Allan do Carmo e Ana Marcela a um passo do paraíso

Written By Podio Sport on sexta-feira, 17 de outubro de 2014 | 09:39


.

Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2014




Hong Kong - Tudo pronto em Hong Kong para a etapa final da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, circuito internacional da Federação Internacional de Natação (FINA) todo disputado no percurso olímpico de 10 quilômetros, neste sábado (18/10), a partir das 9h (largada masculina) e 9h05m (largada feminina), 22h e 22h05 de 6ª feira (17/10) no horário de Brasília. Ana Marcela, 22 anos, e Allan do Carmo, 25, estão a poucas horas de garantir o título da competição e consagrar ainda mais a modalidade no Brasil, país campeão mundial por equipes no ano passado, em Barcelona. Os nadadores baianos só precisam dar a largada, pois matematicamente já garantiram o título.

Allan traz uma conquista inédita para o país, enquanto Marcelinha, com seu terceiro título do circuito, o quarto feminino do Brasil, tenta também algo único: o de subir no pódio em todas as oito etapas. Nas sete primeiras, ela conquistou uma prata, um bronze, e as vitórias nas últimas cinco provas. Até o momento, o Brasil possui 17 medalhas na atual temporada, sendo oito de ouro, cinco de prata e quatro de bronze (vide no final).

Pelo regulamento da FINA, além da obrigatoriedade de competir na última etapa, os atletas só disputam os prêmios do ranking final quando competem em seis das oito provas. Os seis primeiros colocados após cumprirem todas as exigências do regulamento garantem a premiação da FINA ao fim do circuito: 1 - 20 mil dólares / 2 - 12 mil / 3 - 8 mil / 4 - 5 mil / 5 - 3 mil / 6 - 2 mil.

Poliana Okimoto, segunda colocada na pontuação (74 pontos), por este critério está fora da disputa porque ficou de fora das três travessias canadenses devido a uma lesão na coluna cervical. A prova de Hong Kong será a quinta de Poliana, primeira brasileira a vencer a Copa do Mundo, em 2009. Na mesma situação está outro astro presente em Hong Kong: o canadense Richard Weinberg, bronze olímpico em Londres, mas que a exemplo de Poliana, fará apenas a quinta prova do campeonato, neste sábado.

Poliana Okimoto, Diogo Villarinho, Samuel de Bona, Allan do Carmo e Ana Marcela

Ana Marcela lidera com 134 pontos. Christine Jennings, dos EUA, vem em seguida com 62. Já a alemã Angela Maurer (41) e a croata Karla Sitic (24) aparecem logo a seguir no ranking porque as outras à sua frente não totalizarão seis provas no sábado, incluindo a italiana Martina Grimaldi, medalhista de bronze nos Jogos de Londres/2012, e que estaria em quarto lugar, com 44 pontos em apenas três provas. Com exceção de Martina, todas as citadas estão em Hong Kong. Outro destaque na etapa final será a britânica Keri-Ann Payne, prata na estreia da modalidade em Olimpíadas, nos Jogos de Pequim/2008.

No masculino, Allan totaliza 103 pontos. O alemão Thomas Lurz, campeão do circuito em 2013, está na segunda posição, com 76. Lurz foi medalhista olímpico de maratonas aquáticas com o bronze em Pequim, e a prata em Londres. Na terceira colocação do ranking 2014 está o também alemão Christian Reichert, com 68. O brasileiro Diogo Villarinho aparece em quarto lugar, com 62. O alemão Andreas Waschburger surge com 55, seguido pelo também brasileiro Samuel de Bona, sexto colocado, com 43.

Hong Kong, cidade que funciona como região administrativa especial da China, assim como Macau, tem cerca de sete milhões de habitantes e situa-se na costa sul chinesa. Uma das preocupações da delegação brasileira é a temperatura da água, prevista para 28 graus na hora da prova, o que é considerado quente, mas dentro do regulamento que determina o máximo de 31 e o mínimo de 16 graus.

A Travessia de Hong Kong 2014 contará com nadadores de Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Cazaquistão, China, China Taipei, Croácia, Equador, EUA, Grã-Bretanha, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Japão, México, Nova Zelândia, Rússia, Síria e Tailândia.

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha

Resultados dos brasileiros na Copa do Mundo 2014
Viedma/Argentina - 1/02 - Poliana ouro / Ana Marcela - prata
Cancún/México - 5/04 - Poliana - prata / Ana - bronze / Diogo - bronze
Setúbal/Portugal - 28/06 - Ana Marcela - ouro / Poliana - prata / Allan - prata
Roberval/Canadá - 24/07 - Ana Marcela - ouro
Magog/Canadá - 1/08 - Ana Marcela - ouro / Allan - bronze
Megantic/Canadá - 9/08 - Ana Marcela - ouro / Allan - ouro
Chun’an/CHN - 11/10 - Ana Marcela - ouro / Allan - ouro / Poliana Okimoto - Prata / Diogo Villarinho - bronze

Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros.
2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar
2008 - Ana Marcela - 3º lugar
2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar
2009 - Allan do Carmo - 2º lugar
2010 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Ana Marcela - 1º lugar
2012 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Allan do Carmo - 3º lugar
2013 - Ana Marcela Cunha - 3º lugar


A I / CBDA
Foto / Satiro Sodré / CBDA / Divulgação
 

0 comentários:

Postar um comentário