Segundo dia do Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem termina com 25 campeões em Curitiba

Written By Podio Sport on sábado, 27 de setembro de 2014 | 07:59


.

Vários atletas de destaque competiram nas provas de mil metros




O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 consagrou 25 campeões e campeãs em diversas categorias, todas na distância de 1000m. Nas disputas de hoje já aconteceram as primeiras sete finais da categoria Sênior, que inclui os atletas de maior destaque internacionalmente. A competição começou ontem (25/09) e vai até domingo (28/09). O evento reúne 401 atletas de 13 estados brasileiros no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba (PR), nova casa da Canoagem Brasileira.

 
As provas finais da Sênior disputadas nesta sexta-feira foram nas categorias: K1 1000m Masculino e Feminino, C1 Masculino 1000m, C2 Masculino 1000m, K2 1000m Masculino e Feminino, e K4 Masculino 1000m. Além destas, hoje os atletas subiram ao pódio nas seguintes categorias: cinco Masculino Junior, quatro Masculino Cadete, quatro Masculino Menor, duas Masculino Master, uma Feminino Menor e uma Feminino Cadete, todas na distância de 1000m. As provas de 500m acontecem amanhã e as de 200m no domingo.
 
Inspiração
O canoísta de 12 anos, Marco Antônio Navarro, tem uma grande inspiração na família: Ana Paula Vergutz. Ele é primo da atleta e ganhou a medalha de ouro ontem, na categoria K1 Escola 1000m Infantil. “Eu não esperava ganhar, mas fiquei bem feliz com o resultado. É a minha primeira medalha em uma competição nacional e a minha prima me incentiva muito”, comemora.
 
Ana Paula Vergutz já perdeu a conta de quantas medalhas ganhou na carreira. É a sexta vez que ela participa de campeonatos brasileiros e rema desde 2008. “O ouro que conquistei hoje é uma grande vitória e comprova que tenho boas chances em competições internacionais”, afirma a campeã. Ana vem de grandes vitórias este ano: um ouro e uma prata no Campeonato Sul-americano e um ouro e outro bronze no Pan-americano. Os dois pertencem ao Clube de Regatas de Cascavel (CRC-PR).
 
O canoísta Celso de Oliveira Júnior, da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA-PR), ganhou três medalhas hoje, duas de ouro nas categorias K1 e K2 1000m Sênior, e bronze no K4, também de 1000m. Ele tem 25 anos e é sua 11a participação no Brasileiro. “Para mim, o Campeonato é uma oportunidade para estar junto com a minha equipe de Ribeirão Claro, pois como participo muito de competições internacionais, quase não temos oportunidade para nos encontrarmos”, conta. Com relação a mudança do CT de treinamento para Curitiba, o atleta tem boas expectativas. “Será melhor pois teremos a raia só para a canoagem, em São Paulo temos que dividir com outras modalidades como o remo. Estou gostando bastante da cidade, só tenho medo do frio”, comenta. 
 
Organização e equipe técnica
O coordenador técnico da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Carlos Henrique Pedrosa, afirma que o campeonato em Curitiba é um dos mais bem organizados dos últimos seis anos. “O mérito desse sucesso é dos atletas e dirigentes que vêm investindo na base e na formação. Além disso, não seria possível executar um evento de alto padrão como este sem o investimento de recursos pelo BNDES através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Outra parceira fundamental neste evento aqui em Curitiba é a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, ressalta.
 
Pedrosa também conta que a equipe trabalha neste evento há mais de um ano, contando com profissionais envolvidos desde a elaboração do projeto, passando pelo planejamento até a execução. “O evento conta com equipe de arbitragem qualificada e reconhecida internacionalmente, equipe pioneira de classificadores funcionais de Paracanoagem, locutores com experiência na modalidade, equipe operacional trabalhando in loco há mais de 30 dias, enfim, profissionais das mais diferentes áreas atuando em conjunto pelo sucesso do evento”, finaliza. 
 
Paracanoagem 
Atletas da Paracanoagem também disputam o Campeonato Brasileiro em Curitiba, com as provas iniciando neste sábado, nas categorias LTA, TA e A. As provas serão disputadas durante o final de semana nos 500m e 200m, tanto no K1 quanto no V1. Entre os atletas que disputam a competição na capital paranaense está o tetracampeão mundial e atual campeão brasileiro, Fernando Fernandes, o campeão mundial Luis Carlos Cardoso, o campeão pan-americano Call Brynner e o vice-campeão mundial, Fernando Rufino.
 
 Os atletas da Canoagem e Paracanoagem participam do Campeonato Brasileiro com apoio fundamental do patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em Curitiba, a competição tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
 
Resultados Completos: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos _id/683 
 
 
Serviço 
Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 
Local: Parque Náutico do Iguaçu - Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Alto Boqueirão, Curitiba. 
Período e horário: 25 a 28 de setembro, das 8h às 18h. 
Organização e supervisão: Academia Brasileira de Canoagem (AbraCan) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). 
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) 
 
 
A I / CBCa
Foto / CBCa / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário