CIRCUITO MUNDIAL: Juliana/Maria Elisa vira sobre time da casa, é ouro em Xiamen e aumenta liderança

Written By Podio Sport on domingo, 12 de outubro de 2014 | 19:53


.

Primeiro ouro das brasileiras deixa o título da temporada 2014 ainda mais próximo. Vantagem para vice-líderes é de 1.080 pontos




Juliana e Maria Elisa deram um passo gigantesco para assegurar o título do Circuito Mundial 2014 na madrugada deste domingo (12.10). As brasileiras venceram de virada as chinesas Fan Wang e Yuan Yue por 2 sets a 1 (20/22, 21/17, 15/13), conquistaram a medalha de ouro no Open de Xiamen, na China, e abriram uma vantagem de 1.080 pontos na liderança do ranking da temporada faltando somente quatro eventos com torneios femininos.

A vitória também marca o primeiro ouro da dupla na competição. Elas tinham conquistado a prata nos Opens de Fuzhou e Puerto Vallarta, e nos Grand Slams de Berlim e Klagenfurt, além de um bronze no Grand Slam de Haia. Com o título deste domingo, o Brasil soma, entre todas as suas duplas, 15 medalhas no torneio feminino na atual temporada do Circuito Mundial: seis de ouro, seis de prata e três de bronze (veja a relação completa abaixo).

"É uma emoção grande, de começar um ano jogando o qualifying dos torneios, a Juliana com zero pontos e muitas mudanças nas nossas vidas em tão pouco tempo. Acreditamos numa nova equipe e eles também acreditaram em nós. Viemos para a China com um único objetivo: sermos campeãs para praticamente garantir o título da temporada 2014", disse Maria Elisa, que também lembrou o sonho olímpico para 2016.

"Não tenho palavras para descrever a emoção e felicidade que sentimos neste momento. Só tenho a agradecer todos os nossos fãs, família, amigos, patrocinadores e principalmente a todos que fazem parte deste trabalho tão bonito comandado pela técnica Letícia Pessoa. Este ano foi de amadurecimento para nós e estamos muito preparadas para os dois anos mais difíceis que estão por vir", completou Maria Elisa.

Juliana e Maria Elisa tinham 6.240 pontos, chegaram aos 6.740 com o título do Open de Xiamen e também levam uma premiação de 11 mil dólares. A diferença para as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, segundas colocadas no ranking, chega aos 1.080 pontos. Apesar de ainda não garantir matematicamente a conquista da temporada, apenas uma combinação improvável de resultados tiraria o título das atuais líderes do tour.

Após a etapa de Xiamen, o Circuito Mundial terá mais três etapas Open com torneios femininos: Argentina, Índia e África do Sul. Cada evento distribuirá 500 pontos ao time campeão. Além disso, também será realizado o Challenger de Pattaya, na Tailândia, que dará uma pontuação menor que dos Opens: 320 pontos.

Juliana e Maria Elisa posam com as medalhas de ouro

O Jogo
O quarto encontro entre as brasileiras e chinesas na temporada 2014 começou complicado para o Brasil, mas terminou com a terceira vitória para Juliana e Maria Elisa. Fan Wang e Yuan Yue, que chegaram a liderar o começo do Circuito Mundial, começaram bem e conseguiram marcar bem o ataque adversário no primeiro set, fechando em 22/20.

Decididas a não deixar o ouro escapar, as brasileiras reagiram contra a dupla chinesa, explorando os bons saques de Maria Elisa e dificultando a recepção adversária. A vantagem conquistada ao longo do set foi administrada pelas brasileiras, que fecharam em 21/17. As brasileiras mantiveram o ritmo de jogo e começaram melhor no tie-break. A vantagem conquistada foi mantida até o final e a partida foi fechada em 15/13, após 54 minutos de jogo.

Mais cedo, pelas semifinais, Juliana e Maria Elisa haviam vencido as gregas Vasiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani por 2 sets a 0 (21/18, 21/15), em 39 minutos. A medalha de bronze em Xiamen, porém, ficou com as norte-americanas Hunkus e Van Zwieten, que foram eliminadas nas semifinais pelas chinesas Fan Wang e Yuan Yue.

Maria Elisa e Juliana preparam jogada durante a decisão na China

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2014:

Open de Fuzhou
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Xangai
Ágatha/Bárbara Seixas - bronze

Open de Puerto Vallarta
Ágatha/Bárbara Seixas - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata

Grand Slam de Moscou
Talita/Taiana - prata

Grand Slam de Berlim
Juliana/Maria Elisa - prata
Alison/Bruno Schmidt - bronze

Grand Slam de Stavanger
Ricardo/Álvaro Filho - prata

Grand Slam de Gstaad
Alison/Bruno Schmidt - prata

Grand Slam de Haia
Fernanda Berti/Taiana - ouro
Juliana/Maria Elisa - bronze
Pedro Solberg/Emanuel - bronze

Grand Slam de Long Beach
Ágatha/Bárbara Seixas - prata

Grand Slam de Klagenfurt
Talita/Larissa - ouro
Alison/Bruno Schmidt - ouro
Juliana/Maria Elisa - prata
Agatha/Bárbara Seixas - bronze

Grand Slam de Stare Jablonki
Talita/Larissa - ouro
Pedro Solberg/Álvaro Filho - ouro

Grand Slam de São Paulo
Talita/Larissa - ouro
Ricardo/Emanuel - prata

Open de Xiamen
Juliana/Maria Elisa - ouro

PRÓXIMAS ETAPAS DO CIRCUITO MUNDIAL 2014:
28/10 a 2/11 - Parana (Argentina) - Masculino/Feminino - OPEN
4 a 8/11 - Doha (Qatar) - Masculino - OPEN
5 a 9/11 - Pattaya (Tailândia) - Feminino - CHALLENGER
25 a 30/11 - Chennai (Índia) - Masculino/Feminino - OPEN
9 a 14/12 - Durban (África do Sul) - Masculino/Feminino - OPEN


A I / CBV
Foto / FIVB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário