EMBAIXADOR JOSUEL ACOMPANHA DESEMPENHO DE NOVOS TALENTOS

Written By Podio Sport on sábado, 13 de setembro de 2014 | 10:40






Londrina, PR – Quem acompanha o basquete com certeza tem guardado na memória os ganchos perfeitos de Josuel, ex-pivô do Corinthians, Flamengo e Seleção Brasileira. Durante seus mais de 20 anos de carreira, que tiveram como auge o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999), e o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e o sexto nos Jogos de Atlanta (1996), essa foi a jogada que mais o marcou e também o modo como ele mais pontuava.

Hoje, já aposentado, Josuel é um dos Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, de 12 a 14 anos, em Londrina, no norte do Paraná. Com olhar bem atento durante a disputa das semifinais da 3ª Divisão do basquete feminino, nesta sexta-feira (dia 12), ele falou sobre a importância do evento e a qualidade dos jovens atletas que disputam os Jogos. 

“Infelizmente não tive a oportunidade de disputar uma competição como essa. Comecei a jogar basquete aos 12 anos, no Guarujá, incentivado por um tio com quem morava na época. Mas poder fazer parte dos Jogos Escolares é de extrema importância para toda essa garotada, porque é algo que vai além do jogo de basquete. O intercâmbio cultural que eles têm aqui é inigualável. Sobre a parte esportiva, essa é uma oportunidade única principalmente para os atletas das cidades mais afastadas do norte e nordeste chamarem a atenção, já que muitos técnicos e olheiros de seleções de base estão acompanhando os jogos. Temos muitos talentos nessas regiões que precisam ser mais bem trabalhados e os Jogos Escolares podem ser o pontapé inicial para isso acontecer”, comentou Josuel.

Também presente em todos os dias na Clínica de Basquete 3x3, que está sendo promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Centro de Convivência dos Jogos, Josuel faz questão de estar o mais próximo possível dos jovens atletas e fala sobre o prazer que sente ao ter esse tipo de contato.

“Isso é a parte mais legal, é quando volto a me sentir criança. Aliás, acho que nessas horas me divirto mais do que os próprios garotos. Na minha opinião, isso tem muito mais valor para as crianças do que só ver o atleta ou tirar uma foto”, disse Josuel, que completou: “O menino que mais se destacou foi justamente o mais baixinho, que tinha passado mal à noite e não pôde entrar em quadra com a escola dele. Então, aquele momento ali foi o mais importante para ele durante a competição. E eu gosto de brincar, instigar a garotada. Faço cesta e provoco, depois eles devolvem a provocação. Acho que ser embaixador é isso, poder interagir de uma maneira que as crianças jamais irão esquecer”, comentou o ex-pivô.

"Poder fazer parte dos Jogos Escolares é de extrema importância para toda essa garotada", afirma Josuel
Atualmente morando na cidade de Agudos, no interior de São Paulo, Josuel comanda um Projeto do IGSE (Instituto de Gestão Sustentável do Esporte), que tem ninguém menos do que a Rainha Hortência como madrinha: “Atuo como coordenador do polo de Bauru. Como estou terminando a faculdade de educação física, já comecei a dar algumas aulas de basquete para a criançada. É um projeto muito grande, com captação de recursos do governo, que dá toda a estrutura para que o basquete possa se desenvolver da melhor maneira possível em toda a região”, explicou Josuel.


A I / CBB
Foto / Bruno Miani / INOVAFOTO / COB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário