Peruanos se destacam na abertura do Chicama Classic Pro Junior no Peru

Written By Podio Sport on quarta-feira, 17 de setembro de 2014 | 11:58


.

Ricardo Cruzado e Martin Jeri fizeram as melhores apresentações nas longas esquerdas de Chicama no primeiro dia da etapa que decide os títulos sul-americanos da categoria Pro Junior para surfistas com até 20 anos de idade




Os peruanos usaram o maior conhecimento das ondas de Chicama e se destacaram no primeiro dia do Chicama Classic Pro Junior, iniciado na terça-feira em Puerto Malabrigo, La Libertad, no norte do Peru. Ninguém conseguiu superar as apresentações de Martin Jeri e Ricardo Cruzado nas baterias que abriram a primeira fase do evento que decide os títulos sul-americanos do ASP South America Pro Junior Series 2014 e define os classificados para representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP. O recordista absoluto do dia foi Ricardo Cruzado com nota 9,00 e 15,85 pontos, logo depois de Martin Jeri fazer 15,75 pontos com notas 8,25 e 7,50 na primeira bateria do campeonato inédito nas longas esquerdas de Chicama.

"Esta praia lhe dá a oportunidade de não ficar lutando para pegar ondas, pois você pode encontrá-las facilmente porque vem uma atrás da outra", disse Martin Jeri. "O difícil nesta condição de hoje (terça-feira) é conseguir uma boa e destruí-la. Elas são muito longas e te permitem fazer muitas manobras, mas também exigem bastante fisicamente, porque voltar ao pico pode te tomar uns 10 minutos. Aqui, a estratégia é pegar duas boas ondas em duas seções, sair do mar para respirar um pouco e depois voltar para o pico. O nível é muito alto e qualquer um pode vencer aqui".

Cartaz do evento

Na terça-feira foram realizadas apenas cinco baterias, as três da rodada inicial e dois dos doze confrontos da segunda fase, que será encerrada com os líderes do ranking sul-americano Pro Junior da ASP South America estreando juntos, os brasileiros Deivid Silva e Italo Ferreira. Eles decidiram o título do Red Nose Pro Junior em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Brasil, com Deivid Silva derrotando o surfista da cidade na casa dele. Isto não aconteceria se os dois tivessem feito suas inscrições no Chicama Classic Pro Junior dentro do prazo, mas não atentaram para este detalhe e ficaram de fora da lista dos dezesseis cabeças de chave que só irão estrear na quarta rodada da competição. O primeiro desafio deles será contra o também brasileiro Gustavo Ramos e o peruano Water Blas.

Cerca de noventa surfistas da nova geração vão ter a oportunidade de competir em uma das ondas mais longas e perfeitas do mundo, com a estreia do Chicama Pro Junior Classic nesta semana em Puerto Chicama, no distrito de Rázuri, no norte do Peru. São 68 participantes na categoria masculina e 21 na feminina, que só será iniciada na quinta-feira. Na quarta-feira continua a segunda fase dos meninos e está prevista também a realização de cinco das oito baterias da terceira rodada, que define os adversários dos cabeças de chave da competição.

Fazem parte desta lista o atual campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America, Luan Wood, brasileiro que está escalado para estrear na primeira bateria da quarta fase, junto com o peruano Lucca Mesinas. Além dele, o vice-campeão Juninho Urcia, peruano que perdeu a decisão do título do ano passado para o catarinense na etapa disputada em Lobitos, também no Peru. Juninho vai abrir a chave de baixo da quarta fase, junto com o brasileiro Theo Fresia.

Martin Jeri (PER)

A ONDA DE CHICAMA - Os brasileiros são maioria entre os participantes do Chicama Classic Pro Junior e um confronto 100% verde-amarelo fechou a terça-feira no Peru. Depois do peruano Martin Jeri derrotar os brasileiros Renan Perez, Matheus Herdy e Victor Mendes, na bateria que abriu a segunda fase, Lucas Paes festejou a primeira vitória do Brasil, com Yuri Miranda ganhando a briga pela segunda vaga de Yagê Araujo e Yago Vaz.

"Esta é a primeira vez que eu venho aqui para Chicama e o lugar é incrível", disse o jovem Lucas Paes. "A onda é muito longa e o retorno para o pico é muito cansativo. Eu não sei se existe alguma estratégia específica para surfar esta onda, mas eu peguei uma no meio do caminho e ainda entrei em outra na segunda seção para só depois voltar para o pico. Exige muito preparo físico e estou muito feliz pela vitória, que eu dedico para a minha família que me ajudou bastante para eu conseguir chegar aqui em Chicama, e também para os meus amigos no Brasil que estão torcendo por mim".

A onda de Chicama realmente é diferente de qualquer lugar no mundo. É um pico de esquerdas muito longas, que na terça-feira de séries de 3-4 pés percorriam cerca de 400 metros de distância, ou seja, com bastante espaço para os surfistas fazerem muitas manobras. O vento offshore estava perfeito para a onda abrir ainda mais, com o Chicama Classic Pro Junior começando em boas condições. Outra particularidade que exige um bom preparo físico é que depois de surfar uma onda, o melhor caminho para retornar ao pico é sair do mar e correr pela praia até o canal, pois tem muita correnteza e o desgaste é bem maior se voltar remando.

Martin Jeri (PER)

LÍDERES DOS RANKINGS - O Chicama Classic Pro Junior começou com 68 inscritos na categoria masculina e 21 na feminina. São os melhores surfistas com até 20 anos de idade do Brasil, Peru, Chile, Argentina, Equador, mas tem participantes até de países de outros continentes, como dois suíços na masculina e uma norte-americana na feminina. O paulista Deivid Silva lidera o ranking com a vitória na única seletiva da ASP South America realizada no Brasil esse ano, o Red Nose Pro Junior em Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Ele fez uma apresentação impecável para ganhar a decisão do título contra o surfista da cidade, Italo Ferreira, campeão sul-americano Pro Junior de 2012. Os dois são os principais concorrentes ao caneco melhor sub-20 da América do Sul, que será decidido nesta semana no Peru.

Já a final feminina em Baía Formosa foi entre duas brasileiras do Ceará, com Yanca Costa levando a melhor sobre Larissa Santos para festejar a vitória em sua primeira participação em etapas da categoria Pro Junior. No entanto, quem lidera o ranking é a peruana Miluska Tello, que venceu a primeira seletiva sul-americana da ASP South America esse ano, exclusiva só para as meninas em San Bartolo, praia de Lima, capital do Peru. Elas agora vão decidir o título sul-americano e as duas surfistas que irão para o Mundial Pro Junior na terceira etapa em Chicama, também no Peru. Diferente dos meninos, que só terão duas seletivas esse ano para disputar quatro vagas.


Chicama

PRIMEIRA FASE MASCULINA - 3.o=65.o lugar (38 pontos) / 4.o=68.o lugar (34 pontos):
1.a: 1-Martin Jeri (PER), 2-Derek Marcio (BRA), 3-Swen Zaugg (SWI), 4-Randu Urcia (PER)
2.a: 1-Ricardo Cruzado (PER), 2-Adrian Garcia (PER), 3-Lucas Del Solar (PER)
3.a: 1-Michael Zaugg (SWI), 2-Water Blas (PER), 3-Frank Arroyo (PER)

SEGUNDA FASE - 3.o=41.o lugar (58 pontos) / 4.o=53.o lugar (44 pontos):
1.a: 1-Martin Jeri (PER), 2-Renan Perez (BRA), 3-Matheus Herdy (BRA), 4-Victor Mendes (BRA)
2.a: 1-Lucas Paes (BRA), 2-Yuri Miranda (BRA), 3-Yagê Araujo (BRA), 4-Yago Vaz (BRA)
------------ficaram para abrir a quarta-feira:
3.a: Joaquin Juarez (ARG), Andrews Espinoza (CHL), Israel Junior (BRA), Jhoni Guerrero (PER)
4.a: Ian Tavares (BRA), Gabriel André (BRA), Matheus Faria (BRA), Derek Marcio (BRA)
5.a: Nicolas Vargas (CHL), Roberto Araki (CHL), Joaquin Del Castillo (PER), Ricardo Cruzado (PER)
6.a: Julian Iturralde (ARG), Bruno Jassir (PER), Maruan Farah (BRA), Pedro Cordeiro (BRA)
7.a: Paulo Lucas Lima (BRA), Andrew Castillo (PER), Amando Lins (BRA), Miguel Tudela (PER)
8.a: Wesley Santos (BRA), Danilo Cerda (CHL), Jorge Soto (CHL), Adrian Garcia (PER)
9.a: Alcides Lopes (BRA), José Gundesen (ARG), Madson Costa (BRA), Michael Zaugg (SWI)
10: Weslley Dantas (BRA), Alan Guerreiro (BRA), Victor Bernardo (BRA), Willian Saldaña (PER)
11: Elivelton Santos (BRA), Franco Brino (CHL), Guilherme Silva (BRA), Tomas Tudela (PER)
12: Gustavo Ramos (BRA), Italo Ferreira (BRA), Deivid Silva (BRA), Water Blas (PER)

CABEÇAS DE CHAVE DA QUARTA FASE:
1.a: Luan Wood (BRA) e Lucca Mesinas (PER)
2.a: Felipe Suarez (ARG) e Cainã Barletta (BRA)
3.a: Facundo Arreyes (ARG) e Yan Daberkow (BRA)
4.a: Sebastian Correa (PER) e Alonso Ruiz (PER)
5.a: Juninho Urcia (PER) e Theo Fresia (BRA)
6.a: Daniel Araujo (BRA) e Marcos Correa (BRA)
7.a: Pedro Neves (BRA) e Matheus Navarro (BRA)
8.a: Igor Moraes (BRA) e Gabriel Farias (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=17.o lugar com 178 pontos:
1.a: Vania Torres (PER), Miluska Tello (PER), Paula Atucha (PER)
2.a: Julia dos Santos (BRA), Melanie Giunta (PER)
3.a: Josefina Ane (ARG), Luara Thompson (BRA), Lliana Aguirre (ECU)
4.a: Adela Recordon (CHL), Yanca Costa (BRA), Daniela Rosas (PER)
5.a: Karol Ribeiro (BRA), Leilani Aguirre (PER), Mar Del Solar (PER)
6.a: Shelby Detmers (EUA), Larissa Santos (BRA)
7.a: Lorena Fica (CHL), Ignacia Soto (CHL)
8.a: Lucia Cosoletto (ARG), Marina Rezende (BRA), Maria Fernanda (PER)

RANKING SUL-AMERICANO PRO JUNIOR MASCULINO DA ASP SOUTH AMERICA - 1 etapa:
1.o: Deivid Silva (BRA) - 1.000 pontos
2.o: Italo Ferreira (BRA) - 750
3.o: Alcides Lopes (BRA) - 563
3.o: Israel Junior (BRA) - 563
5.o: Juninho Urcia (PER) - 422
5.o: Victor Mendes (BRA) - 422
5.o: Armando Tenorio (BRA) - 422
5.o: Lucas Pires (BRA) - 422
9.o: Facundo Arreyes (ARG) - 316
9.o: Madson Costa (BRA) - 316
9.o: Daniel Araujo (BRA) - 316
9.o: Jackson Rodrigues (BRA) - 316
13: Matheus Faria (BRA) - 277
13: Elivelton Santos (BRA) - 277
13: Fabio Pereira (BRA) - 277
13: Yuri Miranda (BRA) - 277

RANKING SUL-AMERICANO PRO JUNIOR FEMININO - 2 etapas:
1.a: Miluska Tello (PER) - 1.066 pontos
2.a: Yanca Costa (BRA) - 1.000
3.a: Lucia Cosoleto (ARG) - 800
4.a: Larissa Santos (BRA) - 750
5.a: Vania Torres (PER) - 738
5.a: Marina Rezende (BRA) - 738
5.a: Karol Ribeiro (BRA) - 738
8.a: Josefina Ane (ARG) - 659
9.a: Melanie Giunta (PER) - 563

9.a: Luara Thompson (BRA) - 563


———————————————————————————- 
A I / ASP South America / João Carvalho 
Foto / Renato Moreno / Divulgação
———————————————————————————-

0 comentários:

Postar um comentário