transmissão dos principais jogos na TV Kobertura e pelo site http://www.bahiajuniorscup.com.
 
Programação das finais do Cosat e 12 anos:
 
9h00 - 12M - Pedro Cardoso x Gustavo Schwebel
14M - Maeus Alves x Patrício Gallegos (CHI)
14F - Catharina Azevedo x Lorena Alves
16M - Lucas Cruz x Christian Oliveira
16M - Jonas Suzuki x Lucca Takeda
10h30 - 12F - Julia Santos x Julia Moraes
12F - Gabriela Mascarenhas x Lorena Carvalho
16F - Julia Ramalho x Julia Konishi
11h30 - 12FD - Sampaio/Mascarenhas x Nadai/Santos
12MD - Schwebel/Britto x Cardoso/Almeida
14FD - Herwing/Azevedo x Fullana/Azevedo
16MD - Abreu/Cruz x Batista/Rodrigues
 
 
A I / Sudesb
Foto / Sudesb / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário