ZANON DEFINE A SELEÇÃO ADULTA QUE DISPUTARÁ O MUNDIAL DA TURQUIA

Written By Podio Sport on quarta-feira, 17 de setembro de 2014 | 12:29


.

São José dos Campos, SP - Adrianinha Moisés, Débora Costa e Tainá Paixão (armadoras); Tatiane Pacheco, Joice Coelho, Isabela Ramona, Jaqueline e Patrícia Teixeira (alas); Damiris Dantas (ala-pivô); Érika de Souza, Clarissa Santos, Nádia Colhado (pivôs). Essas são as 12 jogadoras escolhidas pelo treinador Luiz Augusto Zanon para defender o Brasil no 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro.  

A definição ocorreu logo após o jogo-treino da tarde desta terça-feira (dia 16) no ginásio do ADC General Motors (Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama), em São José dos Campos (SP). Das 13 jogadoras que ainda estavam treinando com a equipe nacional, Zanon decidiu pela liberação da pivô Fabiana Caetano. 

"Foi uma decisão muito difícil, primeiro porque a Fabiana cresceu muito desde que iniciou o trabalho com a gente. Tem um potencial de futuro muito grande, mas tivemos um fortalecimento no setor das pivôs que obrigou que tomássemos a decisão de viajar com cinco pivôs ou cinco alas. Vamos a partir desse momento tentar montar a melhor situação possível para esse time para que essas pivôs recém-chegadas se encaixem e definir as opções táticas", contou Zanon. 

"Com o setor de pivôs fortalecido, vamos manter o jogo rápido de transição e defesa forte e junto com isso vamos analisar o comportamento dessas pivôs que chegaram agora. Estamos trabalhando para tirar o máximo desse jovem grupo", completou o técnico. 

Na tarde desta terça-feira, a equipe nacional enfrentou o time Sub-18 masculino de São José dos Campos no ginásio da GM. O jogo-treino finalizou com o placar empatado em 81 a 81 (38 a 38 no primeiro tempo). A partida serviu como avaliação para o treinador realizar os últimos acertos antes do embarque para a Turquia no próximo sábado (20). 

"Foi uma ótima partida. Acho que a intensidade poderia ter sido um pouco mais forte, mas ainda faz parte do processo de treinamento. Tivemos a oportunidade de ver as meninas executando arremessos e saindo bem das jogadas com definição, além de uma defesa bem postada contra os meninos que fisicamente são mais fortes. Ainda tivemos alguns erros de finalização e execução de jogada na hora certa", avaliou o treinador. 

Zanon garante que viaja confiante com o trabalho realizado até o momento com a equipe verde-amarela. "Queremos o máximo que pode ser surpreender ou sentirem o nervosismo e o peso da competição e não ir longe no Mundial. Nosso objetivo é disputar o maior número de jogos, que pode ser seis ou sete e que poderão resultar de primeiro ao quinto lugares", comentou Zanon.  

Já a pivô Érika de Souza, campeã da WNBA com os Los Angeles Sparks, em 2002, falou sobre a expectativa para a disputa de seu sexto Campeonato Mundial, o quarto adulto. A brasileira que defende o Atlanta Dream desde 2008, destacou ainda que dará o máximo para ajudar o Brasil a conquistar uma boa classificação. 

"A expectativa é a mais positiva possível. Eu e as meninas vamos lutar com unhas e dentes e muita garra pelos resultados positivos. Queremos voltar com uma medalha no peito e mostrar que o basquete brasileiro não vive apenas de lembranças. Estamos fazendo um trabalho de renovação e renascimento. Quero contribuir dando o meu máximo dentro de quadra para mostrarmos porque estamos no Mundial", afirmou a pivô, que há 12 anos atua na WNBA.  

O Brasil está no grupo “A” do Mundial, com sede em Ancara, e terá como adversários na primeira fase: a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia. 

BRASIL (15 + 23 + 28 + 15 = 81) 
SÃO JOSÉ (23 + 15 + 18 + 15 = 81)

A equipe nacional enfrentou o time Sub-18 masculino de São José dos Campos no ginásio da GM

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade 

Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP) – RJ
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA) – PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – América Basquete Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,80m – América Basquete Recife (PE) – SP
Média de Idade: 25 anos / Média de Altura: 1,80m
 

Comissão Técnica 

Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Julio Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
 

Programação dos Treinos
Local: Ginásio do ADC General Motors
Endereço: Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama - São José dos Campos (SP)
 

Quarta-feira (dia 17 de setembro)
09h00 - Academia
10h00/12h00 - Treino
17h30/19h30 - Treino
 

Quinta-feira (dia 18 de setembro)
08h30 - Treino Físico
09h00/11h00 - Treino
 

Sexta-feira (dia 19 de setembro)
Folga
 

Sábado (dia 20 de setembro)
O embarque para a Turquia está marcado para às 16h45 de Brasília, no voo da Lufthansa (LH 505), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.


A I / CBB
Foto / CBB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário