Semifinais abrem o sábado decisivo do Chicama Classic Pro Junior

Written By Podio Sport on sábado, 20 de setembro de 2014 | 13:35


.

Italo Ferreira e Juninho Urcia vão tentar tirar o título sul-americano do já eliminado Deivid Silva e na categoria feminina são cinco surfistas com chances de ser campeã do ASP South America Pro Junior Series 2014 que será encerrado neste sábado no Peru




No dia mais longo do Chicama Classic Pro Junior, foram disputadas doze baterias para definir os semifinalistas que vão brigar pelos títulos sul-americanos das duas categorias do ASP South America Pro Junior Series 2014 neste sábado em Chicama, distrito de Rázuri, norte do Peru. O líder Deivid Silva perdeu na sexta-feira e dois surfistas podem lhe tirar o título sul-americano, o também brasileiro Italo Ferreira e o peruano Juninho Urcia. Entre as meninas, são cinco com chances de conquistar o primeiro lugar no ranking, que continua com a peruana Miluska Tello na frente, seguida pela brasileira Yanca Costa. As duas competem juntas na primeira bateria do sábado no Peru. 

Além de decidir os títulos sul-americanos, o Chicama Classic Pro Junior define a lista dos surfistas que vão representar o continente na disputa do título mundial Pro Junior da ASP em Portugal, de 25 de setembro a 2 de novembro em Ericeira. No ano passado, o ASP World Junior Championship aconteceu no Brasil e o fenômeno Gabriel Medina conquistou o seu primeiro título mundial na ASP batendo o marroquino Ramzi Boukhiam na bateria final na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Os rankings da ASP South America classificam os quatro primeiros colocados da categoria masculina e as duas melhores da feminino.

Chicama

Vice-campeão sul-americano no ano passado, o peruano Juninho Urcia, estreou no Chicama Classic Pro Junior derrotando três brasileiros na primeira bateria da sexta-feira nas longas esquerdas de Chicama. Depois, fez uma dobradinha peruana com Miguel Tudela contra dois surfistas do Brasil nas quartas de final. E a dupla volta a enfrentar dois brasileiros na segunda semifinal, agora um confronto direto pelo título sul-americano entre Juninho Urcia e o potiguar Italo Ferreira na bateria completada pelo catarinense Matheus Navarro. No ano passado, Juninho perdeu o título para outro catarinense, Luan Wood em Lobitos, também no litoral norte do Peru.
 

"Estou muito feliz e mais tranquilo agora por ter avançado para as semifinais, especialmente junto com o Miguel (Tudela)", disse Juninho Urcia. "Eu entrei na bateria com a mentalidade de ganhar e minhas duas primeiras ondas foram muito boas, o que me deixou bastante motivado. A competição está ficando cada vez mais difícil, o evento não é fácil, mas estou confiante. As ondas vão estar um pouco mais baixas, mas com menos vento e creio que será um bom dia para competir. Eu continuo focado no meu objetivo que é o Mundial Pro Junior em Portugal, mas vou dar o meu melhor para tentar o título sul-americano também".

Italo Ferreira (BRA)

BICAMPEONATO INÉDITO - Assim como Juninho Urcia, o brasileiro Italo Ferreira também passou invicto pela sexta-feira, vencendo as duas baterias que disputou em Chicama, sempre pegando boas ondas para tirar notas altas dos juízes. Na primeira, totalizou 17,30 pontos de 20 possíveis na rodada de estreia dos cabeças de chave do Chicama Classic Pro Junior. Depois, ganhou a última quarta de final por 16,40 pontos. Estas marcas só foram superadas pelo peruano Lucca Mesinas, que atingiu 17,50 pontos para vencer a segunda bateria das quartas de final. Italo Ferreira pode se tornar o primeiro bicampeão sul-americano Pro Junior da história da ASP South America, se conseguir repetir seu título de 2012.
 

"Estou feliz por ter conseguido vencer bem minhas duas baterias e agora é manter o foco para as semifinais", disse Italo Ferreira. "As ondas aqui são muito boas. Mesmo pequenas, são muito longas e permitem você fazer uma boa combinação de manobras. É a primeira vez que eu surfo aqui em Chicama, é uma praia que exige bastante preparo físico, porque tem que dar uma corrida pela praia até o canal depois de cada onda. Espero continuar achando boas ondas nas baterias para chegar a final aqui e garantir minha vaga para o Mundial em Portugal, quem sabe como campeão sul-americano de novo".

Juninho Urcia (PER)

MAIORIA PERUANA - Além do potiguar Italo Ferreira e do catarinense Matheus Navarro, só mais um brasileiro passou para as semifinais na sexta-feira, o atual campeão sul-americano Pro Junior, Luan Wood, que não tem mais chances de conquistar o inédito bicampeonato da categoria para surfistas com até 20 anos de idade. Os outros cinco semifinalistas são do Peru e Luan Wood vai enfrentar três deles na disputa pelas duas primeiras vagas na grande final do Chicama Classic Pro Junior, Joaquin Del Castillo, Sebastian Correa e Lucca Mesinas, recordista de pontos da sexta-feira em outra bateria com três peruanos.
 

"Foi uma bateria muito disputada, com dois surfistas que vinham se destacando no evento, o Joaquin (Del Castillo) e o Martin (Jeri), mas eu comecei bem com uma nota 9 que me deu mais confiança. Depois fiz um 8,5 em outra onda que consegui surfar bem para vencer", contou Lucca Mesinas. "Estou feliz por ter passado junto com o Joaquin e por termos mais um peruano com chance de chegar ao pódio. Apesar das ondas terem baixado, estou acostumado a surfar em condições assim, com vento, então isso não me afetou muito. Agora é descansar para tentar ir para a final amanhã (sábado)".

Lucca Mesinas (PER)

TÍTULO FEMININO - Na categoria feminina, as peruanas também foram as melhores do dia nas ondas de Chicama. A batalha pelas vagas nas semifinais já começou com uma dobradinha de Miluska Tello com Daniela Rosas, sobre as brasileiras Luara Thompson e Julia dos Santos. A líder do ranking, Miluska Tello, não se sentiu bem durante a noite de quinta-feira e chegou até a ir ao hospital. Mas, isto não afetou o seu rendimento na competição e ela venceu bem a bateria por 13,75 pontos. Esta marca só foi batida pela também peruana Vania Torres, que no confronto seguinte totalizou 17,70 pontos.
 

"Eu não tenho me sentido bem nesta semana", confessou Miluska Tello. "Eu estava com um quadro de pânico durante toda a noite e até fui ao hospital com a minha amiga Daniela Rosas. Depois competimos juntas e ganhar das brasileiras foi muito emocionante. Vou continuar dando o meu melhor para tentar ser campeã sul-americana e conseguir a vaga para o Mundial Pro Junior em Portugal. Já estamos nas semifinais e vamos lutar para a taça de campeã desta etapa ficar em casa".

Miluska Tello (PER)

A disputa do título sul-americano feminino está bem mais acirrada, com cinco das oito semifinalistas tendo chances de terminar em primeiro lugar no ranking liderado por Miluska Tello. Três concorrentes estão na primeira semifinal junto com ela, a vice-líder Yanca Costa, do Brasil, e a recordista de pontos entre as meninas, Vania Torres, com a também peruana Daniela Rosas completando a bateria. As outras duas que ainda têm chances de título são as brasileiras Larissa Santos e Marina Rezende, que formam a segunda semifinal com a chilena Lorena Fica e a norte-americana Shelby Detmers.
 

"A esta altura do campeonato, todas as baterias são muito difíceis pelo alto nível das competidoras", disse Marina Rezende. "Eu acho que as brasileiras têm um pouco de vantagem, porque estamos acostumadas a surfar ondas pequenas, mas as peruanas têm mostrado o preparo físico que Chicama exige. Eu entro no mar para tentar surfar as melhores ondas, não penso sobre as adversárias, só em surfar bem cada onda. Se eu ainda tenho chance de ser campeã sul-americana, então vou lutar por isso com o melhor do meu surfe". 

O Chicama Classic Pro Junior está sendo transmitido ao vivo pelo site www.olasperu.com 

Marina Rezende (BRA)

SEMIFINAIS MASCULINAS DO CHICAMA CLASSIC PRO JUNIOR:
1.a: Luan Wood (BRA), Joaquin Del Castillo (PER), Sebastian Correa (PER), Lucca Mesinas Novaro (PER)
2.a: Juninho Urcia (PER), Italo Ferreira (BRA), Matheus Navarro (BRA), Miguel Tudela (PER)
 

SEMIFINAIS FEMININAS DO CHICAMA CLASSIC PRO JUNIOR:
1.a: Miluska Tello (PER), Yanca Costa (BRA), Vania Torres (PER), Daniela Rosas (PER)
2.a: Larissa Santos (BRA), Marina Rezende (BRA), Lorena Fica (CHL), Shelby Detmers (EUA)
 

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM CHICAMA NO PERU: 

QUARTAS DE FINAL MASCULINAS - 3.o-9.o lugar (US 300 e 237 pontos) / 4.o=13.o lugar (US$ 200 e 208 pts):
1.a: 1-Sebastian Correa (PER), 2-Luan Wood (BRA), 3-Felipe Suarez (ARG), 4-Gabriel André (BRA)
2.a: 1-Lucca Mesinas (PER), 2-Joaquin Del Castillo (PER), 3-Yan Daberkow (BRA), 4-Martin Jeri (PER)
3.a: 1-Juninho Urcia (PER), 2-Miguel Tudela (PER), 3-Igor Moraes (BRA), 4-Weslley Dantas (BRA)
4.a: 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Matheus Navarro (BRA), 3-Wesley Santos (BRA), 4-Adrian Garcia (PER)
 

QUARTA FASE - 3.o=17.o lugar (178 pontos) / 4.o=25.o lugar (145 pontos):  
-------------baterias que abriram a sexta-feira:
5.a: 1-Juninho Urcia (PER), 2-Wesley Santos (BRA), 3-Madson Costa (BRA), 4-Theo Fresia (BRA)
6.a: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Adrian Garcia (PER), 3-Marcos Correa (BRA), 4-Daniel Araujo (BRA)
7.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Wesley Dantas (BRA), 3-Pedro Neves (BRA), 4-Deivid Silva (BRA)
8.a: 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Victor Bernardo (BRA), w.o-Gabriel Farias (BRA) 
-------------baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: 1-Luan Wood (BRA), 2-Lucca Mesinas (PER), 3-Renan Perez (BRA), 4-Joaquin Juarez (ARG)
2.a: 1-Felipe Suarez (ARG), 2-Martin Jeri (PER), 3-Yuri Miranda (BRA), 4-Cainã Barletta (BRA)
3.a: 1-Yan Daberkow (BRA), 2-Gabriel André (BRA), 3-Facundo Arreyes (ARG), 4-Julian Iturralde (ARG)
4.a: 1-Joaquin Del Castillo (PER), 2-Sebastian Correa (PER), 3-Roberto Araki (CHL), 4-Alonso Ruiz (PER)
 

QUARTAS DE FINAL FEMININAS - 3.a=9.o lugar (316 pontos) / 4.a=13.o lugar (277 pontos):
1.a: 1-Miluska Tello (PER), 2-Daniela Rosas (PER), 3-Julia dos Santos (BRA), 4-Luara Thompson (BRA)
2.a: 1-Vania Torres (PER), 2-Yanca Costa (BRA), 3-Josefina Ane (ARG), 4-Melanie Giunta (PER)
3.a: 1-Marina Rezende (BRA), 2-Shelby Detmers (EUA), 3-Leilani Aguirre (PER), 4-Ignacia Soto (CHL)
4.a: 1-Lorena Fica (CHL), 2-Larissa Santos (BRA), 3-Lucia Cosoleto (ARG), 4-Karol Ribeiro (BRA)


———————————————————————————-
A I / ASP South America / João Carvalho
Foto / Javier Larrea / Divulgação 
 ———————————————————————————-

0 comentários:

Postar um comentário