SELEÇÃO MASCULINA PERMANECE ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

Written By Podio Sport on sexta-feira, 12 de setembro de 2014 | 03:17


.

Rio de Janeiro, RJ – A Seleção Brasileira Adulta Masculina de Basquete, comandada pelo técnico Rubén Magnano, permanece entre as melhores do mundo. O quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, após uma ausência de 16 anos na competição, o sexto lugar na Copa do Mundo da Espanha e o sétimo lugar no ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA) comprovam a eficiência de um planejamento e a consistência do trabalho, iniciado pelo treinador e sua comissão técnica em janeiro de 2010.

O sexto lugar na Espanha entre os 24 países participantes é a melhor colocação da equipe nacional desde o Campeonato Mundial da Argentina, em 1990, em que o Brasil ficou em quinto lugar. Desde então, o Brasil foi 11º em 1994 (Canadá), décimo em 1998 (Grécia), oitavo em 2002 (Estados Unidos), 17º em 2006 (Japão) e nono em 2010 (Turquia).

Na Copa do Mundo da Espanha, a Seleção Brasileira ganhou cinco dos sete jogos disputados e três vitórias merecem destaque. A primeira sobre a França (65 a 63), atual campeã europeia e uma das quatro semifinalistas da competição. A segunda contra a Sérvia (81 a 73), que faz uma das semifinais contra os franceses. E a terceira contra a Argentina (85 a 65) nas oitavas de final, comprovando a evolução contra seu maior rival na América do Sul.

Ser campeão da Copa América também nunca significou resultado positivo no Campeonato Mundial. O Brasil foi primeiro em 2005 na República Dominicana e no Mundial de 2006 terminou na 17ª posição. Na Copa América 2009, em Porto Rico, os brasileiros foram campeões invictos. No ano seguinte, no Mundial da Turquia, com o início do trabalho do técnico Magnano, o Brasil subiu oito posições em relação a 2006 e terminou em nono lugar.

Dos quatro países convidados pela FIBA para a Copa do Mundo da Espanha, o Brasil foi quem obteve a melhor colocação. A Finlândia foi eliminada na primeira fase ao terminar na sexta e última colocação no Grupo “C”. A Grécia perdeu para a Sérvia nas oitavas de final, enquanto a Turquia acabou em oitavo no geral.

Rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Vale ressaltar que o planejamento inicial estabelecido pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) prossegue até os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. 


A I / CBB
Foto / Gaspar Nóbrega / Inovafoto / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário