CAMPEONATO MUNDIAL: Brasil estreia com vitória

Written By Podio Sport on segunda-feira, 1 de setembro de 2014 | 13:01


.

Equipe brasileira bateu a Alemanha por 3 sets a 0, em Katowice, na Polônia, e enfrenta a Tunísia na próxima quarta-feira




O tricampeão mundial abriu a trajetória de 13 partidas rumo ao quarto título com vitória. Nesta segunda-feira (01.09), o Brasil venceu a Alemanha na estreia do Campeonato Mundial masculino de vôlei por 3 sets a 0 (25/21, 25/19 e 25/17), em 1h19, na Spodek Arena, em Katowice, na Polônia, e terá, para chegar ao objetivo final do título, outros 12 jogos pela frente. O próximo será quarta-feira (03.09), às 15h15, contra a Tunísia, no mesmo local. A partida terá transmissão do SporTV.

Depois, o Brasil ainda enfrentará Finlândia, Coreia do Sul e Cuba pela primeira fase do Grupo B. Esses serão os primeiros obstáculos do Brasil para manter a boa sequência depois de 2002, na Argentina, em 2006, no Japão e, em 2010, na Itália.

Nesta segunda, o estreante em uma edição de Mundial, Lucarelli, de 22 anos, saiu de quadra como o maior pontuador da partida. O ponteiro marcou 13 vezes, sendo 10 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. Logo depois apareceram o central Lucão, com 12, e o oposto Wallace, que marcou 11 pontos.

Lucão, campeão em 2010, ficou satisfeito com o bom desempenho do grupo brasileiro. "Eles enfrentaram o bloqueio, nós conseguimos marcá-los, e colocar um padrão de jogo muito bom dentro de quadra. Foi uma boa partida, mas ainda temos muito jogos pela frente", disse Lucão, que destacou a importância do bom entrosamento com o levantador Bruninho.

Murilo na rede

"São nove anos jogando juntos, desde as seleções de base, depois no clube, em Florianópolis, no Rio de Janeiro, e já há um bom tempo aqui na seleção adulta. Eu confio muito na bola dele e ele confia que eu vou estar no lugar certo. Isso é, sem dúvida, muito importante para o nosso jogo", explicou Lucão. 

Lucarelli no ataque
Bruninho também destacou o valor da dobradinha, mas sabe que, para chegar ao quarto título, é preciso mais.

"É um entrosamento que faz a diferença, mas que, ao mesmo tempo, sabemos que os adversários marcam bem. Por isso, temos que saber a hora de variar as jogadas. Como foi um jogo de estreia, acho que temos que nos apoiar talvez em um ou outro jogador que tenha esse bom entrosamento, mas, claro, não é só ele que vai pontuar para o Brasil. É importante que o time possa melhorar ainda mais no conjunto para seguirmos bem no Mundial", analisou o levantador brasileiro.

O técnico Bernardinho também gostou da atuação do Brasil nesta partida de estreia. "Conseguimos controlar os nervos, a ansiedade e foi uma partida muito boa, com alguns detalhes a acertar, obviamente, porque essa foi apenas a primeira partida. Não podemos baixar a guarda e ter nenhum tipo de tropeço, já que levamos os resultados para a fase seguinte", comentou Bernardinho.

A seleção brasileira é formada neste Mundial pelos levantadores Bruninho e Raphael; os opostos Leandro Vissotto, Wallace e Renan; os centrais Lucão, Sidão e Éder; os ponteiros Murilo, Lucarelli, Lipe e Maurício Borges e os líberos Mário Jr. e Felipe.

O JOGO

A Alemanha começou melhor e fez 5/2 logo no começo do jogo. O Brasil encostou em 7/6 e, com Lucão, chegou ao empate em 10 pontos e, na sequência, ainda com o central, pontuou mais duas vezes: 12/10. No ace de Murilo, a seleção brasileira colocou três na frente (13/10). A partir deste momento, o time verde e amarelo dominou a parcial e no bloqueio de Sidão, fez 18/13. No final, melhor para o time de Bernardinho, que venceu por 25/21.

O segundo set começou com o mesmo ritmo e o Brasil fez 5/2. Mas, contando com erros da equipe brasileira, a Alemanha empatou em 7/7. A seleção brasileira, então, se recuperou e voltou a abrir três pontos de vantagem em contra-ataque de Wallace: 11/8. A parcial seguiu mais equilibrada do que a primeira, com vantagem para o Brasil (17/16). Porém, mais uma vez, o time de Bernardinho reagiu e fez 20/16. No ace de Lucão, o Brasil fez 23/18. E fechou em 25/19.

Em boa passagem de Murilo pelo saque, a seleção brasileira fez 4/1 e o adversário pediu tempo. Bem em quadra, a equipe verde e amarela chegou a cinco pontos de vantagem em 7/2. O set seguiu com maior tranquilidade para o Brasil que, contando com erros da Alemanha, fez 16/9. Com ponto de bloqueio de Murilo, a equipe brasileira chegou a 22/16. E, com boqueio de Lucarelli, fechou em 25/17.

Jogadores comemoram

EQUIPES

BRASIL - Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo e Lucarelli. Líbero - Mário Jr.

Entraram - Felipe, Lipe, Vissotto e Raphael

Técnico: Bernardinho

ALEMANHA - Scharz, Kaliberda, Böhme, Grozer, Kampa, Tille e Günthör. Líbero - Schöps

Entraram - Steuerwald, Schöps, Westphal

Técnico: Vital Heynen

GALERIA DE FOTOS

http://poland2014.fivb.org/en/schedule/5349-Brazil-Germany/match

TABELA - Primeira fase:

01.09 - Brasil 3 x 0 Alemanha (25/21, 25/19 e 25/17)

03.09 - 15h15 - Brasil x Tunísia

05.09 - 15h15 - Brasil x Finlândia

06.09 - 15h15 - Brasil x Coréia do Sul

07.09 - 15h15 - Brasil x Cuba


A I / CBV
Foto / FIVB / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário