Cielo faz melhor tempo do ano nos 50m livre. Graciele e Etiene entre as top 10 do mundo em 2014

Written By Podio Sport on quarta-feira, 3 de setembro de 2014 | 16:03


.

Troféu José Finkel 2014




Guaratinguetá/SP - Com o melhor tempo do mundo este ano nos 50m livre em piscina curta (20s68) Cesar Cielo saiu das eliminatórias da terceira etapa do Brasileiro Absoluto - Troféu José Finkel 2014, na manhã desta quarta-feira, 3/09. O tempo, além de ser índice para o Mundial em Piscina Curta de Doha 2014, ficou distante apenas 17 centésimos do seu recorde sul-americano feito em 2010, no Mundial em Piscina Curta de Dubai, 20s51. Na mesma prova, Bruno Fratus, com 21s40, também fez tempo que é índice para Doha, por um centésimo. As finais da terceira etapa começam às 17h00, com transmissão ao vivo do Canal Sportv.

- Foi uma prova boa pra manhã. Tem umas coisinhas aí que acabei não gostando muito do jeito que eu fiz, mas vou buscar esse recorde de campeonato e quem sabe até o recorde sul-americano hoje à tarde e quero aproveitar pra agradecer porque reclamei do bloco no Troféu Maria Lenk lá no Ibirapuera e faz diferença pra gente sim. Essa é a saída que eu sei fazer. É o bloco que eu sei usar. Fiquei muito contente de chegar bem perto da minha melhor marca já cedo. Sinto que dá pra estar um pouquinho mais acordado à tarde. Agora é descansar um pouco depois do almoço, baixar essa adrenalina que deixa a gente um pouco agitado. O índice já está alcançado. É uma marca bacana pra eu dar continuidade aos meus treinamentos até o Mundial. Tem muita competição até sábado. A piscina está rápida e é continuar torcendo porque bons resultados vão vir - disse Cesar.

As provas de velocidade no Brasil há muito tempo são as mais disputadas e com atletas sempre no topo dos rankings mundiais. Neste Finkel não está sendo diferente. O tempo de Cesar é o primeiro de 2014, mas ele sabe que para ser outra vez campeão mundial precisará descer mais esta marca.

- É uma marca bacana pra entrar no Mundial, mas pra ser campeão lá sei que vou ter que baixar isso. Quase ninguém nadou ainda a prova em curta este ano e o Manaudou e o Morozov (francês Florent Manaudou e o russo Vladimir Morozov, que lideraram o ranking em 2013) devem nadar por aí em 20s6 ou 20s7. Eu tenho carinho especial por toda competição que possa me acrescentar na carreira e não tive dúvidas na escolha deste ano entre tentar ser o campeão do Pan-Pacífico ou brigar por mais um título Mundial - explicou Cielo.

Cesar Cielo

Bruno Fratus já é um dos grandes nomes da natação brasileira e também começou bem as eliminatórias, apesar de estar recém- chegado da Austrália.

- Não esperava fazer esse tempo e é sempre legal conseguir um índice, mas estou voltando de um campeonato forte (Foi ouro no Campeonato Pan-Pacífico nos 50m livre) e meu foco aqui é representar bem o Pinheiros. Sobre o Mundial de Doha ainda vou ver com meu técnico (o australiano Brett Hawke) se vamos participar - disse.


Bruno Fratus

Não foram apenas os homens que brilharam nas eliminatórias do terceiro dia. Graciele Herrmann, do Grêmio Náutico União/RS, e Etiene Medeiros, do Sesi/SP baixaram do tempo 24s67, que garante participação no Mundial de Doha. Graciele fez 24s45 e Etiene, 24s58. Tempos que colocam as duas entre as top 10 do ranking de 2014. Graciele passar a ser a sexta e Etiene, a sétima. Etiene Medeiros está voando baixo neste Finkel, pois este é o terceiro índice que alcança na competição.

- Estou numa fase ótima e descobri que sorrir e focar nas coisas boas é o segredo. Eu mudei muita coisa na minha vida desde o ano passado e sinto que está valendo à pena. Mudei de cidade, de técnico, de dieta, emagreci bastante e comecei um trabalho pesado. Mudei muito também e principalmente a forma de encarar a carreira - explicou Etiene.


Graciele Herrmann

Graciele e Etiene foram finalistas no Campeonato Pan-Pacífico, terminado no final de agosto, na Austrália. As duas estavam nas equipes de 4x100m livre e 4x100m medley que ficaram com a quinta colocação.

- Eu estava esperando alcançar o índice agora pelo tempo que eu fiz na abertura do revezamento (24s61), mas é sempre bom alcançar o objetivo. Eu estou bem confiante para a final e pretendo baixar mais esse tempo - Graciele Herrmann.

Etiene

Eliminatórias 3ª etapa - Melhores Tempos
400m Medley Fem - Florência Perotti - Grêmio Náutico União - 4m45s62
400m Medley Masc - Evandro Silva - Corinthians - 4m15s67
50m Livre Fem - Frederike Heemskerk - Minas Tênis - 24s11
50m Livre Masc - Cesar Cielo - Minas Tênis - 20s68
800m Livre Fem - Julia Arino - Argentina - 8m41s19
Rev. 4x200m Livre Masc - Série Fraca - Fluminense - 7m23s87

Índices para Mundial de Doha 2014 - Até a tarde de 3/09
100m Medley - Thiago Pereira (52s45)
100m Medley - Thiago Simon (53s07)
200m Livre - João de Lucca (1m43s19)
200m Livre - Nicolas Oliveira (1m43s74)
100m Costas - Etiene Medeiros (57s53)
100m Costas - Guilherme Guido (50s49)
100m borboleta - Etiene Medeiros (57s40)
*100m borboleta - Daynara de Paula (57s64) e Daiene Dias (57s64)
100m borboleta - Marcos Macêdo (50s06)
100m borboleta - Nicholas Santos (50s60)
200m Peito - Thiago Simon (2m04s28)
200m Peito - Felipe França Silva (2m04s50)
50m Livre - Graciele Herrmann (24s45)
50m Livre - Etiene Medeiros (24s58)
50m Livre - Cesar Cielo (20s68)
50m Livre - Bruno Fratus (21s40)
Rev. 4x200m Livre Fem - 7m48s90 - Larissa Oliveira, Jessica Cavalheiro, Manuella Lyrio e Giovanna Diamante

Rev. 4x200m Livre Masc - 6m58s55 - João de Lucca, Nicolas Oliveira, Gustavo Godoy e Fernando Ernesto dos Santos 


A I / CBDA
Foto / Satiro Sodré / CBDA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário