Lideres do ranking estreiam juntos no Chicama Classic Pro Junior

Written By Podio Sport on quinta-feira, 18 de setembro de 2014 | 12:19


.

Deivid Silva e Italo Ferreira começaram bem e vão abrir a quinta-feira disputando as últimas vagas para a rodada dos cabeças de chave da etapa que decide os títulos sul-americanos da categoria para surfistas com até 20 anos de idade no Peru




Os líderes do ranking passaram juntos em suas estreias no Chicama Classic Pro Junior e vão abrir a quinta-feira nas longas esquerdas de Chicama, em Rázuri, La Libertad, no norte do Peru. Eles agora competirão separados nas duas baterias que restaram para fechar a terceira fase do evento que decide os campeões sul-americanos do ASP South America Pro Junior Series 2014. O vice-líder Italo Ferreira entra no primeiro confronto do dia e o líder Deivid Silva disputa as duas últimas vagas para a rodada de estreia dos cabeças de chave, que só entram na quarta fase da competição que prossegue até sábado em Puerto Chicama.

Os dois são os favoritos ao título de melhor surfista com até 20 anos de idade da América do Sul, que no ano passado foi conquistado por outro brasileiro, Luan Wood. Isto porque seus principais concorrentes já foram eliminados do Chicama Classic Pro Junior, como o potiguar Israel Junior e o catarinense Alcides Lopes, que dividiam a terceira posição por terem sido semifinalistas na etapa brasileira do ASP South America Pro Junior Series 2014, o Red Nose Pro Junior em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Agora, o grande adversário de Deivid Silva e Italo Ferreira na disputa do título é o peruano Juninho Urcia, vice-campeão sul-americano do ano passado. Ele foi até as quartas de final em Baía Formosa e é um dos dezesseis cabeças de chave que vão estrear nesta quinta-feira em Chicama.

F1- Deivid Silva (BRA)

MAIORIA BRASILEIRA - Dos 59 surfistas inscritos na categoria masculina, restaram 34 para disputar o título do Chicama Classic Pro Junior após os dois primeiros dias da etapa peruana em uma das ondas mais longas e perfeitas do mundo. A maioria dos concorrentes é do Brasil, com vinte candidatos, contra nove do Peru, quatro da Argentina e um do Chile. Dos doze surfistas que se classificaram para a rodada dos cabeças de chave, nas seis baterias que fecharam a quarta-feira, cinco eram brasileiros, quatro do Peru, dois da Argentina e o único chileno, Roberto Araki. Nos dois confrontos que ficaram para abrir a quinta-feira, são mais cinco brasileiros e um peruano para disputar as quatro últimas vagas para a quarta fase.

F2- Miguel Tudela (PER)

DOMÍNIO PERUANO - Mas, dentro d´água, como no primeiro dia, os peruanos se destacaram por conhecerem melhor as longas esquerdas de Chicama. Desta vez, os melhores do dia foram Joaquin Del Castillo e Miguel Tudela, que bateu todos os recordes do Chicama Classic Pro Junior, totalizando 17,75 pontos com notas 9,75 e 8,00. Eles venceram as duas baterias que disputaram na quarta-feira, com Tudela ganhando a segunda com o segundo maior placar do campeonato, 17,50 pontos. O peruano já se destacou este ano ao ser finalista em duas etapas da categoria Pro Junior em grandes palcos do esporte no mundo, no US Open of Surfing em Huntington Beach nos Estados Unidos e em Lacanau na França.

"Foi um dia longo e muito cansativo. Disputar duas baterias aqui em Chicama é como correr dez em qualquer outra praia", compara Miguel Tudela. "Estou feliz por avançar para a quarta fase com altas pontuações. Em ambas, eu consegui duas boas ondas no início que me deixaram mais tranquilo durante toda a bateria. Aqui em Chicama, você precisa saber escolher bem a onda, porque se pegar a errada você vai ter um desgaste físico extra na correnteza. Muitos estrangeiros não estão acostumados a surfar ondas como estas, que não são nada fáceis. Então eu espero que algum peruano vença o evento".

Depois de derrotar o brasileiro Wesley Santos e o suiço Michael Zaugg, Miguel Tudela avançou para a sexta bateria da quarta fase, encabeçada pelos brasileiros Daniel Araujo e Marcos Correa. O recordista absoluto do Chicama Classic Pro Junior vai competir junto com outro peruano, Adrian Garcia, neste confronto direto contra o Brasil. Já o também invicto na quarta-feira, Joaquin Del Castillo, foi para a quarta bateria que já tinha dois surfistas do seu país, Sebastian Correa e Alonso Ruiz, com o chileno Roberto Araki completando este confronto contra os donos da casa.

"Estou muito feliz por já estar na quarta rodada do evento. Hoje (quarta-feira) eu disputei duas fases que exigiram muito de mim para conseguir o primeiro lugar nas baterias. As ondas estão menores do que ontem, mas continuam abrindo bastante para fazer muitas manobras. Eu acho que esta onda favorece os peruanos, pois os estrangeiros não estão acostumados a surfar uma onda tão longa e é aí que se vê o preparo físico de cada competidor. A próxima fase é um pouco mais difícil porque vão entrar os cabeças de chave, mas vou seguir fazendo o melhor que posso para ir avançando na competição".

F3- Joaquin Del Castillo (PER)

PERU X BRASIL - Nas dez baterias da segunda fase que abriram a quarta-feira, oito foram vencidas pelos brasileiros e as únicas exceções foram os peruanos Miguel Tudela e Joaquin Del Castillo. Já nos seis confrontos da terceira rodada que fecharam o segundo dia do Chicama Classic Pro Junior, o placar ficou empatado com três vitórias para cada país. Martin Jeri reforçou o time da casa ao derrotar o argentino Joaquin Juarez e o brasileiro Lucas Paes na primeira bateria. Os brasileiros que saíram do mar em primeiro lugar nesta batalha por vagas para a quarta fase foram Renan Perez, Gabriel André e Madson Costa, que garantiu o empate ao superar o peruano Adrian Garcia no último confronto do dia em Chicama.

"Esta é a primeira vez que eu venho aqui para Chicama e a onda é incrível, mas muito difícil de competir", disse Madson Costa. "Hoje (quarta-feira) elas estavam menores do que ontem, mas você tem que escolher bem as melhores para não perder tempo. Esta praia exige muito preparo físico porque nós temos que correr pela areia para voltar ao pico. Nós viemos com uma delegação muito forte do Brasil, com o Deivid Silva e o Italo Ferreira no topo do ranking Pro Junior. Eu sei que a concorrência não é fácil, o nível técnico é alto, mas quero continuar passando as baterias para tentar fazer a final aqui".

F4- Madson Costa (BRA)

ESTREIA DO FEMININO - Depois de dois dias só vendo os meninos competirem, na quinta-feira será iniciada a categoria feminina do Chicama Classic Pro Junior. A peruana Miluska Tello lidera a corrida pelo título sul-americano Pro Junior de 2014 desde a sua vitória na etapa exclusivamente feminina que abriu o ASP South America Pro Junior em San Bartolo, também no Peru. Sua principal concorrente é a brasileira Yanca Costa, que venceu a final cearense contra Larissa Santos no Red Nose Pro Junior em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Apesar de não ter competido no Brasil, a atual campeã sul-americana Melanie Giunta também está na briga por ter sido vice-campeã na reedição da decisão peruana do título de 2013 contra Miluska Tello.

F5- Competidoras

QUARTA FASE - entrada dos cabeças de chave (2 primeiros relacionados nas baterias):
1.a: Luan Wood (BRA) e Lucca Mesinas (PER), Renan Perez (BRA), Joaquin Juarez (ARG)
2.a: Felipe Suarez (ARG) e Cainã Barletta (BRA), Martin Jeri (PER), Yuri Miranda (BRA)
3.a: Facundo Arreyes (ARG) e Yan Daberkow (BRA), Gabriel André (BRA), Julian Iturralde (ARG)
4.a: Sebastian Correa (PER) e Alonso Ruiz (PER), Joaquin Del Castillo (PER), Roberto Araki (CHL)
5.a: Juninho Urcia (PER) e Theo Fresia (BRA), Madson Costa (BRA), Wesley Santos (BRA)
6.a: Daniel Araujo (BRA) e Marcos Correa (BRA), Miguel Tudela (PER), Adrian Garcia (PER)
7.a: Pedro Neves (BRA) e Matheus Navarro (BRA), 1.o da 8.a bateria da 3.a fase e o 2.o da 7.a
8.a: Igor Moraes (BRA) e Gabriel Farias (BRA), 1.o da 7.a bateria e 2.o da 8.a bateria da 3.a fase

TERCEIRA FASE - Round of 40 - 3.o=33.o lugar (89 pontos):
1.a: 1-Martin Jeri (PER)=13.85, 2-Joaquin Juarez (ARG)=10.45, 3-Lucas Paes (BRA)=7.75
2.a: 1-Renan Perez (BRA)=10.75, 2-Yuri Miranda (BRA)=8.30, 3-Israel Junior (BRA)=8.10
3.a: 1-Joaquin Del Castillo (PER)=11.25, 2-Julian Iturralde (ARG)=10.50, 3-Matheus Faria (BRA)=8.90
4.a: 1-Gabriel André (BRA)=16.50, 2-Roberto Araki (CHL)=11.15, 3-Pedro Miguel (BRA)=9.75
5.a: 1-Miguel Tudela (PER)=17.50, 2-Wesley Santos (BRA)=11.00, 3-Michael Zaugg (SUI)=9.50
6.a: 1-Madson Costa (BRA)=11.05, 2-Adrian Garcia (PER)=10.00, 3-Amando Lins (BRA)
-------------ficaram para abrir a quinta-feira:
7.a: Italo Ferreira (BRA), Wesley Dantas (BRA), Guilherme Silva (BRA)
8.a: Deivid Silva (BRA), Tomas Tudela (PER), Victor Bernardo (BRA)

SEGUNDA FASE - 3.o=41.o lugar (58 pontos) / 4.o=53.o lugar (44 pontos):

------------baterias que fecharam a terça-feira:
1.a: 1-Martin Jeri (PER), 2-Renan Perez (BRA), 3-Matheus Herdy (BRA), 4-Victor Mendes (BRA)
2.a: 1-Lucas Paes (BRA), 2-Yuri Miranda (BRA), 3-Yagê Araujo (BRA), 4-Yago Vaz (BRA)
------------baterias que abriram a quarta-feira:
3.a: 1-Israel Junior (BRA), 2-Joaquin Juarez (ARG), 3-Jhoni Guerrero (PER), 4-Andrews Espinoza (CHL)
4.a: 1-Matheus Faria (BRA), 2-Gabriel André (BRA), 3-Ian Tavares (BRA), 4-Derek Marcio (BRA)
5.a: 1-Joaquin Del Castillo (PER), 2-Roberto Araki (CHL), 3-Ricardo Cruzado (PER), 4-Nicolas Vargas (CHL)
6.a: 1-Pedro Miguel (BRA), 2-Julian Iturralde (ARG), 3-Maruan Farah (BRA), 4-Bruno Jassir (PER)
7.a: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Amando Lins (BRA), 3-Andrew Castillo (PER), 4-Paulo Lima (BRA)
8.a: 1-Wesley Santos (BRA), 2-Adrian Garcia (PER), 3-Danilo Cerda (CHL), 4-Jorge Soto (CHL)
9.a: 1-Madson Costa (BRA), 2-Michael Zaugg (SUI), 3-Alcides Lopes (BRA), 4-José Gundesen (ARG)
10: 1-Wesley Dantas (BRA), 2-Victor Bernardo (BRA), 3-Alan Guerreiro (BRA), 4-Willian Saldaña (PER)
11: 1-Guilherme Silva (BRA), 2-Tomas Tudela (PER), 3-Elivelton Santos (BRA), 4-Franco Brino (CHL)
12: 1-Deivid Silva (BRA), 2-Italo Ferreira (BRA), 3-Walter Blas (PER), 4-Gustavo Ramos (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=17.o lugar com 178 pontos:
1.a: Vania Torres (PER), Miluska Tello (PER), Paula Atucha (PER)
2.a: Julia dos Santos (BRA), Melanie Giunta (PER)
3.a: Josefina Ane (ARG), Luara Thompson (BRA), Lliana Aguirre (ECU)
4.a: Adela Recordon (CHL), Yanca Costa (BRA), Daniela Rosas (PER)
5.a: Karol Ribeiro (BRA), Leilani Aguirre (PER), Mar Del Solar (PER)
6.a: Shelby Detmers (EUA), Larissa Santos (BRA)
7.a: Lorena Fica (CHL), Ignacia Soto (CHL)
8.a: Lucia Cosoletto (ARG), Marina Rezende (BRA), Maria Fernanda (PER)


———————————————————————————-
A I / ASP South America / João Carvalho 
Foto1-2-3-4 / Renato Moreno / Divulgação
Foto5 / Javier Larrea / Divulgação
———————————————————————————-

0 comentários:

Postar um comentário