Artemus de Almeida é o campeão do GP Longines São Paulo Indoor, na Hípica Paulista

Written By Podio Sport on terça-feira, 21 de outubro de 2014 | 09:26


.

Em desempate emocionante, Artemus superou Fábio Sarti por apenas dois segundos. No Desafio Carro e Cavalo, Daniel Serra, da Stock Car, e Kitaro Baldaia foram os vencedores




São Paulo (SP) - O Grande Prêmio do Longines São Paulo CSI-W Indoor coroou a principal semana do hipismo brasileiro, com a participação dos 41 melhores conjuntos do País. A prova com obstáculos a 1,50m consagrou o paulista Artemus de Almeida, montando a égua Zarisma. Entre os 12 classificados para a segunda passagem, apenas os três primeiros mantiveram pista limpa, nenhum ponto perdido. Na decisão por tempo, Artemus somou 37s58, contra 39s75 do vice-campeão Fábio Sarti (Evian Van’t Heike). Sérgio Marins (Land Peter) ficou em terceiro com 39s93. 

Artemus é ovacionado pelo público

"Vencer um Indoor é diferente, é um concurso em que o público se aproxima e interage com o cavaleiro. A torcida motiva quem está montando", declarou o campeão, assim que desmontou, ainda no picadeiro. Artemus foi o melhor brasileiro no Best Jump de Porto Alegre no início de outubro e venceu o Campeonato Brasileiro Sênior em 2013. "Competir é tudo para mim, mas também gosto muito de formar cavalos".

O cavaleiro desenvolve sua profissão de formador de cavalos no Manege Querubim, em Itu (SP). "É ótimo viver fazendo o que a gente mais gosta. É um prazer pegar o cavalo desde ‘cedo’ e trabalhar com paciência, fazendo o que deve ser feito no tempo certo. O retorno é quase sempre gratificante", garantiu Artemus, que integrou a comissão técnica da Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), na conquista de sete medalhas de ouro há uma semana no Campeonato Americano da Juventude no Chile. 

Pódio do GP

Missão cumprida - A exemplo do concurso de 2013, Doda de Miranda, principal nome do Longines São Paulo Indoor CSI-W Indoor, participou do galope da vitória, restrito aos seis primeiros colocados. Doda levou dois cavalos para o desempate e ficou em quinto lugar com Willen e em nono com Ariness, cometendo apenas uma falta com ambos. Em 2013 o medalhista olímpico foi o quarto, montando Sam. Completaram os premiados deste ano, Francisco Musa (Xindoctro Método), em quarto e Lucas Brambilla (CRM Busch), representando Portugal, na sexta colocação.

"Foi uma semana excelente. Meu objetivo não era o desempenho, mas a divulgação do hipismo no Brasil, o que foi amplamente alcançado. Faço questão de agradecer ao Constantino Scampini (Ariness) e ao Marinho Francisco Cia Jr. por terem cedido cavalos tão bons. Pude novamente ficar entre os premiados", enfatizou Doda, que atendeu solicitamente durante cinco dias a centenas de fãs, com pedidos de autógrafos, fotografias, sempre com humildade e simpatia entre um abraço e outro.

"Na Europa o povo gosta muito de hipismo, respeita e admira os cavaleiros, mas nada se compara ao carinho dos brasileiros. Volto para casa levando na lembrança o golaço marcado pela Sociedade Hípica Paulista. Tranquilo com a realização do torneio e também com a minha classificação", comentou Doda, que há dez anos mora na Bélgica. Seus próximos saltos serão nos concursos de Lier, no país onde reside; Lyon, na França; Doha no Catar, válido pelo Global Champions Tour (GCT) e Sttutgart, na Alemanha.

Doda ficou em quinto, com Willien

Resultado do GP Longines
1- Artemus de Almeida (Zarisma) - 0+0 - 37s58
2- Fábio Sarti (Evian Van’T Heike) - 0+0 - 39s75
3- Sérgio Neves Marins (Land Peter do Feroleto) - 0+0 - 39s93
4- Francisco Musa (Xindoctro Metodo) - 4+0 - 38s79
5- Doda de Miranda (Willen) - 0+4 - 39s22
6- Lucas Martins Brambilla (CRM Busch Van Het Prinsenveld) - 0+4 - 39s81

Desafio Sky Carro e Cavalo - No intervalo entre as duas passagens do GP, o público delirou nas arquibancadas e áreas vips com as galopadas aceleradas dos animais e as derrapadas do Hyundai i30, em pleno picadeiro coberto da Hípica Paulista. O Desafio Sky Carro e Cavalo contou com dez duplas formadas por cavaleiro e piloto desafiaram o cronômetro. Após saltar seis obstáculos, o atleta descia da montaria e ingressava no automóvel, no banco do passageiro, para cumprir o percurso ao lado do piloto parceiro. 

Kitaro desmonta

A soma dos tempos dos dois percursos, carro e cavalo, levou à vitória a dupla Kitaro Baldaia e Daniel Serra, com 70 segundos cravados. "Deveria ter mais eventos como esse no Brasil porque levanta o público. É bom para quem não conhece hipismo. Você sai de uma modalidade mais séria e entra no show. Além de descontrair, oferece descanso para os cavalos antes da prova final", analisou o vencedor Kitaro.

Daniel Serra, atual piloto da escuderia Sky na Stock Car, viveu uma situação inusitada, nunca havia pilotado em pista destinada aos cavalos. "É bem diferente, não tinha ideia do que faria. Deu até um frio na barriga porque sou piloto profissional e todos acham que não posso errar. Apesar de ser uma brincadeira, ganhar é sempre divertido", afirmou Daniel. José Reynoso Filho e o campeão mundial de kart, Gastão Fráguas, ficaram em segundo lugar, com a dupla Paulo Salles e Thiago Rhavi, vice-campeão do Clássico, na terceira colocação. 

Campeão entra no carro

Três Irmãs no pódio - A família Junckes, de Santa Catarina, levou quatro medalhas como recordação do Longines São Paulo CSI-W Indoor. Duas com Vitória, de 19 anos, campeã na categoria jovem cavaleiro, com obstáculos a 1,25m e na jovem cavaleiro top a 1,35m, montando respectivamente Miss Holsteins e Noble Carthago. Isadora (CH Fênix), de 22 anos, venceu a amadora A com altura de 1,15m e a caçula, Theodora (Atalante), 16 anos, foi vice na pré-júnior a 1,35m. 

Vitória Junckes, campeã Jovem Cavaleiro de 1,25m e 1,35m

"Apesar de a minha prova não contar pontos para o ranking brasileiro, foi uma das vitórias mais importantes que já conquistei. É um grande aprendizado competir ao lado dos melhores do Brasil", destacou a bela e simpática Vitória. "É confortável para o cavalo, o piso é muito bom, sem dúvida é o melhor concurso da temporada. A atmosfera dentro e fora da pista é especial".

Vitória está no segundo ano de engenharia civil, Isadora irá se formar no mesma área em 2015, enquanto Theodora vai prestar vestibular no próximo ano, também para engenharia civil, profissão da mãe, aproveitando a oportunidade de o pai, fazendeiro, possuir empresa no ramo da construção em Florianópolis. 

Isadora Junckes (Amador A 1,10m)

"Montávamos na fazenda desde pequenas, mas como a Isadora tinha medo de montar, meus pais nos colocaram na escola de equitação da Sociedade Hípica Catarinense. Ficamos tão envolvidas, que logo minha mãe se tornou presidente da SHC. O hipismo ganhou força em Santa Catarina", revelou Vitoria que promete esforçar-se para levar o esporte tão a sério como a engenharia. 
 
Guilherme Jorge, armador de pista no Rio 2016
Course design do Rio 2016 é brasileiro - Foi confirmado neste domingo (19) que o paulista Guilherme Nogueira Jorge será o course design dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O armador de pista recebeu a notícia no último dia do Longines São Paulo CSI-W Indoor, concurso que montou os percursos desde a quarta-feira.

"Estou muito emocionado com a confirmação do meu nome. Participar de uma olimpíada, ainda mais em casa, é o máximo. Tenho a mesma sensação de um atleta que acabou de confirmar um índice olímpico. Também é uma vitória do hipismo brasileiro, que mostra o alto nível do esporte no País e que tem recebido total apoio da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo)", afirmou em meio aos cumprimentos dos amigos da Hípica Paulista. 

"O Indoor da Hípica Paulista é sempre especial. Foi onde minha carreira começou e também foi aqui que fiz o primeiro grande torneio, a Copa São Paulo, em 1994. São 20 anos de convivência com a SHP", relembrou Guilherme, recém-chegado do México onde foi o armador do Concurso Internacional de Xalapa. "Faço questão de deixar a data para o Indoor de São Paulo reservada entre outras provas do circuito mundial. Em termos de apresentação e organização está no mesmo nível dos Grandes Prêmios da Europa".

Graduado com credencial de nível quatro (elevação máxima) pela Federação Equestre Internacional (FEI), Guilherme Jorge tem entre os principais momentos de sua carreira cinco edições dos Jogos Pan-americanos, sendo quatro, como assistente e uma como armador principal, no Rio de Janeiro, em 2007. Também participou de quatro Olimpíadas como assistente (Atlanta, Sydney, Atenas e Londres) e desenhou duas finais de Copas do Mundo em Las Vegas, 2005 e 2007.

Fábio Sarti, vice-campeão

Recorde de público e de audiência - O evento bateu o recorde de público de suas 24 edições. Desde a quarta-feira (15) a Hípica Paulista recebeu 36.800 pessoas, que acompanharam 19 provas, de alto nível técnico, válidas pelo ranking brasileiro e o GP, que contava pontos para a Liga Sul-Americana.

A audiência do concurso também superou as expectativas. Todas as provas foram transmitidas pelo site da SHP e também pelos portais do Estadão, RedeTV, FEI TV, além de outros sites especializados. Quatro delas foram mostradas pela Fox Sports. Na parte comercial, o evento conquistou 19 parceiros, um número expressivo para um ano de recessivo no mercado de marketing esportivo.

O Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 teve organização da Sociedade Hípica
Paulista com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional. 

Sérgio Marins, terceiro colocado

 Campeões do GP Indoor
1992 - Vítor Alves Teixeira - Zurkis
1993 - Ivan Camargo - Dollar
1994 - André Johannpeter - Calei Joter
1995 - Vítor Alves Teixeira - Phanton
1996 - Rodrigo Pessoa - Rose Garden
1997 - Vinícius da Motta - Coca Cola lWendy
1998 - Álvaro Afonso de Miranda Neto - J Carofna
1999 - Bernardo Resende Alves - Visa Tucu Tucu Joter
2000 - Bernardo Resende Alves - Visa Diva Joter
2001 - Claudia Itajahy - Van Gogh
2002 - Rodrigo Ullman Lima - La Vida do MM
2003 - Tomás Rossilho - My Eve
2004 - Rodrigo Sarmento - Sultan
2005 - André Américo de Miranda - Salamandra Chapman Rouge
2006 - José Luiz Guimarães de Carvalho - VDL Olympia Polana
2007 - Loisse Garcia - Prosper Phillip
2008 - Francisco Musa - Werca
2009 - Karina Johannpeter - Donna D
2010 - José Roberto Reynoso Fernandez Filho - Gina JMen
2011 - Felipe Juares de Lima - Zuleika Método
2012 - Felipe Juares de Lima - Forest Phinox
2013 - Yuri Mansur - Deulyz
2014 - Artemus de Almeida - Zarisma 


Mais informações e resultados no site www.shp.org.br


A I / ZDL
Foto / Luis Ruas / SHP / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário